terça-feira, 23 de março de 2010

COMEÇA A SEGUNDA ETAPA DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE A

As doses serão destinadas a crianças, grávidas e pacientes com doenças crônicas

A segunda etapa de vacinação contra a gripe A começou ontem (22) em todo Brasil. Durante as próximas duas semanas, grávidas, crianças entre seis meses e um ano e 11 meses de idade e pacientes com doenças crônicas que tenham menos de 60 anos de idade devem procurar um posto de saúde mais perto de casa.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Feira de Santana, no ano passado foram confirmados 27 casos da gripe A, 186 notificações de suspeita da doença e um caso de óbito. “A vacina já era esperada pela população. Ela veio justamente para atingir o público-alvo: crianças, gestantes e pacientes com doenças crônicas”, diz coordenadora Vigilância Epidemiológica, Janice Estrêla.
As gestantes poderão ser vacinadas até o dia 21 de maio. Já a vacinação para crianças e portadores de doenças crônicas terminará em 2 de abril. Para as crianças, a vacina foi dividida em duas doses - a segunda será aplicada 30 dias após a primeira. Em relação aos doentes crônicos, devem procurar os postos de vacinação pessoas com menos de 60 anos que têm problemas sérios de coração, pulmão, rins, fígado, diabéticos, pacientes em tratamento para aids e câncer ou os chamados grandes obesos.
Segundo a coordenadora, a vacina está sendo distribuída em 83 Unidades de Saúde da Família e 18 Unidades Básicas de Saúde, ambas espalhadas pelo município de Feira. “Está sendo normalizado o abastecimento nos locais onde será aplicada a vacina contra a gripe A. As pessoas que são prioridades nessa segunda etapa, já podem procurar postos mais próximos de casa”, salienta Janice. O atendimento vai de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
A perspectiva da Secretaria de Saúde de Feira é vacinar 30.615 pacientes com doenças crônicas, 12.932 crianças e 10.147 gestantes. Aqueles que serão vacinados devem levar aos postos um documento de identidade com foto e a carteira de vacinação do adulto, se possuírem. Caso o responsável não possua documentos da criança, é necessário levar o Cartão da Criança. Não é preciso apresentar atestado médico para comprovar a doença crônica.
PRÓXIMAS ETAPAS
A vacinação está sendo feita em etapas. Do dia 5 até 23 de abril será a vez dos adultos entre 20 e 29 anos de idade. Do dia 24 de abril até 7 de maio serão imunizadas as pessoas com 60 anos ou mais, portadoras de doenças crônicas e de 10 até 21 de maio quem tem entre 30 e 39 anos.
Por Williany Brito
(Matéria publicada no Jornal Folha do Estado, no dia 23.03.2010)

0 comentários:

Postar um comentário