terça-feira, 3 de agosto de 2010

600 RECENSEADORES COMEÇAM A TRAÇAR O PERFIL DE FEIRA A PARTIR DE HOJE

Prefeito participa de simulação de entrevista (Foto Ed Santos)


Começa hoje (2) o Censo Demográfico 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ao todo, são 190 mil recenseadores que começam a traçar o perfil de um novo Brasil. Feira de Santana conta com 600 pesquisadores em atividade. A pesquisa foi lançada na manhã de hoje através de simulação de entrevista feita com o prefeito Tarcízio Pimenta, pela recenseadora do IBGE, Joana Carolina Ferreira.

Tarcízio Pimenta conta sobre a importância da pesquisa para a cidade. “O Censo é um serviço essencial para que se tenham todas as avaliações executadas no município. O processo possibilita uma visão mais segura e atualizada da cidade, não apenas em relação ao crescimento populacional, mas, também, em relação a saúde, aos transportes”, diz o prefeito.

O coordenador do Censo Demográfico 2010, Roberto Lima, destacou que 600 entrevistadores do IBGE vão sair de porta em porta para entrevistas que vão avaliar a estrutura do domicílio, acesso a saneamento básico, característica do morador, dentre outros. “Vamos começar simultaneamente em todas as localidades”, conta o coordenador.

Algumas novidades do Censo são destacadas pelo coordenador. “Na pesquisa vão ser abordados três novos temas antes não levantados: A migração internacional (quantos brasileiros residem no exterior); a mortalidade (58 milhões de residência, quantas pessoas morreram); e o tempo que o trabalhador leva se deslocando de casa ao trabalho (tempo gasto de espera pelo transporte e qual meio é utilizado)”, conta o coordenador Roberto Lima. O resultado da pesquisa será apresentado em 30 de outubro.

No censo de 2000, o IBGE contabilizou uma população de 169,8 milhões. Orçada em R$ 1,68 bilhão, os dados da pesquisa começarão a ser conhecidos já no final de novembro, quando os resultados serão apresentados ao Tribunal de Contas da União (TCU) para definir o reparte de verba do Fundo de Participação dos Municípios.

Pela internet
Pela primeira vez o informante vai poder responder as perguntas do censo IBGE pela internet quando o recenseador do visitar a casa o informante deve informar que vai optar por responder pela internet e receberá um envelope lacrado com uma senha provisória

Ele vai entrar na pagina do IBGE Censo Demográfico 2010, registrar a senha provisória em seguida, uma permanente. Ele terá um prazo de cinco dias para responder este questionário. Se ele não responder após o quinto dia, o recenseador volta ao domicílio para ou preencher o questionário presencial ou pedindo para ele fazer o questionário via internet.


Por Williany Brito
Com informações dos repórteres Ed Santos e Ney Silva

Matéria publicada no portal
Acorda Cidade no dia 02.08.2010)

0 comentários:

Postar um comentário