sexta-feira, 27 de agosto de 2010

CANDIDATOS A GOVERNADOR PARTICIPAM DE ENTREVISTA NA RÁDIO SOCIEDADE DE FEIRA

Candidatos a governador da Bahia estarão em Feira
apresentando suas propostas (Foto: Reprodução/Acorda Cidade)

Os candidatos a Governador da Bahia vão ter a oportunidade de apresentar suas propostas em Feira de Santana, através da rádio Sociedade de Feira. Gedel Vieira Lima, Luiz Bassuma, Paulo Souto e Jaques Wagner vão estar presentes na cidade em datas diferentes. A realização das entrevistas é da Rede Baiana de Rádio (RBR).
O objetivo da RBR é dar oportunidade a todos os candidatos a falar com os eleitores sobre os diversos temas a serem abordados através da equipe da rádio Sociedade, para que os eleitores possam escolher aquele candidato que, com certeza, terá o respaldo popular para melhor representar a Bahia.
As perguntas a serem realizadas aos candidatos serão feitas pelos mediadores e por comunicadores das demais emissoras da rede, de presidentes de associações comerciais e estudantes. As perguntas serão gravadas e submetidas à diretoria da emissora e não será permitido qualquer tipo de ofensa pessoal a outro candidato em qualquer momento da entrevista. Caso isso ocorra, o mediador vai chamar a atenção, cortando o áudio.
A realização das entrevistas têm apoio da Federação das Associações Comerciais da Bahia - FACEB, e Universidade Salvador - UNIFACS.
Confira as datas de entrevistas dos candidatos ao Governo do Estado:
31/ 08 – Gedel Vieira Lima;
01 / 09 – Luiz Bassuma;
02/ 09 - Paulo Souto;
03/ 09 – Jaques Wagner

Reunião

Uma reunião para definir as regras e rodadas de entrevistas com os candidatos a governador do estado da Bahia foi realizada na manhã desta sexta-feira (27), na rádio Sociedade de Feira. A reunião foi presidida pelo diretor da RBR, Fernando Henrique Batista Chagas, juntamente com os mediadores Dilton Coutinho e Jorge Biancchi, contando com a presença do representante da UNIFACS, George Alan de Souza Siqueira, e com os representantes das coligações Calila de Oliveira Silva – coligação a Bahia pra valer (DEM – Paulo Souto); Diógenes Matos Santos – Assuma uma nova Bahia (Pv – Luiz Bassuma); Carlos Navarro Filho – Pra Bahia seguir em frente (PT – Jaques Wagner); e Hosannah Leite e Adilson Simas – coligação A Bahia tem pressa (PMDB – Gedel Vieira Lima).
Por Williany Brito
Matéria publicada no portal
Acorda Cidade no dia 26.08.2010

HOMEM TEM CABEÇA ESFACELADA E GENITÁLIA ARRANCADA APÓS TENTAR MANTER RELAÇÕES COM OUTRO

Um crime que chocou a comunidade de Tanquinho, município de Lapão, a 15 km da cidade de Irecê, Bahia, ainda causa polêmica na região. Jailson Pereira da Silva (foto), de 22 anos, é acusado de esfacelar e decepar a genitália de Eronildo da Silva, 39, após a vítima tentar manter relações sexuais com ele, enquanto dormia. O corpo foi encontrado no último domingo (22), em uma casa.
Em entrevista ao Acorda Cidade por telefone, o delegado encarregado do caso, Ciro Carvalho, contou que Jailson confessou o crime, declarando que havia ingerido bebida alcoólica com Eronildo em um bar e que depois seguiram para a casa do acusado para dormir. De acordo com Jailson, a vítima se aproveitou da embriaguez e tentou manter relações sexuais com ele, que acordou em seguida pegando uma barra de ferro, acertando várias vezes a cabeça da vítima. Depois, o acusado pegou uma faca, tipo peixeira, e decepou o pênis de Jailson.
Segundo informações do blog do repórter Ezequias Dourado, do programa Jornal Meio Dia, da rádio Líder FM, da cidade de Irecê, o corpo da vítima foi encontrado com uma faca crivada no peito, os olhos extraídos, as vísceras para fora e o órgão genital decepado. Ainda de acordo com o repórter, testemunhas informaram que Eronildo passou á noite inteira ingerindo bebida alcoólica em um bar, e que, em sua companhia, estava um homem desconhecido.


Por Williany Brito
Foto: Ezequias Dourad
Matéria publicada no portal
Acorda Cidade no dia 27.08.2010

PREFEITURA VAI CONTRATAR VIGILANTES

Devido ao número elevado de violência em Feira de Santana, a Prefeitura Municipal vai abrir licitação para a contratação de uma empresa que ficará responsável pela vigilância das 213 unidades educacionais da região. Inicialmente, convocação seria para o dia 23, mas, em decorrência de problemas técnicos, foi adiada para o dia 3 de setembro.
A segurança foi uma das reivindicações dos professores. A quantidade de violência nas escolas municipais vem aumentando. Na quarta-feira (25), um assaltante
invadiu a Escola Municipal João Macário Ataíde - situada no Sítio Rosário Lagoa das Pedras, no distrito de Jaíba - e agrediu três professoras com uma faca e roubou celulares. Tudo isso diante de estudantes.
“Vamos abrir uma licitação. A partir desse processo, vamos ter pessoas qualificadas para atender as unidades escolares, que só possuem porteiros”, garantiu o secretário de Educação, José Raimundo Azevedo, em entrevista ao Acorda Cidade.
O secretário contou das dificuldades de remanejar professores para atuar em escolas com índice de violência elevado. “Foi lamentável o que ocorreu na escola. A gente sabe que a violência está alarmante, não só no nosso estado, mas em todo Brasil. Em Feira de Santana, particularmente, estamos tendo dificuldades para remanejar professores, pois eles têm medo de lecionar em escolas onde a violência é constante”, disse.
Reunião - O secretário de educação marcou uma reunião para esta sexta-feira, com a comunidade, pais e mestres da escola Municipal João Macário Ataíde na última quarta-feira (25), por assaltante. “Vamos tratar sobre a violência que vem ocorrendo e preocupando muito as unidades escolares”.



Por Williany Brito
Com informações do repórter Paulo José
Matéria publicada no portal
Acorda Cidade no dia 27.08.2010)

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

PROCON PODE SER ACIONADO CASO LIGAÇÕES DE SERVIÇOS DE TELEMARKETING CARACTERIZEM ABUSOS



Consideradas inconvenientes por grande parte dos consumidores, as ligações de telemarketing não podem deixar de fazer parte do dia-dia de muita gente, pois ainda não há uma lei que proíbe a abordagem desse tipo de publicidade comercial de produtos e serviços. Mas, o Procon pode ser acionado caso ligações de serviços de telemarketing caracterizem abusos.
De acordo com o diretor do Procon, Kelton Arapiraca (foto), as empresas vêm investindo cada vez mais na oferta de serviços e produtos por telefone. Uma delas é o banco Itaú, onde foi constatado um número alto de reclamações, segundo Kelton. “Os clientes se sentem bastante incomodados com a frequência de ofertas de produtos oferecidos pelo banco”, diz.
Diferente de algumas cidades brasileiras, onde é possível fazer a suspensão do serviço, nenhum município baiano possui a regulamentação a cerca do assunto. “No estado de São Paulo, já existe uma lei municipal , onde regulamenta esse tipo de abuso. Os consumidores podem informar o seu desinteresse pela oferta de produtos”, conta Kelson. Desde ano passado, o Procon do Paraná já disponibiliza o sistema de Cadastro de Bloqueio de Recebimento de Ligações de Telemarketing para os consumidores, que poderão inserir seus nomes em uma lista e proibir formalmente o recebimento de ligações comerciais.
A única opção, segundo o diretor do Procon de Feira, é procurar o órgão caso a situação caracterize abuso da empresa. “Com o contato reiterado da empresa por diversas vezes durante o dia, cabe o consumidor vir ao nosso órgão, e usar o poder de política para emissão de multa a essas empresas”, avisa. Ele salienta que, “uma vez incomodado, o indivíduo pode se dirigir ao Procon para resolver da forma mais fácil para o consumidor e, talvez, a mais difícil para o fornecedor”.



