domingo, 15 de agosto de 2010

CRIANÇAS DE ATÉ 5 ANOS DEVEM SER VACINADAS CONTRA PÓLIO NESTE SÁBADO

A segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite ocorre hoje (14) em todo o país. É com o slogan "Não vai esquecer a segunda dose, hein?" que o Ministério da Saúde alerta os pais, que tem filho com até cinco anos de idade, a procurar um posto de saúde. Cem postos espalhados em todo município de Feira de Santana já estão aplicando a vacina desde a última segunda-feira (9), quando a Secretaria de Saúde de Feira de Santana resolveu antecipar e intensificar a campanha.
A Secretaria de Saúde pretende imunizar cerca de 50 mil crianças com idade entre zero a quatro anos 11 meses e 29 dias. A vacinação será feita em hospitais públicos e particulares. Outra opção para vacinar as crianças será através das equipes volantes de imunização da Secretaria de Saúde que serão instaladas nos supermercados GBarbosa (localizado na rua Marechal Deodoro) e Hiper Bom Preço, situado no Boulevard Shopping.
As doses do produto estão disponíveis durante todo o ano nos postos de saúde para a imunização de rotina, mas é importante que todas as crianças menores de cinco anos tomem as duas doses da vacina durante a campanha nacional. Assim, o vírus presente na vacina se dissemina no ambiente, aumentando a cobertura. Isso protege a comunidade como um todo.
A meta da campanha é imunizar 212 mil crianças em todo o Brasil e, mesmo quem já foi vacinado, deve receber o reforço, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Na primeira fase da campanha, a cobertura foi de 68,81% do público alvo. Segundo o Ministério, aproximadamente de 115 mil postos participarão da mobilização em todo País neste sábado.
A doença - O Brasil não registra casos da doença desde 1989, mas é importante que as crianças recebam a dose para que o problema não volte. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), 26 países ainda registram casos de poliomielite. Em países como Paquistão, Índia, Afeganistão e Nigéria há transmissão constante do vírus.
A poliomielite é uma doença causada por um enterovírus, denominado poliovírus (sorotipos 1, 2 e 3). É mais comum em crianças ("paralisia infantil"), mas também ocorre em adultos. A transmissão do poliovírus "selvagem" pode se dar de pessoa a pessoa através de contato fecal-oral, o que é crítico em situações onde as condições sanitárias e de higiene são inadequadas. Crianças de baixa idade, ainda sem hábitos de higiene desenvolvidos, estão particularmente sob risco. O poliovírus também pode ser disseminado por contaminação fecal de água e alimentos.



Por Williany Brito
Matéria publicada no portal Acorda Cidade no dia 14.08.2010)

0 comentários:

Postar um comentário