sexta-feira, 12 de março de 2010

ADVOGADA FEIRENSE COLECIONA TÍTULOS NO BRASIL E EXTERIOR

Com um currículo de dar inveja, a feirense Karine de Souza Silva, 38, (foto) coleciona títulos importantes no Brasil e no exterior. Graduada em direito pela Universidade Católica do Salvador (UCSal) e doutora em direito internacional pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), recebeu o título de "Cátedra Jean Monnet", após participar de seleção pública mundial aberta pela União Europeia (UE), outorgada oficialmente pela UE em 2007. Seu mais recente trabalho foi a produção da segunda edição da obra “Integração Regional e Exclusão Social na América Latina”, lançada do final do ano passado.
Advogada desde os 23 anos, Karine dedicou praticamente a sua vida aos estudos. Atualmente ela mora em Florianópolis, capital de Santana Catarina, e é docente permanente dos Programas de Mestrado e Doutorado em Ciência Jurídica e dos cursos de graduação em direito e relações internacionais da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). “O meu objetivo principal é ser sempre útil para a coletividade através de minha profissão. É através do nosso trabalho que podemos ser agentes transformadores da sociedade”, diz Karine.
Outros títulos marcantes na vida da advogada são a de professora colaboradora da Universidade do Minho, em Portugal, e avaliadora ad hoc do Ministério da European Community Studies Association - ECSA. “Os títulos são fruto de muita dedicação e de um trabalho acadêmico incessante. Mas estas conquistas não são só minhas. Compartilho todos os meus bons resultados profissionais com meus familiares, meus amigos e, principalmente, com as escolas onde estudei em Feira de Santana”, agradece.

KARINE AUTORA
Já os livros escritos por ela – “Novos Estudos Jurídicos” (1995), “Globalização e Exclusão Social” (2000) e “Direito da Comunidade Europeia: Fontes, Princípios e Procedimentos” (2005) – demonstram seu amor pelas pesquisas na área jurídica. A obra “Globalização e Exclusão Social” é fruto das pesquisas empreendidas em seu mestrado, já o livro “Direito da Comunidade Européia: Fontes, Princípios e Procedimento” foi um trabalho de tese de doutorado.
Os pais da advogada, Isac Nascimento da Silva e Heloisa de Souza Silva, sentem-se orgulhosos pela desenvoltura da filha ao longo da vida. “Ela sempre lutou pela realização dos seus sonhos. Somos muito felizes por Karine. Ela representa uma grande mulher, e da Princesa do Sertão”, diz o pai, não disfarçando seu orgulho pela filha que saiu do interior baiano para conquistar o mundo.
“Minha família e meus amigos foram atores fundamentais que me prepararam para seguir uma carreira dedicada, principalmente, à educação universitária e à afirmação dos direitos humanos”, agradece Karine.


Por Williany Brito
(Matéria publicada no Jornal Folha do Estado, no dia 07.03.2010)

0 comentários:

Postar um comentário