Por Williany Brito
Com informações do repórter Paulo José - Foto: Secom
Matéria publicada no portal Acorda Cidade no dia 26.08.2010

DEMORA NA ENTREGA DE CASAS PROVOCA REVOLTA EM MORADORES

Moradores fizeram uma manifestação no início da Avenida Airton Sena, próximo ao viaduto da Avenida João Durval, reivindicando transferências para as novas casas construídas pelo Governo do Estado, em Feira de Santana. Eles queimaram pneus, impedindo a passagem de veículos no local. O fato aconteceu na tarde desta quinta-feira (26).
Segundo os moradores entrevistados pelo Acorda Cidade, as casas, localizadas no bairro Conceição, estão prontas para morar. Todos disseram que buscam das autoridades competentes uma solução para o problema, que surgiu após a construção do viaduto da João Durval, onde vem ocorrendo vários acidentes. Os moradores querem a transferência o mais rápido possível para as casas.
Os manifestantes, ainda, tentaram impedir a passagem do Corpo de Bombeiros, mas a polícia conseguiu amenizar a situação, chegando o fim do protesto.
Os moradores ameaçaram voltar a reivindicar da mesma forma caso não sejam tomadas as providencias.





Por Williany Brito
Com informações e fotos do repórter Aldo Matos
Matéria publicada no portal Acorda Cidade no dia 26.08.2010

FEIRA É UMA DAS 100 CIDADES DO BRASIL INCLUSAS NO PROGRAMA NACIONAL DE BANDA LARGA

Feira de Santana está entre as cem primeiras cidades que serão atendidas pelo Programa Nacional de Banda Larga (PNBL). O presidente da Telebras, Rogério Santanna, divulgou a lista nesta quinta-feira (26). A expectativa de Santanna é de que essas cidades, que têm uma população conjunta de 14 milhões de pessoas, já estejam operando dentro do programa até o fim deste ano.
O Nordeste (58) e Sudeste (30) são as regiões onde estão concentrados a maior parte das cidades. Os estados com mais cidades listadas são Bahia (com oito), Minas Gerais e Rio de Janeiro, com 8 cada. Nenhuma dos cem municípios fica nos estados da região Sul. No Norte, apenas Tocantins, com 6 cidades, entrou na lista. Já o Centro-Oeste será beneficiado com a implantação do projeto em 6 municípios goianos.
"Como não vamos fazer o acesso final, precisamos de parceiros de pequeno e médio porte nessas cidades. Esperamos que, com esta lista, os parceiros apareçam. Na hipótese de não haver parceiros, se abre a possibilidade de algumas cidades serem substituídas. Mas achamos que os servidores regionais e locais vão nos procurar", disse Santanna, em entrevista ao portal G1. Segundo o presidente, assim que os contratos forem assinados, a expectativa é de que a banda larga comece a funcionar em até 45 dias nessas localidades.
De acordo com o PNBL, os usuários terão um velocidade mínima de 512 Kbps por preços entre R$ 15 e R$ 35. O mínimo de velocidade para se considerar uma conexão varia bastante. Em 2006 era comum afirmar que um mínimo de 256 Kbps caracteriza a internet como banda larga. Este ano, entretanto, a Federal Communications Commission (FCC) aumentou a velocidade de banda larga básica nos Estados Unidos para 4 Mbps, quase oito vezes mais que a prometida pelo PNBL.
A expectativa da Telebras é de que o PNBL atenda a mais 1.063 cidades em 2011 e que todo o país seja abrangido até o fim de 2014.

Teste a velocidade da sua conexão e veja a eficiência da sua banda larga

Veja as 100 primeiras cidades do PNBL:
- Arapiraca (AL)- Messias (AL)- Palmeira dos Índios (AL)- Joaquim Gomes (AL)- Pilar (AL)- Rio Largo (AL)- Feira de Santana (BA)- Itabuna (BA)- Camaçari (BA)- Governador Mangabeira (BA)- Eunápolis (BA)- Governador Lomanto (BA)- Muritiba (BA)- Presidente Tancredo Neves (BA)- Sobral (CE)- São Conçalo do Amarante (CE)- Quixadá (CE)- Barreira (CE)- Maranguape (CE)- Russas (CE)- Cariacica (ES)- Domingos Martins (ES)- Conceição da Barra (ES)- Piúma (ES)- São Mateus (ES)- Vila Velha (ES)- Itapemirim (ES)- Anápolis (GO)- Aparecida de Goiânia (GO)- Trindade (GO)- Águas Lindas de Goiás (GO)- Alexânia (GO)- Itumbiara (GO)- Imperatriz (MA)- Paço do Lumiar (MA)- Presidente Dutra (MA)- Porto Franco (MA)- Grajaú (MA)- Barra do Corda (MA)- Barbacena (MG)- Juiz de Fora (MG)- Conselheiro Lafaiete (MG)- Ibirité (MG)- Sabará (MG)- Uberaba (MG)- Ribeirão das Neves (MG)- Santa Luzia (MG)- Campina Grande (PB)- Campo de Santana (PB)- Araruna (PB)- Riachão (PB)- Dona Inês (PB)- Bananeiras (PB)- Duas Estradas (PB)- Carpina (PE)- Tracunhaém (PE)- Nazaré da Mata (PE)- Paudalho (PE)- Limoeiro (PE)- Aliança (PE)- Piripiri (PI)- Campo Maior (PI)- José de Freitas (PI)- Piracuruca (PI)- Batalha (PI)- São João da Fronteira (PI)- Angra dos Reis (RJ)- Nova Iguaçu (RJ)- São Gonçalo (RJ)- Piraí (RJ)- Mesquita (RJ)- Rio das Flores (RJ)- Duque de Caxias (RJ)- Casimiro de Abreu (RJ)- Santa Cruz (RN)- Nova Cruz (RN)- Passa e Fica (RN)- Parnamirim (RN)- Lagoa d´Anta (RN)- Extremoz (RN)- Açú (RN)- Nossa Senhora da Glória (SE)- Barra dos Coqueiros (SE)- Laranjeiras (SE)- Japaratuba (SE)- São Cristóvão (SE)- Carira (SE)- Campinas (SP)- Guarulhos (SP)- Pedreira (SP)- Serrana (SP)- Conchal (SP)- Embu (SP)- São Carlos (SP)- Gurupi (TO)- Araguaína (TO)- Guaraí (TO)- Paraíso do Tocantins (TO)- Wanderlândia (TO)- Porto Nacional (TO).



Por Williany Brito
Matéria publicada no portal Acorda Cidade no dia 26.08.2010

PRESIDENTE LULA E MINISTRO TEMPORÃO INAUGURAM HOSPITAL DA CRIANÇA NESTA QUINTA

O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva vem à Feira de Santana para inauguração do Hospital Estadual da Criança (HEC). O presidente chega às 15 horas para conhecer a estrutura, acompanhado do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, o secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla (que representa o governador Jaques Wagner) e a secretária da Casa Civil do Governo do Estado Eva Chiavon.

A unidade, que começa a funcionar nesta sexta-feira (27), terá serviços nas áreas de traumato-ortopedia, pneumologia, nefrologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, cirurgia geral, clínica pediátrica, além de atendimento de urgência e emergência. O HEC é a maior unidade hospitalar do Norte/Nordeste dedicada exclusivamente ao atendimento pediátrico. Foi gasto R$38 milhões na construção e R$ 14 milhões em equipamentos.

Após a cerimônia em Feira, o presidente Lula e sua comitiva se dirigem a Salvador, onde, a partir das 17h, assina os contratos do Projeto de Mobilidade Urbana e do Programa Minha Casa Minha Vida. O ato acontecerá no Palácio Rio Branco, no centro da cidade, e contará também com a presença do ministro das Cidades, Márcio Fortes, e do vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda.



Texto e foto: Williany Brito
Matéria publicada no portal Acorda Cidade no dia 26.08.2010)

ACUSADOS DE DUPLO HOMICÍDIO SÃO PRESOS EM MACAJUBA

Foram presos no município de Macajuba, Cássio Santos de Lira, 21 anos e José Augusto dos Santos Pereira, de 22, conhecido como Negão, residente no George Américo. Os dois são acusados de ter cometido um duplo homicídio nesse mês de agosto, no bairro do Campo Limpo, em Feira de Santana. A dupla foi presa numa operação envolvendo policiais civis e militares de Macajuba por porte ilegal de arma.

As vítimas foram: Joab Santos de Jesus, de 13 anos, assassinado a tiros, no dia 4, na 2ª Travessa Antonio Carlos Borges Júnior, conjunto Bom Viver, no Campo Limpo; e, em menos de 24 horas, matou, no mesmo bairro, o tio do menor, Jaci Canuto dos Reis, 41 anos. Os crimes está sendo investigados pela 2ª Delegacia de Polícia de Feira de Santana.

