quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

GINÁSTICA QUE FAZ A CABEÇA

Você ganha corpo definido sem puxar ferro. O pilates ganha adeptas a cada dia

O pilates deve ser realizado sob o comando de profissionais especializados

Adequado para todos, pilates é um forte instrumento para ensinar a mover-se adequadamente, facilitar ou desafiar os movimentos e melhorar a qualidade de vida. Os exercícios podem ser iniciados em qualquer idade e em qualquer nível de habilidade com o corpo. Para saber mais sobre o assunto, o FOLHA DO ESTADO entrevistou a fisioterapeuta Anaelta Dórea, especialista em pilates (há oito anos trabalha com o método), fisiologia do exercício, osteopatia e reeducação postural global (conhecida como RPG).


FOLHA DO ESTADO - O que é pilates?

Anaelta Dorea - Pilates é uma técnica desenvolvida há quase um século pelo alemão Joseph Pilates. O método promove equilíbrio entre o corpo e a mente, proporcionando saúde, bem estar e melhor qualidade de vida. O pilates associa exercícios de fortalecimento e alongamento, tendo como objetivo tonificar e fortalecer os músculos, melhorar a postura, dar flexibilidade e equilíbrio ao corpo. Para atingir esses objetivos, essa técnica é norteada por alguns princípios: concentração, respiração, controle de centro e alinhamento.

F.E - Qual o profissional que desenvolve o pilates?

A.D - O pilates reabilitação é realizado por fisioterapeutas. O pilates fitness pode ser realizado por dançarinos, professores de educação física e áreas afins.

F.E - Quais os benefícios do tratamento? Em quanto tempo pode-se perceber o resultado?

A.D - São vários os benefícios. Correção postural, tonificação e fortalecimento muscular, equilíbrio, alongamento e flexibilidade, redução do estresse e fadiga, alívio da dor, mobilidade e estabilidade articular. Os resultados já começam a aparecer em torno de dois meses.

F.E - A quantidade de pessoas assistidas pelo profissional interfere no desenvolvimento do exercício?

A.D - Sim. Normalmente, trabalhamos em grupos de quatro a cinco pacientes. Essa quantidade, quando bem assessorada, consegue bons resultados. O ideal são aulas individuais. Mas, como o custo fica alto, a maioria das pessoas prefere aulas em grupos.

F.E - Como devem ser essas aulas?

A.D - As aulas são realizadas com aparelhos com molas de diferentes resistências e no solo com acessórios.

F.E - Quem pode fazer pilates (crianças, idosos, gestantes...)?

A.D - Todas as pessoas podem fazer pilates, se não houver contra indicação médica. Crianças, geralmente, podem fazer a partir de sete anos, quando já entendem claramente os comandos verbais e conseguem trabalhar com o mínimo de concentração.

F.E - Porque é importante que idosos façam pilates?

A.D - Para tratar e prevenir doenças como osteoporoses, poliartralgias (dores nas articulações), déficit de equilíbrios (evitando quedas), depressão, entre outras patologias mais comuns aos idosos. Além disso, oferece movimentos eficientes, leves, fluídos, sem carga excessiva para as articulações – o que para o idoso é fundamental.

F.E - Quais os cuidados que o idoso deve ter ao optar pelo tratamento?

A.D - Procurar um profissional com uma boa formação e fazer exames médicos antes de iniciar qualquer atividade física. Exames como densitometria óssea (radiologia que mede a densidade dos ossos) e cardiovascular.

F.E - Porque já existem pais que procuram o especialista em pilates para seus filhos?

A.D - É cada vez mais comum crianças com alterações posturais e dores decorrentes do sedentarismo, má postura diante do computador, videogames (utilizados diariamente e por longas horas), salas de aulas e mochilas pesadas.

F.E - Quais os benefícios que o pilates traz para as crianças e idosos?

A.D - Correção postural, equilíbrio, alongamento e flexibilidade, concentração (importante para crianças com déficit de atenção, tão comum nos dias atuais, e idosos, por perda natural e gradativa da memória), socialização e alívio das dores. Principalmente no caso de idosos, há o fortalecimento muscular e ósseo, evitando deformidades articulares.

F.E - A forma dos exercícios é específica, variando de pessoa para pessoa?

A.D - O trabalho do pilates, apesar de realizado em grupo, é individualizado. O tratamento é realizado através de exercícios aplicados às necessidades específicas de cada paciente.

F.E - É possível fazer pilates em casa?

A.D – O pilates solo pode ser realizado em casa, mas acompanhado de um bom orientador. O principal é a utilização correta de todos os princípios do pilates.

Por Williany Brito
(Entrevista publicada no Jornal Folha do Estado, no dia 14.02.2010)


0 comentários:

Postar um comentário