sexta-feira, 12 de março de 2010

CÂNCER DE MAMA: PREVENÇÃO AINDA É O MELHOR CAMINHO

Flávio Amorim: “A mama é o símbolo de ser mulher; a mama é uma joia”


“As mamas são órgãos que têm uma importância muito grande para a saúde da mulher, tanto física quanto psicológica, pois está associada à feminilidade, à sexualidade, ao prazer visual e à amamentação”. Assim define o mastologista Flávio Amorim Machado, do Instituto de Hematologia de Feira de Santana - IHEF. Amanhã, 08 de março, é o Dia Internacional da Mulher. Que tal comemorar esta data cuidando mais de si mesma? Cuidando da saúde?
Uma maneira de fazer isso é a prevenção da doença que mais atinge as mulheres, o câncer de mama. Agora, como fazer esta prevenção? É simples, mas exige seriedade. O mastologista Flávio Amorim explica ser muito importante que a mulher faça o auto-exame, independente da idade, e, caso encontre alguma irregularidade no seio, como nódulo (caroço), deve procurar um médico imediatamente.
O Instituto Nacional de Câncer – INCA, não estimula o auto-exame das mamas como estratégia isolada de detecção precoce do câncer de mama. A recomendação é que o exame das mamas pela própria mulher faça parte das ações de educação para a saúde que contemplem o conhecimento do próprio corpo. “A mulher pode estar fazendo o auto-exame para o conhecimento do próprio corpo. Então, qualquer coisa de diferente que venha aparecer, ela vai estar atenta e procurar auxílio de um médico”, alerta o especialista.
Mas, segundo ele, o auto-exame não exclui a necessidade de fazer os exames preventivos de mama. “Pelo menos, uma vez ao ano a mulher deve consultar um profissional de saúde, não sendo necessariamente um mastologista. Pode ser um ginecologista, clínico ou até um enfermeiro treinado por um programa de saúde da família. As formas mais eficazes para detecção precoce da doença são o Exame Clínico das Mamas (ECM) e a mamografia”, explica o médico.

CONSULTAS REGULARES
De acordo com o especialista, a mulher deve lembrar de fazer consultas regulares, com ginecologistas e mastologistas. “A Organização mundial de Saúde (OMS) recomenda o exame clínico das mamas uma vez ao ano para todas as mulheres que tenham mais de 20 anos. Mesmo sem sintomas, a mulher deve fazer regulamente o exame. A partir dos 40, toda mulher deve fazer a mamografia. Entre os 40 e 50 anos, o exame deve ser feito a cada dois anos. Já a partir dos 50 anos, o exame deve ser feito todo ano”, orienta.
“Do mesmo modo que a mama feminina é importante para amamentação, sensualidade e estética da mulher, ela também apresenta risco, pois está associada a uma doença que tem um potencial elevado no país. Morre muita gente com câncer de mama”, afirma o especialista. Ele salienta que o grupo de mulheres que fazem o exame anualmente e guardam os exames anteriores para a comparação, tem uma diminuição na mortalidade de doença maligna, com isso são beneficiadas.

ECM
De acordo com dados do INCA , o Exame Clínico das Mamas (ECM), quando realizado por um médico ou enfermeira treinados, pode detectar tumor de até 1 (um) centímetro, se superficial. O ECM deve ser realizado conforme as recomendações técnicas do Consenso para Controle do Câncer de Mama.
O Instituto afirma que a sensibilidade do ECM varia de 57% a 83% em mulheres com idade entre 50 e 59 anos, e em torno de 71% nas que estão entre 40 e 49 anos. A especificidade varia de 88% a 96% em mulheres com idade entre 50 e 59 e entre 71% a 84% nas que estão entre 40 e 49 anos.

RESSONÂNCIA MAGNÉTICA
O exame de ressonância magnética é o mais recente método de diagnóstico por imagem que não utiliza radiação e permite retratar imagens de alta definição dos órgãos de seu corpo. “Hoje já se pode, através da ressonância magnética, fazer o diagnósticos precoce do câncer de mama numa fase inicial. Quanto mais cedo o diagnostico, mais fácil de alcançar a cura”, afirma o mastologista.
Ele salienta que o equipamento que realiza o exame trabalha com campo magnético, e, por isso, algumas precauções devem ser tomadas para realização desse procedimento. “A ressonância não é para todo mundo. Existem grupos específicos que devem ser submetidos a um estudo com a ressonância. Então, a mulher deve procurar um especialista que a oriente sobre o processo. Sem dúvida, a ressonância magnética tem se mostrado um importante exame na luta no combate à mortalidade pelo câncer de mama”, diz o médico.
Com relação as campanhas de prevenção ao câncer de mama e em comemoração ao Dia Nacional da Mulher, o mastologista Flávio Amorim deixa um recado para todas as mulheres: “O objetivo dessas campanhas não é gerar pânico, fobia do câncer. A meta é fazer com que a mulher se conheça, cuide do seu corpo, não só do ponto de vista de doença, mas estético também. Ela deve se valorizar como mulher, pois a mama é o símbolo de ser mulher. Ela precisa valorizar tudo em seu corpo, e a mama é uma joia”.

Por Williany Brito
(Matéria publicada no Jornal Folha do Estado, no dia 07.03.2010)

0 comentários:

Postar um comentário