O delegado Madson Pereira Sampaio informou que vai entrar em contato com a Delegado de Macajuba no sentido de transferir os acusados para Feira de Santana.O delegado vai representar pela prisão preventiva dos acusados. (As informações são do repórter do programa Acorda Cidade, Aldo Matos)

Por Williany Brito
Com informações do repórter Aldo Matos
Matéria publicada no portal Acorda Cidade no dia 26.08.2010)

INQUÉRITO APONTA CULPA DE MOTORISTA NA MORTE DE CASAL

O delegado Madson Sampaio (foto), da 2ª Delegacia de Polícia de Feira de Santana, concluiu o inquérito que apura o atropelamento que matou o empresário Felinto Ferreira Martins Neto, 37, e da esposa grávida de sete meses, Iracema de Jesus Machado, 30 anos. O motorista Jonatha Wellington de Jesus Santos, 34 anos, foi indiciado por duplo homicídio. Agora, o caso será analisado pelo Ministério Público.

O inquérito levou dez dias para ser concluído após o acidente, que aconteceu no dia 15 desde mês, na BR 116, no trecho de Feira de Santana, no bairro Parque Ipê. “Eu tinha um prazo de dez dia para concluir, por tratar-se de um flagrante. Graças a agilidade do Departamento de Polícia Técnica, que disponibilizou todos os laudos policiais, e as testemunhas, conseguimos concluir a investigação”, conta o delegado Madson, que, além de indiciar o atropelador por homicídio doloso, quando há intenção de matar, pugnou pela manutenção da prisão com base nos elementos que constam nos laudos.

A Polícia Rodoviária Federal constatou que o motorista, preso em flagrante, dirigia em alta velocidade e estava alcoolizado. Ao fazer o teste do bafômetro, foi constatado 0, 84mg de álcool no sangue, taxa acima do permitido. “Não foi um mero acidente de transito. O motorista estava alcoolizado. Destruiu uma família e deixou três filhos órfãos. Esperamos que a justiça possa apreciar todos os pleitos enviados para que ele permaneça preso por muito tempo”, disse o delegado. Jonatha Wellington permanece preso no Complexo Policial.

O acidente

O Casal foi atropelado quando tentavam atravessar a pista. Em entrevista ao Acorda Cidade, no dia do acidente, a prima de Felinto, Priscila Oliveira, contou que ele havia esquecido um documento na empresa quando resolveu voltar para pegar junto com a esposa. Mas, antes mesmo que chegassem ao local onde estava estacionado o carro (do outro lado da pista) o veículo de Jonatha Wellington veio no sentido oposto, em alta velocidade, e atropelou o casal. As vítimas tiveram morte instantânea.

O empresário Felinto Ferreira Martins Neto, que morreu no acidente, era um dos proprietários da Empresa de Ônibus Expresso Federal, em Feira de Santana.


Por Williany Brito
Com informações do repórter Aldo Matos - Foto: Gleidson Santos
Matéria publicada no portal Acorda Cidade no dia 25.08.2010)

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

ENTENDA O PAPEL DO CONSELHO TUTELAR ANTES DE ACIONÁ-LO

Muitas pessoas desconhecem a verdadeira função ou mesmo do que se trata o termo Conselho Tutelar. O Acorda Cidade foi em busca de esclarecimentos sobre o real papel do órgão na vida das pessoas, e entrevistou a presidente do Conselho Tutelar II, de Feira de Santana, Maria Lúcia da Costa. Segundo ela, a sociedade anda desinformada a respeito do assunto.
“O papel do Conselho Tutelar é zelar pelo direito da criança e do adolescente. Se o adolescente comete um ato infracional, deve ser encaminhado a Delegacia do Menor Infrator (DAI). Geralmente, muitos procuram o órgão com outros objetivos, por desconhecer o real papel do órgão”, diz a presidente. Segundo ela, o Conselho é responsável por fiscalizar se está sendo cumpridos os direitos previstos pelo
Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA.
A presidente explica que os casos que podem e devem ser encaminhados para o Conselho Tutelar são aqueles de discriminação, exploração, negligência, opressão, violência e crueldade que apresentem como vítimas as crianças ou adolescentes. Assim que recebem uma denúncia de violação de qualquer direito de uma criança ou adolescentes, o Conselho Tutelar como um todo passa a acompanhar o caso devidamente, para assim definir a melhor maneira de resolver o problema e devolver ao indivíduo o direito de poder usufruir de tudo aquilo que está previsto em lei, ou seja, no Estatuto da Criança e do Adolescente.
Caso os pedidos não sejam atendidos, o Conselho Tutelar tem como papel também encaminhar o caso ao Ministério Público, para que assim sejam tomadas todas as providências jurídicas necessárias. Para acioná-lo, não precisa se identificar. Basta ligar para (75)3614-3169 e registrar a denúncia.


Estrutura
De acordo com a presidente Maria Lúcia, o Conselho Tutelar é constituído por cinco Conselheiros que são devidamente escolhidos pela comunidade local e assim cumprem um mandato de três anos. “Esses Conselheiros são as pessoas responsáveis por fazer valer os direitos das crianças e dos adolescentes e dar encaminhamento adequado para a solução de problemas relacionados aos mesmos, mas também existem outras pessoas que fazem parte desse órgão que auxiliam tais processos em conjunto com os Conselheiros”, explica.
Mas ela afirma que há uma deficiência de profissionais que trabalham no Conselho Tutelar II de Feira de Santana. “Na verdade, a equipe deveria ser composta por profissionais, como: advogados, psicanalistas e assistentes social. Mas, infelizmente, não conseguimos esse avanço”, afirma a presidente do órgão.


Por Williany Brito
Com informações do repórter Ney Silva
Matéria publicada no portal
Acorda Cidade no dia 23.08.2010)

VACINAÇÃO DE CÃES E GATOS ESTÁ MANTIDA NA BAHIA

Mesmo com as notícias sobre mortes de animais em outros três estados, supostamente causadas por reações adversas à vacina antirrábica, a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) manteve para esta segunda-feira (23) o início da mesma campanha em toda Bahia. Cães e gatos da sede e da zona rural de Feira de Santana deverão ser vacinados contra a raiva, durante a realização da campanha “Quem Ama Cuida”, deflagrada pelo Centro Municipal de Controle de Zoonoses.
Em nota, o Ministério da Saúde (MS) disse não haver evidências que justifiquem qualquer interrupção. O número de problemas registrados, garante o MS, é muito baixo. Num total de quase 310 mil animais vacinados, houve comunicação de oito mortes. Segundo a Sesab, a meta é vacinar 1,7 milhão de cães e 361 mil gatos.
A vacinação antirrábica será realizada nos distritos em dois sábados, 28 de agosto e 11 de setembro, enquanto que na sede acontecerá no sábado posterior, 18 de setembro. Equipes volantes estarão circulando os bairros da cidade no período entre 13 a 17 de setembro convocando os donos de cães e gatos a levarem os animais para a vacinação.
Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Janice Estrêla, a quantidade de animais da zona rural é superior da zona urbana, chegando a 90 mil entre cães e gatos. “O período de vacinação acontece primeiro na rural, devido a quantidade de animais. Esse fracionamento é fundamental para que a vacinação seja segura. A raiva é 100% letal, e Feira está com esse vírus há seis anos”, conta a coordenadora.
Desde 2009 não são registrados casos de raiva em cães e gatos na Bahia. A marca, de acordo com a coordenadora do Centro de Zoonoses, Mirza Carvalho, será mantida se a população colaborar, participando efetivamente da campanha.
A expectativa é vacinar 80% da população animal a partir de um mês de idade, independente do estado vacinal. Cães e gatos que já receberam a primeira dose devem tomar o reforço com 30 dias. A campanha vai até 23 de setembro.
Por Williany Brito
Com informações do repórter Ed Santos
Matéria publicada no portal Acorda Cidade no dia 23.08.2010)

