sexta-feira, 5 de março de 2010

FIM DE NAMORO VIA E-MAIL VIRA EXPOSIÇÃO DE SUCESSO

Instalação “Prenez soin de vous”

Diferente dos relacionamentos que só terminam em lágrimas, a artista francesa Sophie Calle provou que um fim de namoro pode ser sinônimo de sucesso, além da inevitável tristeza. Brincadeira? Não. A instalação “Prenez Soin de Vous” (Cuide de você) de Sophie Calle foi o trabalho mais comentado da Bienal de Veneza em 2007, que os brasileiros puderam conferir no ano passado, quando se comemorou o ano da França no Brasil, em São Paulo e em Salvador.
Esse trabalho teve início quando Sophie teve o relacionamento amoroso com o escritor francês Grégoire Bouillier rompido por email, que terminava com a frase “prenez soin de vous”. Sem saber como responder a essa mensagem e a essa situação, ela resolveu seguir o conselho de uma amiga e fazer um trabalho de arte utilizando para isso a própria mensagem. Gravou em vídeo mais de cem pessoas lendo o email e fazendo comentários. Entre as “leitoras” estão a mãe da artista, as atrizes Jeanne Moreau, Maria de Medeiros e Vitoria Abril, a compositora Laurie Anderson, a DJ Miss Kittin.
Ela também enviou o texto da missiva eletrônica para um advogado forense, uma linguista, uma taróloga, uma juíza especialista nos direitos femininos, entre outros, e pediu a todos que o texto fosse analisado segundo o filtro de cada especialidade. E esse material compõe a instalação.
Sophie diz em seu site que “é mais fácil realizar um projeto quando sofremos do que quando estamos felizes. Não sei o que prefiro: se é estar feliz com um homem ou fazer uma boa exposição”. A exposição foi formatada em cinco módulos (interpretações do texto, documentos, fotografias de atrizes e cantoras, filmes de curta e longa metragens) e dá exemplos da singularidade da obra de Calle, que percorre as fronteiras entre o público e o privado e expõe intimidades próprias e alheias para revelar o que nos torna frágeis.
Por Williany Brito
(Matéria publicada no Jornal Folha do Estado, no dia 28.02.2010)

0 comentários:

Postar um comentário