O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) revelou que dos 11 municípios com as piores notas nas séries iniciais do ensino fundamental, seis estão na Bahia. A pesquisa foi divulgada hoje (5) pelo Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O pior resultado da avaliação realizada no ano passado foi registrado pelo município de Apuarema, localizada no sul baiano, com nota 0,5.
Dos 5.404 municípios avaliados pelo Ideb, 84,9% atingiram as metas estabelecidas pelo Inep no ano passado, levando em conta as séries iniciais do ensino fundamental das escolas da rede pública. As regiões Norte e Nordeste possuem os índices de qualidade educacionais mais baixos entre as regiões brasileiras. Ao longo dos anos, desde que Ideb passou a ser aferido pelo Ministério da Educação, a trajetória não mudou. Elas continuam abaixo das metas e das outras regiões do País.
Ao todo, há cerca de 150 mil escolas de ensino fundamental no País. No Ideb, são avaliadas apenas as escolas que participam da Prova Brasil (com mais de 20 alunos nas turmas de 4ª série/5º ano, 8ª série/9º ano do ensino fundamental e ensino médio). Só são divulgados os dados dos colégios públicos do ensino fundamental, já que as escolas privadas e os estudantes do ensino médio são escolhidos em amostras.
Dos 5.404 municípios avaliados pelo Ideb, 84,9% atingiram as metas estabelecidas pelo Inep no ano passado, levando em conta as séries iniciais do ensino fundamental das escolas da rede pública. As regiões Norte e Nordeste possuem os índices de qualidade educacionais mais baixos entre as regiões brasileiras. Ao longo dos anos, desde que Ideb passou a ser aferido pelo Ministério da Educação, a trajetória não mudou. Elas continuam abaixo das metas e das outras regiões do País.
Ao todo, há cerca de 150 mil escolas de ensino fundamental no País. No Ideb, são avaliadas apenas as escolas que participam da Prova Brasil (com mais de 20 alunos nas turmas de 4ª série/5º ano, 8ª série/9º ano do ensino fundamental e ensino médio). Só são divulgados os dados dos colégios públicos do ensino fundamental, já que as escolas privadas e os estudantes do ensino médio são escolhidos em amostras.
IDEB
O Ideb foi criado em 2005 para medir a qualidade do ensino público no país e é calculado a cada dois anos, levando em conta as notas da Prova Brasil e os índices de reprovação. O Inep estabeleceu metas de qualidade que devem ser atingidas pelo país, pelos estados, municípios e pelas escolas. O objetivo é que a média nacional chegue a 6 em 2021.
Em 2009, 50,2% das cidades ficaram acima da média nacional, que foi de 4,6 pontos, em uma escala de 0 a 10. Na avaliação anterior, em 2007, 47% dos municípios conseguiram superar a média, que era de 4,2 pontos.
Piores notas:
Apuarema (BA) 0,5
Chaves (PA) 1,4
Pedro Alexandre (BA) 2,0
Nilo Peçanha (BA) 2,1
Manoel Vitorino (BA) 2,1
Duas Estradas (PB) 2,2
Santa Inês (PB) 2,2
São Félix do Piauí (PI) 2,2
Dario Meira (BA) 2,2
Pilão Arcado (BA) 2,2
Bonfim do Piauí (PI) 2,2
Melhores Notas:
Cajuru (SP) 8,6
Claraval (MG) 8,2
Neves Paulista (SP) 8,1
Fernão (SP) 8,0
Itajobi (SP) 7,5
Rubinéia (SP) 7,5
Cândido Rodrigues (SP) 7,5
José Raydan (MG) 7,5
Soledade de Minas (MG) 7,4
Marapoama (SP) 7,3
Pedra do Indaiá (MG) 7,3
Dois Lajeados (RS) 7,3
Gonçalves (MG) 7,3
Fonte: Ranking baseado em dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
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