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

AUTORIDADES APRESENTAM O HOSPITAL ESTADUAL DA CRIANÇA

O presidente do Instituto Sócrates Guanaes, André Granaes, percorreu o HEC
destacando a qualidade dos equipamentos instalados (Foto: Williany Brito)
O secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla, apresentou, na manhã desta sexta-feira (20), as instalações e equipamentos do Hospital Estadual da Criança, em Feira de Santana, que entra em funcionamento na próxima sexta-feira (27). Além das lideranças comunitárias, políticas, religiosas, representantes da sociedade civil e do controle social e profissionais da imprensa, estiveram presentes o presidente do Instituto Sócrates Guanaes, André Guanaes, a diretora do HEC, Edilma Reis, e a secretária da Casa Civil, Eva Chiavon.
O Arcebispo metropolitano Dom Itamar Vian fez a benção de abertura do evento, lendo algumas passagens bíblicas. Antes da apresentação das dependências do Hospital, o secretário de Saúde, a diretora da unidade e o presidente do ISG fizeram apresentação para convidados. Pontuaram o atendimento de média e alta complexidade que será prestada a população. Segundo o secretário de Saúde, a inovação está no protocolo de classificação de risco, metodologia de atendimento que prioriza o usuário.
André Granaes, que percorreu o Hospital ao lado de Jorge Solla e Edilma Reis, destacou a qualidade dos equipamentos instalados, toda estrutura da unidade, seus fluxos e a logística de atendimento. “São grandes os equipamentos que irão servir a comunidade de Feira e região. Esse Hospital nasce grande. Mas, para se tornar grandioso, depende de todo mundo que está engajado: governo e sociedade. Não pouparemos esforços para que ele se torne grandioso”, afirmou o presidente do Instituto.
“Esse não é mais um. Esse é um Hospital mais completo disponibilizado para todo o estado. A ideia foi construir uma estrutura com mais complexidade e um perfil de hospital especializado em pediatria de grande porte”, disse Jorge Solla, que salientou que toda unidade foi projetada com salas para suportar estudantes residentes da Bahia e, futuramente, de outros estados brasileiros.
A secretária da Casa Civil agradeceu a todos que contribuíram para a construção do Hospital da Criança. “Parabéns a toda equipe da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), ao secretário Jorge Solla, aos trabalhadores que fizeram a obra, que foram fundamentais, e a todos que contribuíram para a construção dessa magnitude”, disse Eva Chiavon.

Estrutura
O HEC é maior unidade hospitalar do Norte/Nordeste dedicada exclusivamente ao atendimento pediátrico. Foi gasto R$38 milhões na construção e R$ 14 milhões em equipamentos. “A unidade conta com 280 leitos, sendo 40 de UTI e 30 semi-UTI. Os demais leitos estão distribuídos em especialidades. Com a construção do hospital, vai descentralizar o atendimento na área de saúde, interiorizando a oferta de procedimentos de média e alta complexidade”, disse o secretário.
Segundo o secretário de Saúde, as cirurgias cardíacas e tratamento de câncer só começarão a ser colocadas em práticas em dois anos. A estimativa é que quatro mil procedimentos laboratóriais sejam feitos somente no primeiro mês de funcionamento.
O Hospital da Criança foi construído em uma área de aproximadamente 32,2 mil metros quadrado na Avenida de Contorno, ao lado do Hospital Clériston Andrade, às margens da BR 116. A construção, que teve início em janeiro de 2009, ocupa aproximadamente 16,2 mil metros quadrados. O prédio tem oito andares e conta com cinco elevadores. Pensando na preservação ambiental e na redução de custos, foi implantado um sistema de aquecimento solar de água e uma estação de reciclagem de água.
Jorge Solla salientou que uma reunião já está marcada com os prefeitos das cidades que receberão o atendimento do HEC. “Nesta reunião, serão esclarecidos procedimentos que irão ser adotados para o uso dos serviços do Hospital. É importante que se tenha um controle da gravidade da situação do paciente. Ele deve ser levado a um atendimento dentro do seu município, e, caso seja grave e necessite de um tratamento mais específico, a criança deve ser trazida ao Hospital da Criança”, afirmou Jorge Solla. O encontro acontece na próxima terça-feira (24).

Novidade
O secretário de Saúde aproveitou a oportunidade para divulgar a 4º etapa da reforma e ampliação do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), que será iniciada no final deste ano. A diretora do Hospital Estadual da Criança, Edilma Reis, que dirigiu o HGCA durante 24 meses, demonstrou orgulho de passar a fazer parte da mais nova unidade de saúde do Estado. “Acredito que o HEC será referência no que diz respeito a técnica e humanização no atendimento a população. Passei um período muito grande da minha vida no Clériston, e agora faço parte do Hospital da Criança”.


Por Williany Brito
Matéria publicada no portal Acorda Cidade no dia 20.08.2010)

GASTOS COM OBRAS RESULTAM EM POUCO INVESTIMENTO PARA EXPOFEIRA

Devido aos gastos com obras de pavimentação nas ruas e avenidas de Feira de Santana, por causa das fortes chuvas que caem desde março, sobraram poucos recursos para a realização da Expofeira 2010. Apenas duas atrações (Limão com Mel e Adelmário Coelho) foram contratadas até agora para a festa, que já tem data marcada: 5 a 12 de setembro.
Diferente do ano passado, onde foi investido mais de 1 milhão para o evento, em 2010, segundo o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Euclides Artur, o objetivo é gastar um valor “muito inferior”. O secretário justifica: “O prefeito está muito ligado as obras que estão sendo feitas na cidade, por conta das fortes chuvas que caem desde o mês de março. Mas, Tarcízio sabe da importância da exposição para economia e desenvolvimento da agropecuária para Feira”.
“Vamos fazer o máximo para investir bem menos este ano”, afirma o secretário de Agricultura Ozeny Moraes. Mas, segundo ele, o número de animais expostos será bem maior, podendo chegar a dois mil. “Ano passado tivemos 1.200 animais na Expofeira. Vamos chegar a um número bem superior”, diz.

A Expofeira 2010
A Expofeira 2010 realiza o primeiro leilão com gado da raça Gir. Estão confirmados no total 11 leilões durante todos dias do evento, sendo quatro deles virtuais.
Nos dias 7, 10 e 11 haverá leilões de caprinos e ovinos; ainda no dia 7 e nos dias 11 e 12 os leilões são de gado da raça Guzerá; no dia 8 acontece um leilão da raça Nelore; dia 10 é a vez de cavalos da raça Mangalarga Marchador e, no dia 11, de gado Girolando e de corte. Os leilões de caprinos, ovinos e Guzerás serão virtuais, com transmissão das emissoras da TV Terra Viva e do Canal Rural.
Além de animais das regiões da Bahia, vão participam da Expofeira de Feira animais de outros estados do Nordeste, Norte, Sudeste e Sul do Brasil, a exemplo de Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná e São Paulo.
Por Williany Brito
Matéria publicada no portal
Acorda Cidade no dia 19.08.2010)

SOLLA E TARCÍZIO FAZEM VISITA AO HOSPITAL REGIONAL DA CRIANÇA

Secretário Jorge Solla conversa com autoridades (Foto: Secom)


O secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla, visitou, na manhã de hoje (17), o Hospital Regional da Criança, construído às margens da avenida Eduardo Fróes da Motta, vizinho ao Hospital Regional Clériston Andrade, em Feira de Santana. Ao lado de Solla, o prefeito Tarcízio Pimenta e o secretário municipal de Saúde, Rafael Pinto Cordeiro, conheceram a unidade de Saúde.
O objetivo do encontro é discutir sobre a abertura do Hospital da Criança e a nova realidade dos serviços de saúde na cidade por conta da chegada da nova unidade de saúde. O HGC, prestes a se inaugurado, vai contar com uma unidade pediátrica, leitos de UTI, e semi-UTI e atenderá especialidades, como: cirurgia geral, pneumologia, clínica pediátrica e unidade de queimados infantil.
Após a visita ao Hospital da Criança, Tarcízio Pimenta acompanhou o secretário Jorge Solla até o Hospital da Mulher e, depois, seguem para o Centro de Oncologia.


Por Williany Brito
Matéria publicada no portal Acorda Cidade no dia 17.08.2010)

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

CASAL ATROPELADO POR BÊBADO FOI ENTERRADO NESTA SEGUNDA-FEIRA

Familiares e amigos marcaram presença no local para dá o último adeus ao casal (Foto: Ney Silva)

Os corpos de Felinto Ferreira Martins Neto, de 36 anos, e da esposa Iracema de Jesus Machado, 30 anos e grávida de sete meses, foram sepultados na tarde desta segunda-feira (16), no cemitério Jardim Celestial. As vítimas foram atropeladas ontem (15), na BR 116, no trecho de Feira de Santana, no bairro Parque Ipê.
Uma relação de irmão com todos os membros da empresa. Foi assim que funcionários da Expresso Federal, onde Filinto era proprietário, definiram o empresário. O Acorda Cidade acompanhou o velório, que aconteceu na manhã de hoje (16), na igreja Assembléia de Deus, no bairro Jardim Cruzeiro.
Familiares e amigos marcaram presença no local para dá o último adeus ao casal. “A gente não perdeu um patrão, mas, sim, um irmão”, disse Edenilton Souza Santana, que trabalha há seis anos como motorista da empresa.
Sócio há 10 anos de Filinto, Admilson Santana contou que ele era querido em várias partes do Brasil. “Ele tinha contatos comerciais, praticamente, em todo país. Os dois deixar saudades”, diz Adnilson. Ele faz um apelo a sociedade: “Quando beber não dirija. O homem que atropelou deixou uma família desestruturada, com três crianças órfãos”.

