domingo, 15 de agosto de 2010

SAÚDE DISPONIBILIZA 100 POSTOS DE VACINAÇÃO CONTRA PÓLIO NO MUNICÍPIO DE FEIRA

"Não vai esquecer a segunda dose, hein?". É com esse slogan, que o Ministério da Saúde alerta os pais, que tem filho com até cinco anos de idade, a procurar um posto de saúde neste sábado, 14, para aplicar a segunda dose da vacina contra a poliomielite. Cem postos espalhados em todo município de Feira de Santana já estão aplicando a vacina desde a última segunda-feira (9), quando a Secretaria de Saúde de Feira de Santana resolveu antecipar e intensificar a campanha.
Nesta segunda fase, a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, pretende imunizar cerca de 50 mil crianças com idade entre zero a quatro anos 11 meses e 29 dias. A vacinação será feita em hospitais públicos e particulares. Outra opção para vacinar as crianças será através das equipes volantes de imunização da Secretaria de Saúde que serão instaladas nos supermercados GBarbosa (localizado na rua Marechal Deodoro) e Hiper Bom Preço, situado no Boulevard Shopping. O intuito da campanha é imunizar 212 mil crianças em todo o Brasil e, mesmo quem já foi vacinado, deve receber o reforço, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Na primeira fase da campanha, a cobertura foi de 68,81% do público alvo. Segundo o Ministério, aproximadamente de 115 mil postos participarão da mobilização em todo País neste sábado.
A doença - A poliomielite é uma doença causada por um enterovírus, denominado poliovírus (sorotipos 1, 2 e 3). É mais comum em crianças ("paralisia infantil"), mas também ocorre em adultos. A transmissão do poliovírus "selvagem" pode se dar de pessoa a pessoa através de contato fecal-oral, o que é crítico em situações onde as condições sanitárias e de higiene são inadequadas. Crianças de baixa idade, ainda sem hábitos de higiene desenvolvidos, estão particularmente sob risco. O poliovírus também pode ser disseminado por contaminação fecal de água e alimentos.
Meningite - Jovens entre 20 e 24 anos também devem procurar os postos de vacinação neste fim de semana, 14 e 15, para serem imunizados contra a meningite meningocócica tipo C.


Por Williany Brito
Matéria publicada no portal
Acorda Cidade no dia 13.08.2010)

0 comentários:

Postar um comentário