segunda-feira, 5 de julho de 2010

ESCOLA DE FEIRA DE SANTANA ESTÁ ENTRE AS PIORES DA BAHIA

O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (Mec) divulgaram nesta segunda-feira (05) o resultado da avaliação feita em todas as escolas públicas estaduais, municipais e Federais do Brasil. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) apontou que uma escola de Feira de Santana está na lista das escolas com uma das menores notas no ensino fundamental de 5ª a 8 ª: O Colégio Estadual Gerogina de Melo Erismann, com nota 0,9. O número revela uma queda no rendimento em comparação aos anos anteriores, em que a pesquisa foi divulgada. Em 2007 a nota alcançada foi 2,4 e em 2005 2,9.
A Secretaria de Educação do município atribui o baixo índice as questões da falta de qualificação e incompetência de alguns professores e a desestruturação familiar do jovem. “O professor precisa gostar de ensinar e ter a consciência das suas responsabilidades. A integração familiar também é de extrema importância no desenvolvimento do aluno na escola. Caso esses fatores não existam, quem sofre as conseqüências são os estudantes”, afirma o secretário José Raimundo.
Mas ele confessa que houve falha, também, da Secretaria quanto ao acompanhamento e avaliação dos professores da rede municipal de ensino. “Temos que implantar um método para avaliar e acompanhar os profissionais. Temos bons técnicos, mas precisamos fazer um projeto para avaliar e acompanhar todo o processo”, salienta.

ESCOLAS MUNICIPAIS
Entre as escolas da rede municipal, de 5ª a 8ª série, a Escola Municipal Alvaro Pereira Boaventura, lidera o ranking de escolas com menor nota na cidade, avaliada com a pontuação de 1,9. E de nota mais alta é a Escola Municipal Maria Antônia da Costa, com nota 3,5. Os números de notas mais altas em Feira de Santana, tanto em escolas na rede municipal quanto da rede estadual, não podem ser tão comemoradas, uma vez que, as escolas consideradas melhores do país tiveram nota entre 7 e 8,6, como uma escola paulista, do município de Cajuru.
Por Williany Brito e Andréa Trindade
(Matéria publicada no portal Acorda Cidade, no dia 04.07.2010)

0 comentários:

Postar um comentário