Acidente
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o casal, proprietários da Empresa de ônibus Expresso Federal, tentava atravessar a avenida Transnordestina quando foram atingidos por um carro conduzido por Jonatas Wellington de Jesus Santos, de 36 anos.
O motorista foi autuado por homicídio doloso, quando há intenção de matar. Ele foi flagrado no teste do bafômetro com 0,85 mg de álcool por litro de sangue, o que configura crime de trânsito, e estava em alta velocidade.


Por Williany Brito
Com informações do repórter Ney Silva
Matéria publicada no portal
Acorda Cidade no dia 16.08.2010)

SECRETÁRIO JORGE SOLLA E PREFEITO TARCÍZIO PIMENTA VISITAM UNIDADE NESTA TERÇA



A visita ao HRC faz parte da relação institucional mantida entre o Governo Municipal e o Governo do Estado (Foto: Williany Brito)



O secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla, vem, nesta terça-feira (17), à Feira de Santana para discutir sobre a abertura do Hospital Regional da Criança com o secretário de Saúde, Rafael Pinto Cordeiro. A visita à nova unidade de saúde terá início às 9 horas. Quem participa, também, do encontro é o prefeito Tarcízio Pimenta e diretores das unidades de saúde pública locais
O objetivo do encontro é dar continuidade às discussões (iniciadas na última quinta-feira, 12, em Salvador) sobre a nova realidade dos serviços de saúde na cidade por conta da chegada da nova unidade. O funcionamento do Hospital da Criança vai provocar alterações inclusive na rede pública municipal de atendimento pediátrico, obstétrico e de urgência e emergência voltados para o público infantil. A visita ao HRC faz parte da relação institucional mantida entre o Governo Municipal e o Governo do Estado.
A unidade, prestes a se inaugurada, vai contar com uma unidade pediátrica, leitos de UTI, e semi-UTI e atenderá especialidades, como: cirurgia geral, pneumologia, clínica pediátrica e unidade de queimados infantil. O Hospital foi construído às margens da avenida Eduardo Fróes da Motta (Anel de Contorno), vizinho ao Hospital Regional Clériston Andrade. O investimento foi cerca de 50 milhões de reais.
Além do Hospital Regional da Criança, o prefeito Tarcízio Pimenta acompanha o secretário Jorge Solla durante visita ao Hospital da Mulher e ao Centro de Oncologia.


Por Williany Brito
Matéria publicada no portal
Acorda Cidade no dia 16.08.2010)

PROPRIETÁRIOS DE TRANSPORTE ESCOLAR TÊM ATÉ SEXTA PARA FAZER VISTORIA

O exame está sendo feito pela Secretaria Municipal
de Transportes e Trânsito (SMTT) desde o dia 9 (Foto Secom)



Os proprietários dos veículos, que realizam o transporte escolar particular em Feira de Santana, estão sendo convocados para a vistoria. A inspeção, que vai até a próxima sexta-feira (20), é obrigatória para todos os 95 veículos que têm permissão de circular na cidade. O exame está sendo feito pela Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) desde o dia 9.
Conforme previsto no Código Nacional de Trânsito, a vistoria deve ser feita duas vezes ao ano. Durante a revista, são verificados os equipamentos de segurança, a parte mecânica (freio, amortecedor e suspensão), as condições elétricas, os equipamentos de segurança do veículo (a exemplo do registrador de velocidade) e as condições do proprietário do veículo (como documentos do carro e antecedentes criminais).
“O mais importante desse processo é verificar a questão da segurança e conforto dos estudantes que usam o transporte até a escola”, afirmou o secretário de Transporte e Trânsito, Flailton Flankles, na manhã de hoje (16), para o Acorda Cidade.
Obrigatoriedade - O não comparecimento na vistoria, até o final do prazo, os motoristas correm o risco de ter os veículos apreendidos. “A vistoria é obrigatória e, finalizado o prazo estipulado, intensificaremos as fiscalizações, realizando blitz em pontos próximos as escolas”, ressalta o responsável pela vistoria, César Aguiar, que acrescenta que “aqueles que não fizeram a vistoria serão multados e podem ter o veículo apreendido e, no caso de reincidentes, perder a concessão”.
Procedimentos - Os proprietários devem apresentar, no ato da vistoria, o Certificado de Registro de Veículo (CRV), Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) atualizado, DPVAT, antecedentes criminais do proprietário do veículo e do condutor, caso não sejam a mesma pessoa; Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria D, Certidão de ISS, certificado de curso de capacitação para transporte escolar, RG, CPF, Título Eleitoral, Certificado de inspeção do GNV (quando for o caso) e certidão de inspeção do tacógrafo.


Por Williany Brito
Com com informações do repórter Ed Santos
Matéria publicada no portal Acorda Cidade no dia 16.08.2010)

domingo, 15 de agosto de 2010

CRIANÇAS DE ATÉ 5 ANOS DEVEM SER VACINADAS CONTRA PÓLIO NESTE SÁBADO

A segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite ocorre hoje (14) em todo o país. É com o slogan "Não vai esquecer a segunda dose, hein?" que o Ministério da Saúde alerta os pais, que tem filho com até cinco anos de idade, a procurar um posto de saúde. Cem postos espalhados em todo município de Feira de Santana já estão aplicando a vacina desde a última segunda-feira (9), quando a Secretaria de Saúde de Feira de Santana resolveu antecipar e intensificar a campanha.
A Secretaria de Saúde pretende imunizar cerca de 50 mil crianças com idade entre zero a quatro anos 11 meses e 29 dias. A vacinação será feita em hospitais públicos e particulares. Outra opção para vacinar as crianças será através das equipes volantes de imunização da Secretaria de Saúde que serão instaladas nos supermercados GBarbosa (localizado na rua Marechal Deodoro) e Hiper Bom Preço, situado no Boulevard Shopping.
As doses do produto estão disponíveis durante todo o ano nos postos de saúde para a imunização de rotina, mas é importante que todas as crianças menores de cinco anos tomem as duas doses da vacina durante a campanha nacional. Assim, o vírus presente na vacina se dissemina no ambiente, aumentando a cobertura. Isso protege a comunidade como um todo.
A meta da campanha é imunizar 212 mil crianças em todo o Brasil e, mesmo quem já foi vacinado, deve receber o reforço, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Na primeira fase da campanha, a cobertura foi de 68,81% do público alvo. Segundo o Ministério, aproximadamente de 115 mil postos participarão da mobilização em todo País neste sábado.
A doença - O Brasil não registra casos da doença desde 1989, mas é importante que as crianças recebam a dose para que o problema não volte. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), 26 países ainda registram casos de poliomielite. Em países como Paquistão, Índia, Afeganistão e Nigéria há transmissão constante do vírus.
A poliomielite é uma doença causada por um enterovírus, denominado poliovírus (sorotipos 1, 2 e 3). É mais comum em crianças ("paralisia infantil"), mas também ocorre em adultos. A transmissão do poliovírus "selvagem" pode se dar de pessoa a pessoa através de contato fecal-oral, o que é crítico em situações onde as condições sanitárias e de higiene são inadequadas. Crianças de baixa idade, ainda sem hábitos de higiene desenvolvidos, estão particularmente sob risco. O poliovírus também pode ser disseminado por contaminação fecal de água e alimentos.



Por Williany Brito
Matéria publicada no portal Acorda Cidade no dia 14.08.2010)

SAÚDE DISPONIBILIZA 100 POSTOS DE VACINAÇÃO CONTRA PÓLIO NO MUNICÍPIO DE FEIRA

"Não vai esquecer a segunda dose, hein?". É com esse slogan, que o Ministério da Saúde alerta os pais, que tem filho com até cinco anos de idade, a procurar um posto de saúde neste sábado, 14, para aplicar a segunda dose da vacina contra a poliomielite. Cem postos espalhados em todo município de Feira de Santana já estão aplicando a vacina desde a última segunda-feira (9), quando a Secretaria de Saúde de Feira de Santana resolveu antecipar e intensificar a campanha.
Nesta segunda fase, a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, pretende imunizar cerca de 50 mil crianças com idade entre zero a quatro anos 11 meses e 29 dias. A vacinação será feita em hospitais públicos e particulares. Outra opção para vacinar as crianças será através das equipes volantes de imunização da Secretaria de Saúde que serão instaladas nos supermercados GBarbosa (localizado na rua Marechal Deodoro) e Hiper Bom Preço, situado no Boulevard Shopping. O intuito da campanha é imunizar 212 mil crianças em todo o Brasil e, mesmo quem já foi vacinado, deve receber o reforço, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Na primeira fase da campanha, a cobertura foi de 68,81% do público alvo. Segundo o Ministério, aproximadamente de 115 mil postos participarão da mobilização em todo País neste sábado.
A doença - A poliomielite é uma doença causada por um enterovírus, denominado poliovírus (sorotipos 1, 2 e 3). É mais comum em crianças ("paralisia infantil"), mas também ocorre em adultos. A transmissão do poliovírus "selvagem" pode se dar de pessoa a pessoa através de contato fecal-oral, o que é crítico em situações onde as condições sanitárias e de higiene são inadequadas. Crianças de baixa idade, ainda sem hábitos de higiene desenvolvidos, estão particularmente sob risco. O poliovírus também pode ser disseminado por contaminação fecal de água e alimentos.
Meningite - Jovens entre 20 e 24 anos também devem procurar os postos de vacinação neste fim de semana, 14 e 15, para serem imunizados contra a meningite meningocócica tipo C.


