sexta-feira, 20 de agosto de 2010

AUTORIDADES APRESENTAM O HOSPITAL ESTADUAL DA CRIANÇA

O presidente do Instituto Sócrates Guanaes, André Granaes, percorreu o HEC
destacando a qualidade dos equipamentos instalados (Foto: Williany Brito)
O secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla, apresentou, na manhã desta sexta-feira (20), as instalações e equipamentos do Hospital Estadual da Criança, em Feira de Santana, que entra em funcionamento na próxima sexta-feira (27). Além das lideranças comunitárias, políticas, religiosas, representantes da sociedade civil e do controle social e profissionais da imprensa, estiveram presentes o presidente do Instituto Sócrates Guanaes, André Guanaes, a diretora do HEC, Edilma Reis, e a secretária da Casa Civil, Eva Chiavon.
O Arcebispo metropolitano Dom Itamar Vian fez a benção de abertura do evento, lendo algumas passagens bíblicas. Antes da apresentação das dependências do Hospital, o secretário de Saúde, a diretora da unidade e o presidente do ISG fizeram apresentação para convidados. Pontuaram o atendimento de média e alta complexidade que será prestada a população. Segundo o secretário de Saúde, a inovação está no protocolo de classificação de risco, metodologia de atendimento que prioriza o usuário.
André Granaes, que percorreu o Hospital ao lado de Jorge Solla e Edilma Reis, destacou a qualidade dos equipamentos instalados, toda estrutura da unidade, seus fluxos e a logística de atendimento. “São grandes os equipamentos que irão servir a comunidade de Feira e região. Esse Hospital nasce grande. Mas, para se tornar grandioso, depende de todo mundo que está engajado: governo e sociedade. Não pouparemos esforços para que ele se torne grandioso”, afirmou o presidente do Instituto.
“Esse não é mais um. Esse é um Hospital mais completo disponibilizado para todo o estado. A ideia foi construir uma estrutura com mais complexidade e um perfil de hospital especializado em pediatria de grande porte”, disse Jorge Solla, que salientou que toda unidade foi projetada com salas para suportar estudantes residentes da Bahia e, futuramente, de outros estados brasileiros.
A secretária da Casa Civil agradeceu a todos que contribuíram para a construção do Hospital da Criança. “Parabéns a toda equipe da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), ao secretário Jorge Solla, aos trabalhadores que fizeram a obra, que foram fundamentais, e a todos que contribuíram para a construção dessa magnitude”, disse Eva Chiavon.

Estrutura
O HEC é maior unidade hospitalar do Norte/Nordeste dedicada exclusivamente ao atendimento pediátrico. Foi gasto R$38 milhões na construção e R$ 14 milhões em equipamentos. “A unidade conta com 280 leitos, sendo 40 de UTI e 30 semi-UTI. Os demais leitos estão distribuídos em especialidades. Com a construção do hospital, vai descentralizar o atendimento na área de saúde, interiorizando a oferta de procedimentos de média e alta complexidade”, disse o secretário.
Segundo o secretário de Saúde, as cirurgias cardíacas e tratamento de câncer só começarão a ser colocadas em práticas em dois anos. A estimativa é que quatro mil procedimentos laboratóriais sejam feitos somente no primeiro mês de funcionamento.
O Hospital da Criança foi construído em uma área de aproximadamente 32,2 mil metros quadrado na Avenida de Contorno, ao lado do Hospital Clériston Andrade, às margens da BR 116. A construção, que teve início em janeiro de 2009, ocupa aproximadamente 16,2 mil metros quadrados. O prédio tem oito andares e conta com cinco elevadores. Pensando na preservação ambiental e na redução de custos, foi implantado um sistema de aquecimento solar de água e uma estação de reciclagem de água.
Jorge Solla salientou que uma reunião já está marcada com os prefeitos das cidades que receberão o atendimento do HEC. “Nesta reunião, serão esclarecidos procedimentos que irão ser adotados para o uso dos serviços do Hospital. É importante que se tenha um controle da gravidade da situação do paciente. Ele deve ser levado a um atendimento dentro do seu município, e, caso seja grave e necessite de um tratamento mais específico, a criança deve ser trazida ao Hospital da Criança”, afirmou Jorge Solla. O encontro acontece na próxima terça-feira (24).

Novidade
O secretário de Saúde aproveitou a oportunidade para divulgar a 4º etapa da reforma e ampliação do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), que será iniciada no final deste ano. A diretora do Hospital Estadual da Criança, Edilma Reis, que dirigiu o HGCA durante 24 meses, demonstrou orgulho de passar a fazer parte da mais nova unidade de saúde do Estado. “Acredito que o HEC será referência no que diz respeito a técnica e humanização no atendimento a população. Passei um período muito grande da minha vida no Clériston, e agora faço parte do Hospital da Criança”.


Por Williany Brito
Matéria publicada no portal Acorda Cidade no dia 20.08.2010)

0 comentários:

Postar um comentário