sexta-feira, 5 de março de 2010

FIM DE NAMORO PELA INTERNET VIROU MODA?

Pesquisa britânica diz que maioria das pessoas termina namoro via internet


Reprodução/Folha do Estado

Pesquisa britânica mostra que levar um fora pela internet é um fenômeno crescente

Você já teve a coragem de terminar um relacionamento pela internet? Já passou pelo constrangimento de abrir um e-mail ou, em um site de relacionamento, ler uma mensagem instantânea dizendo “está tudo acabado ente nós”? Acredite, há muitas pessoas que levam o ato a sério e termina um relacionamento em poucos segundos via web. Uma pesquisa britânica mostra que levar um fora pela internet é um fenômeno crescente. Diariamente, aumenta o número de pessoas que preferem o e-mail e as redes sociais na internet para terminar o relacionamento com seus parceiros.
Quase 34% das 2.000 pessoas que participaram da pesquisa disseram que haviam terminado o relacionamento por e-mail, 13% mudaram seu status no Facebook sem avisar os parceiros e 6% divulgaram a má notícia, primeiramente, no Twitter. Por outro lado, apenas 2% dos pesquisados terminaram o relacionamento por mensagens de texto de celular. Já 38% escolheram se separar à moda antiga, ou seja, pessoalmente, e 8% por telefone.
A psicóloga especialista em psicopedagogia e formada em educação especial, Érica Soares, diz que as relações pessoais vêm tomando um caráter descartável e que há, de fato, um distanciamento entre as pessoas. “Começou desde aquela época em que o adolescente começou a desenvolver o ‘ficar’, que já parte para um relacionamento descomprometido com o outro. Depois, surgiram os sites de relacionamentos, um prato cheio para os tímidos e pessoas que tinham dificuldades de se relacionar. Então, você vai transferir para o mundo virtual coisas que não consegue administrar na vid
a real”, explica a psicóloga.
O método não é bem visto pelos feirenses. Terminar o relacionamento digitalmente é a última opção para jovem Mariana Oliveira Almeida, 21. “Jamais terminaria com meu namorado desta forma. Se é para brigar ou acabar com o namoro, tem que ser cara a cara”, diz.
A cantora França Silva (foto), 29, acha um “absurdo a forma”, e concorda com Mariana, quando afirma que tudo deve ser feito “cara a cara”. “Não fica nada bem terminar assim, via web. Hoje, tudo é feito na internet, mas não o término de um relacionamento, que é um ato muito sério. Já não admito que acabem o namoro comigo, porque sempre termino primeiro, ainda mais pela web”, afirma a jovem, sorrindo.
Barbara Rocha, 29, é mais uma contra a atitude de algumas pessoas que preferem o e-mail e as redes sociais da internet para terminar o relacionamento. Ela diz que não é apropriado alguém finalizar uma relação dessa forma tão “fria”. “Se você namora uma pessoa e tem consideração, jamais agiria assim. Preciso olhar nos olhos, ver as reações dela, saber o que ela está sentindo. Isso é muito importante, pois sabemos se há uma possibilidade de não terminar o namoro, e na internet isso é impossível”, diz.

Por Williany Brito

(Matéria publicada no Jornal Folha do Estado, no dia 28.02.2010)

0 comentários:

Postar um comentário