Por Williany Brito
Matéria publicada no portal
Acorda Cidade no dia 13.08.2010)

SECRETÁRIO JORGE SOLLA VEM À FEIRA DISCUTIR SOBRE ESTRUTURA DO HOSPITAL DA CRIANÇA

O secretário de Saúde, Rafael Cordeiro, esteve reunido com o
secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla, ontem (12), em Salvador (Foto: Secom)

O secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla, vem, na próxima terça-feira (17), à Feira de Santana para discutir sobre a abertura do Hospital da Criança com o secretário de Saúde, Rafael Pinto Cordeiro. Quem participa, também, do encontro é o prefeito Tarcízio Pimenta e diretores das unidades de saúde pública locais.
O objetivo do encontro é dar continuidade às discussões (que deram início ontem, 12, em Salvador) sobre a nova realidade dos serviços de saúde em Feira de Santana por conta da chegada da nova unidade. O funcionamento do Hospital da Criança vai provocar alterações inclusive na rede pública municipal de atendimento pediátrico, obstétrico e de urgência e emergência voltados para o público infantil.
Encontro - O secretário de Saúde, Rafael Cordeiro, esteve reunido com o secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla, ontem (12), na Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), em Salvador. O motivo do encontro foi a abertura do Hospital da Criança em Feira de Santana.
“Mesmo tendo uma gestão estadual, o Hospital da Criança vai prestar serviços à população que for encaminhada pela rede pública municipal de saúde. Portanto, a adequação das formas de atendimento é necessária para que o cidadão continue a ser beneficiado pelos serviços que prestamos”, destaca o secretário de Saúde, Rafael Pinto Cordeiro.
Ele foi a Salvador acompanhado da coordenadora do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Maiza Macedo, diretor de Atenção à Saúde Ricardo Souza, diretor-presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana Jair de Jesus, provedor e do vice-provedor da Santa Casa de Misericórdia, Outran Borges e Luiz Carlos Seixas, respectivamente.


Por Williany Brito
Com com informações da Secom
Matéria publicada no portal Acorda Cidade no dia 13.08.2010)

CANDIDATOS AO GOVERNO DO ESTADO FICAM FRENTE A FRENTE EM DEBATE

Candidatos a governador ficaram frente a frente em debates realizados em 14 estados e no Distrito Federal na noite de ontem (12), pela TV Bandeirantes. Eles apresentaram propostas e confrontaram posições sobre temas discutidos na campanha eleitoral.
Os cinco candidatos ao Governo da Bahia de 2011 participaram do primeiro debate destas eleições, promovido. Jaques Wagner (PT), Paulo Souto (Democratas), Geddel Vieira Lima (PMDB), Luiz Bassuma (PV) e Marcos Mendes (PSOL) apresentaram aos eleitores as suas propostas.
Além da Bahia, os encontros foram realizados em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Tocantins, Amazonas, Santa Catarina, Espírito Santo, Pernambuco, Goiás e Mato Grosso.
Durante a manhã de ontem (12), a TV Aratu também promoveu um debate. Mas, com os candidatos ao cargo de Senador.

Por Williany Brito

Matéria publicada no portal Acorda Cidade no dia 13.08.2010)

SEMANA ANTI-DROGAS É ENCERRADA COM CAMINHADA

A Semana Municipal da Cultura Anti-drogas foi encerrada há poucos instantes, na avenida Getúlio Vargas, enfrente a Prefeitura Municipal de Feira de Santana. A manifestação teve como objetivo chamar a atenção social para a campanha contra o uso de drogas. O prefeito Tarcízio Pimenta acompanhou o início da caminhada, que teve saída às 10 horas, em frente ao Monumento Maria Quitéria.
Durante mais de duas horas, adolescentes e adultos portando faixas e gritando palavras de ordem, acompanhados da banda da Polícia Militar, alertaram a sociedade para os problemas provocados pelo uso das drogas e que vem atingindo pessoas cada vez mais jovens.
Desde a última segunda-feira (9), inúmeros acontecimentos marcaram a Semana, como: Palestras temáticas no Centro de Cultura Maestro Miro; oficinas interativas com a participação de representantes do Centro de Atenção Psicossocial/Álcool e Drogas (Caps AD); o Ministério Público, Polícia Militar se mobilizaram e praticaram diversas atividades nas comunidades e escolas da rede municipal.
As manifestações foram organizadas pela Secretaria de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos.

Por Williany Brito
Matéria publicada no portal
Acorda Cidade no dia 13.08.2010)

RESPONSÁVEIS PELOS ATAQUES AOS ÔNIBUS SERÃO PUNIDOS, DIZ SECRETÁRIO

Após a manifestação de passageiros ontem (11), que terminou com dois ônibus apedrejados no Conjunto Homero Figueiredo, em Feira de Santana, o secretário de Transporte, Flailton Flankles (foto), lamentou o ocorrido e afirmou que “os responsáveis pelos ataques serão punidos”. As afirmações foram feitas na manhã de hoje (12), ao Acorda Cidade.
“Os moradores já tinham feito sugestões. A cidade é muito grande, mas temos buscado verificar todos os pontos e como alcançar todas as demandas dos transportes da cidade”, afirmou o secretário. Segundo ele, além de um diretor de transporte, há um funcionário que acompanhar a saída dos ônibus das garagens, a partir das 5 horas. “Uma pessoa fica encarregada para avaliar a limpeza, estado de conservação, dentre outras observações que devem ser feitas nos transportes”, salienta.
Mas, pelas reclamações dos usuários, não vem funcionando, pois, dentre as exigências, está o cumprimento de horários. Além disso, os passageiros reivindicam ônibus novos e melhor atendimento, principalmente com pessoas idosas. De acordo com o secretário, hoje já foram feitas inspeções no Conjunto e analisadas todas as reclamações dos passageiros. “Vamos buscar corrigir todas as dificuldades. Lamentamos o episódio de ontem, mas os responsáveis serão punidos pelo comportamento”, garante Flailton.
Moradores não só do Homero Figueiredo, mas também do bairro Feira VI criticam os coletivos da cidade. Segundo os usuários do Feira VI, atualmente, apenas um ônibus circula dentro do bairro. “Ontem (quarta-feira) mesmo determinei uma ordem de serviço recomendando que mais carros passem a entrar no conjunto. Vamos verificar se realmente estão sendo cumpridas”, avisa o secretário.

Por Williany Brito
Com informações do repórter Ed Santos
Matéria publicada no portal
Acorda Cidade no dia 12.08.2010)

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

DIA DOS PAIS: MOVIMENTO EM FEIRA CRESCE 13%

As vendas realizadas no período do Dia dos Pais (2 a 8 de agosto) apresentaram um crescimento de 6,9%, na comparação com mesma época do ano passado, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio - Dia dos Pais 2010. Em Feira de Santana, esse número foi ainda superior: chegou a 13%.
“Felizmente, o movimento do comércio de Feira é diferente do informado pela Serasa. No levantamento que nós fizemos, em comparação ao ano passado, tivemos um aumento um pouco maior que o número nacional, resultando em 13%”, diz o diretor executivo do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), Rui Santana.
Segundo ele, o resultado foi uma surpresa. “Até a última quarta-feira (4), antes do Dia dos Pais alguns, empresários reclamavam do movimento, motivado pelo Liquida Feira que havia terminado recentemente. Mas, logo depois, houve uma recuperação, e conseqüentemente, conseguiu vender mais que o ano anterior”, conta o diretor, que atribui o sucesso das vendas ao potencial de empresas instaladas na cidade.
Balanço - Segundo o Serasa, as compras de última hora impulsionaram o indicador nacional. Neste ano, as vendas de última hora cresceram 7,7% (6 a 8 de agosto), na comparação com (7 a 9 de agosto de 2009). Em 2009, em relação a 2008, as vendas haviam crescido 2,2% na semana e 1,4% no final de semana do Dia dos Pais. Como a economia estava no pós-crise, esses resultados formaram uma base fraca de comparação com 2010.
O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio tem como base uma amostra das consultas realizadas no banco de dados da Serasa Experian.
Foram consideradas as consultas realizadas no período de 02 a 08 de agosto de 2010 e comparadas às consultas realizadas no período de 03 a 09 de agosto de 2009; e as do período de 06 a 08 de agosto de 2010, e comparadas às do período de 07 a 09 de agosto de 2009.


