terça-feira, 28 de abril de 2009

“Pagador de promessa” faz passagem por Feira


Cansado de uma vida fácil e libertina, Valdenir Pinheiro Alves, 30 anos, roda o Brasil montado em uma bicicleta desde o dia 8 de novembro do ano passado. O motivo foi uma promessa feita a Nossa Senhora de Nazaré e a Nossa Senhora Aparecida de que deixaria a malandragem caso arrumasse um emprego. O emprego chegou e o juramento teve que ser cumprido. A chegada em Feira de Santana aconteceu no último sábado e a partida rumo a Juazeiro do Norte acontece nesta terça-feira.
O andarilho, que mora na cidade de Vilhena, em Rondônia, resolveu fazer a promessa após ter assistido a uma reportagem do Círio de Nazaré, uma das maiores e mais tradicionais festas religiosas do Brasil, celebrada na cidade de Belém do Pará. Disposto a deixar a jogatina e a malandragem, ele prometeu percorrer todos estados brasileiros pelo pagamento dos “pecados acumulados durante três décadas de vida”. Em cinco meses de peregrinação, Valdenir percorreu cinco estados, e agora fecha seu ciclo pela Bahia na Princesa do Sertão.
De acordo com o “Devoto”, como é conhecido, o desfecho da viagem será a cidade de Belém, capital do Pará, em setembro/outubro. A intenção é participar in loco do Círio de Nazaré. Por onde passa, ele registra em caderno assinaturas e carimbos das prefeituras que visita. Além disso, guarda fotos dele com as placas nas estradas, quilometragens, bloco com anotações, tudo que lhe serve para comprovar sua passagem por determinados lugares.


FUTURO
De acordo com o andarilho, todos os documentos guardados têm outro objetivo: o de realizar o sonho de escrever um livro. “Quero com essa viagem pelo Brasil realizar meu sonho, que é escrever um livro, contando toda a minha história”, conta Valdenir, que escreve tudo em seu diário.
O nome do livro ele já tem: “O devoto: o Homem de Fé”. “O livro também servirá para agradecer a todos que por onde passei me ajudaram”, adianta. Ele salienta que prometeu leiloar a bicicleta e doar o dinheiro para uma família ou entidade carente e para Igreja.
Por: Williany Brito

(Matéria publicada no dia 28.04.2009 no Jornal Folha do Estado)

0 comentários:

Postar um comentário