Por Williany Brito
Com informações do repórter Paulo José
Matéria publicada no portal Acorda Cidade no dia 11.08.2010)

BANCÁRIOS RECLAMAM DOS ABUSOS SOFRIDOS PARA CUMPRIR LEI

A campanha de orientação e conscientização está sendo feita em todas as
agências bancárias da cidade (Na foto, a presidente do Sindicato dos Bancários, Sandra Freitas)
Diretores do Sindicato dos Bancários de Feira de Santana realizam manifestações em agências bancárias da cidade. Além de promover uma campanha salarial, onde reivindicam 11 % de reposição, os bancários reclamam dos abusos sofridos para cumprirem a Lei dos 15 minutos, chamam a atenção de outros funcionários e orientam clientes sobre os direitos da categoria.
A presidente do Sindicato, Sandra Freitas, afirma que há abusos dos bancos com os funcionários. “Eles vêm colocando os clientes em enormes filas, e forçando os funcionários a atender essas pessoas em 15 minutos, principalmente no banco Itaú onde foi criado uma papeleta. Essa papeleta vai para o último cliente da fila, e ficam os administradores por trás dos caixas forçando os bancários a atenderem em tempo recorde. Os funcionários não têm tempo nem de respirar”, conta Sandra.
A campanha de orientação e conscientização está sendo feita em todas as agências bancárias da cidade desde a semana passada. “Nós estamos nas ruas para fazer um trabalho de conscientização com a clientela, principalmente, esclarecer que a Lei dos 15 minutos é importante, mas para acontecer é preciso que mais bancários sejam contratados, para oferecer um atendimento de qualidade a população”, salienta a presidente.
Segundo ela, reclamações diárias chegam ao Sindicato em relação a pressão que os bancários vêm sofrendo dentro das agências. “É enorme a quantidade de funcionários que têm adoecido devido aos métodos abusivos, como a pressão psicológica e o estresse”, conta Sandra Freitas.


Por Williany Brito
Com informações do repórter Ney Silva
Matéria publicada no portal Acorda Cidade no dia 11.08.2010)

BAHIA: VIOLÊNCIA PODE LEVAR A ADOTAR O TOQUE DE ACOLHER


O número de adolescentes assassinados em Feira de Santana aumentou consideravelmente em 2010. De janeiro até hoje, 10 de agosto, 41 mortes foram contabilizadas no levantamento feito pela equipe do Acorda Cidade. Esse dado é bem diferente se comparado com o ano de 2009, quando foram mortos 33 jovens menores de idade. Já em Salvador, segundo dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP), foram registradas, de janeiro a junho deste ano, 64 mortes. A violência pode levar a Bahia a adotar o “Toque de Acolher”, como já é usado em três cidades baianas.
Enquanto os números da violência entre adolescentes crescem na capital e em Feira (segunda cidade maior do estado), os registros entraram em declínio nos municípios baianos de Santo Estêvão, Antônio Cardoso e Ipecaetá. A redução ocorre desde julho do ano passado, quando foi implementada uma medida polêmica de restrição aos horários de circulação de menores de 18 anos pelas ruas, o toque de recolher, ou de “acolher”, como vem sendo chamado.
Na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), há um projeto de lei, de autoria do deputado Jurandy Oliveira (PDT), cuja proposta é aplicar o chamado toque de acolher em todo o Estado. O Toque de Acolher determina até que horas crianças e adolescentes podem ficar na rua, desacompanhadas. Os horários de retorno para casa, em Santo Estêvão, por exemplo: até 12 anos, 20h30; até 14 anos, 22 horas; maiores de 14 anos e menores de 18 anos, 23 horas. O projeto está sendo avaliado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Ainda não há data definida para a votação em plenário.
Em Feira de Santana, já houve a tentativa de aplicar o Toque de Acolher, mas sem sucesso. A proposta, que sugeriu que jovens com menos de 18 anos não saíssem na rua após as 22h, foi feita pelo vereador Luiz Augusto (DEM), em março deste ano. Ontem (9), novamente, o assunto foi discutido na Câmara de Vereadores, mas sem avanços.



Por Williany Brito
Matéria publicada no portal
Acorda Cidade no dia 10.08.2010)

MAIS DE 200 IMÓVEIS NECESSITAM DE RESTAURAÇÃO EM FEIRA

Um levantamento feito pela Defesa Civil constatou que em Feira de Santana existem mais de duzentos imóveis sem o devido processo de restauração pelos seus proprietários. Engenheiros da Secretaria de Desenvolvimento Urbano fazem as inspeções e a emissão dos laudos correspondentes no intuito de dar ao órgão a condição de tomar as devidas providências.
Segundo o secretário de Prevenção a Violência e a Promoção dos Direitos Humanos, Mizael Freita, o objetivo é reduzir os riscos de acidentes dentro da cidade. “Existem imóveis que estão há muito tempo sem a intervenção de recuperação ou restauração. Infelizmente, já fizemos na cidade um levantamento e foi contatado que existem mais de 200 imóveis sem a devido processo de restauração pelos seus proprietários”, revela o secretário.
Ele lembra da interdição feita pela Defesa Civil, semana passada, em três pontos comerciais, na rua Gonçalo Alves Boaventura, no Alto do Cruzeiro, ameaçados de desabamento. Por causa da situação desses e de outros imóveis em situação de risco, vai ser implanto um sistema de georeferenciamento, onde, de acordo com o secretário, será possível monitorar “de forma mais sistêmico e apurado todos os imóveis da cidade”.
As pessoas que desejarem acionar a Defesa Civil, podem ligar para (75) 3604-0550, 3605-0561
ou 3605-0562.
Por Williany Brito
Com informações do repórter Paulo José
Matéria publicada no portal
Acorda Cidade no dia 09.08.2010)

700 PESSOAS ENFRENTAM FILA EM BUSCA DE EMPREGO NO SINE BAHIA

Cerca de 700 pessoas compareceram na manhã de hoje (9) no Sine Bahia, no SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão), em Feira de Santana. Todos com único objetivo: se inscrever para concorrer a uma vaga nas 350 oportunidades de emprego oferecidas pela empresa Telemática. O prazo de seleção vai do dia 19 de agosto até dezembro.
De acordo com a supervisora do Sine Bahia, Rosane Fonseca, 400 senhas foram distribuídas. “Várias pessoas chegaram ainda de madrugada para conseguir uma oportunidade, mas somente às 6h30 começamos distribuir as senhas”, conta a supervisora, que avisa que “é desnecessário a chegada tão cedo ao local, pois as inscrições irão até outubro”.
A agência de empregos vai oferecer mil oportunidades no mercado de trabalho, nas mais diversas áreas, até dezembro de 2010. O Sine Bahia é um programa gratuito que encaminha os candidatos para as oportunidades oferecidas.
Vagas - Os setores disponibilizados para o município de Feira são de operador de telemarketing, auxiliar de Recursos Humanos (RH), técnico de enfermagem do trabalho, recepção, serviços gerais e analista de RH.
Todos os setores citados, exceto operador de telemarketing, exigem do candidato experiência comprovada na carteira de trabalho. Para o cargo de operador, se faz necessário ter apenas o 2º grau completo e ter boa comunicação.
Seleção – O prazo de seleção vai do dia 19 de agosto até dezembro. Os interessados devem se dirigir ao posto do Sine Bahia, localizado no SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão), munidos do comprovante escolar, CPF, carteira de identidade e carteira de trabalho. Após a inscrição, o candidato vai passar por diversos testes: ciência verbal; teste escrito de língua portuguesa, matemática de redação; dinâmica de grupo; e, no final, passa por exames médicos.

Por Williany Brito
Com informações do repórter Paulo José
Matéria publicada no portal Acorda Cidade no dia 09.08.2010)

FALTA DE FUNCIONÁRIO DEIXA MAIS DE 5 MIL PROCESSOS PARADOS NA 3ª VARA

Dentre os quinze mil processos da 3ª Vara da Comarca de Feira de Santana, 5.300 estão conclusos para sentença. Mas, pela falta de estrutura funcional, as sentenças ainda não foram elaboradas.
A Comarca de Feira de Santana tem três Varas no sistema do Judiciário. Segundo o supervisor da 3ª Vara de Juizado, Jorge Silva de Jesus, uma solução para agilização dos processos, seria a criação de uma 4ª Vara na cidade.
De acordo com o supervisor, a demanda é o principal motivo dessa situação. “A dificuldade é justamente a quantidade de processos. Nós temos um juiz titular e dois juízes auxiliares. Eles sozinhos não tem condições de abonarem todas as sentenças”, conta.

Por Williany Brito
Com informações do repórter Ney Silva
Matéria publicada no portal Acorda Cidade no dia 09.08.2010)

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

PROCON VAI FISCALIZAR SUPERMERCADOS AOS SÁBADOS E DOMINGOS


Procon vai passar a fiscalizar os supermercados aos sábados e domingos



A Lei Municipal que obriga os supermercados a terem empacotadores ainda não é totalmente cumprida, como foi o caso de dois estabelecimentos notificados, recentemente, em Feira de Santana. Vários ainda não possuem pessoas contratadas para exercerem o cargo. Em função disso, a Coordenadoria Municipal de Defesa do Consumidor (Comdecon), chamada Procon, vai passar a fiscalizar as redes, também, aos sábados e domingos.
“Desde que foi lançada a Lei, o Procon fiscaliza as redes de supermercados do município. Todas as redes que possuírem acima de cinco caixas terá que ter, em cada um, empacotador. Isso é obrigatório”, explica o chefe de fiscalização do Procon de Feira, Jorge Marques.
A irregularidade foi constatada na Rede Maxxi Atacado e no Hiper BomPreço, do Boulevard Shopping. O prazo para adequação foi de dez dias. Isso quer dizer que no próximo domingo, dia 8, o Procon retorna aos dois supermercado para garantir se foi adequada as exigências da lei. “Além de fiscalizar a presença dos empacotadores, vamos verificar a qualidade e validade dos produtos vendidos nas redes”, afirma Jorge.


Por Williany Brito
Com informações do repórter Ed Santos
Matéria publicada no portal Acorda Cidade no dia 06.08.2010)

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

SINE BAHIA OFERECE 350 VAGAS DE EMPREGO PARA FEIRA

Sine Bahia, com sede em Salvador (foto), vai lançar uma
filial em Feira de Santana (Foto: divulgação)


A empresa de telemarketing Sine Bahia (Serviço de Intermediação para o Trabalho Unidade Central de Atendimento), com sede em Salvador, vai lançar uma filial em Feira de Santana. A unidade vai oferecer mil oportunidades de empregos, nas mais diversas áreas, até dezembro de 2010. Até outubro, mês da inauguração, vai disponibilizar 350 oportunidades, com contrato imediato.
O Sine Bahia é um programa gratuito, funcionando como uma agência de empregos, que encaminham os candidatos para as oportunidades oferecidas. Os setores disponibilizados para o município de Feira são de operador de telemarketing, auxiliar de Recursos Humanos (RH), técnico de enfermagem do trabalho, recepção, serviços gerais e analista de RH.
Todos os setores citados, exceto operador de telemarketing, exigem do candidato experiência comprovada na carteira de trabalho. Para o cargo de operador, se faz necessário ter apenas o 2º grau completo e ter boa comunicação.
Seleção – O prazo de seleção vai do dia 19 de agosto até dezembro. Os interessados devem se dirigir ao posto do Sine Bahia, localizado no SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão), munidos do comprovante escolar, CPF, carteira de identidade e carteira de trabalho. Após a inscrição, o candidato vai passar por diversos testes: ciência verbal; teste escrito de língua portuguesa, matemática de redação; dinâmica de grupo; e, no final, passa por exames médicos.
Por Williany Brito
Com informações do repórter Paulo José
Matéria publicada no portal Acorda Cidade no dia 05.08.2010)

LICENÇA-MATERNIDADE DE 6 MESES PODE DIFICULTAR EMPREGABILIDADE PARA A MULHER

O Senado aprovou, na última terça-feira, a chamada PEC da Licença-Maternidade. A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) fixa em 180 dias a licença-maternidade. Mas, segundo o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), de Feira de Santana, Alfredo Falcão (foto), essa proposta pode dificultar a empregabilidade para as mulheres.
Alfredo Falcão acredita que a proposta vai gerar problemas as empresas. “A firma não pode ficar sem o trabalho de um funcionário. Certamente, será obrigado a substituí-lo por outro. O contrário, o custa para a empresa será muito grande”, afirma o presidente da CDL. Ele diz que as empresas irão preferir a mão de obra masculina ou até mesmo pelas mulheres, mas com idades mais elevadas.
“É importante que a mãe acompanhe o filho nos seis primeiros meses, mas é uma situação complicada para a empresa. Acredito que os quatro meses já eram suficientes. Adicionar mais pode trazer mais dificuldade para o mercado de emprego para as mulheres”, acredita.


Por Williany Brito
Com informações do repórter Ney Silva
Matéria publicada no portal Acorda Cidade no dia 05.08.2010)

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

SECRETARIA ANALISA MUDANÇAS PARA A MICARETA DE FEIRA 2011

Dentre as propostas feitas pelos grupos que participaram do Fórum Micareta de Feira está a criação do Museu da festa e algumas mudanças, como a data do evento e local dos camarotes. O encontro foi realizado nos dias 22 e 23 de julho, no Centro de Cultura Maestro Miro.
Segundo o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Euclides Arthur, o resultado das discussões no encontro foi positivo, pois a maioria das propostas foram “interessantes, agregando valores ao primeiro carnaval fora de época”. “Foram encaminhadas várias propostas dos que participaram do Fórum. Nós nos dividimos em três grupos, e depois as sugestões foram encaminhadas e passadas ao prefeito Tarcízio Pimenta”, explica o secretário.
As principais propostas destacadas pelo secretário Euclides Arthur foram a mudança dos camarotes para um lado só do circuito, a criação do Museu da Micareta e uma maior divulgação da festa em toda Bahia e em outros estados. “Precisamos resgatar a história da primeira micareta do Brasil. Temos que divulgar a festa, e atrair pessoas do país inteiro”, diz Euclides Arthur.
Ele salienta, também, que está sendo estuda a possibilidade da Micareta 2011 acontecer uma semana após a Semana Santa.


Por Williany Brito
Com informações do repórter Ed Santos
Matéria publicada no portal Acorda Cidade no dia 04.08.2010)

CAMPANHA ALERTA ATRAVÉS DE EXEMPLARES DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

O objetivo da campanha é alertar lojas e consumidores sobre a obrigatoriedade de os estabelecimentos disporem de exemplares do Código de Defesa do Consumidor acessíveis
(Foto: Secom)


Com objetivo de permitir que os consumidores adquiram conhecimentos imediatos sobre seus direitos, a Coordenadoria Municipal de Defesa do Consumidor (Comdecon) vai realizar campanha para alertar lojas e consumidores sobre a obrigatoriedade de os estabelecimentos disporem de exemplares do Código de Defesa do Consumidor acessíveis. Também vai haver fiscalização dos entrepostos comerciais até o final deste mês.

A lei, sancionada pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, em 20 de julho de 2010, torna obrigatória a manutenção de exemplares do Código de Defesa do Consumidor nos estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços. O não cumprimento do disposto nesta Lei implicará em multa de até R$ 1.064,10. O livro custa em torno de R$ 18,00 no comércio local, mas a Comdecon vai oferecer cerca de 500 exemplares para os pequenos lojistas gratuitamente.

Telefonia lidera queixas na Bahia - O Procon da Bahia recebeu mais de nove mil queixas do início do ano até a última segunda-feira (2). O ranking das reclamações é liderado pelos produtos de telefonia fixa e móvel, com 2.360 queixas. Computadores e produtos de informática ocupam o segundo lugar, com 1.629 consumidores insatisfeitos. Em seguida, aparecem máquinas de lavar roupa, louça e secadora, com 753 queixas.

O consumidor tem direito de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação, sendo 30 dias para fornecimento de serviço e de produtos não duráveis e 90 dias, para fornecimento de serviço e de produtos duráveis, iniciando-se a contagem a partir da entrega efetiva do produto ou do término da execução dos serviços.

Por Williany Brito
Matéria publicada no portal Acorda Cidade no dia 04.08.2010)