quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

HOMENAGEM AOS MESTRES DA ARTE DE CRIAR ILUSÕES

O baralho é um dos artifícios utilizados por Magic Robert
Tirar um coelho da cartola, fazer aparições, descobrir uma carta no baralho, tirar moedas de trás da orelha, encantamentos, fazer bolinhas aparecerem dentro da mão fechada. Tudo isso o mágico faz para entreter, divertir e iludir a platéia. É assim que, há 40 anos, Roberto Costa (conhecido como Magic Robert em seus espetáculos) ganha a vida.
Neste domingo, dia 31 de janeiro, é comemorado o Dia do Mágico. A data é a da morte de São João Bosco, que, segundo a história, também era mágico - e foi escolhido para ser o padroeiro desses profissionais. Magic Robert, que desde os 5 anos vive no mundo da mágica, considera a sua vida de mágico uma diversão. “É muito gratificante fazer as pessoas felizes. A mágica para mim é uma terapia, tanto que trato como diversão. Isso que é unir o útil ao agradável”, afirma.
A arte de iludir já foi chamada de escapismo e cria ilusões que surpreendem, escapam à lógica e enganam os nossos sentidos, em geral a nossa visão. Por isso, se diz que as mãos de um mágico devem ser mais rápidas que os olhos de quem está assistindo seu número. “Em um aniversário, por exemplo, as crianças não comem só o bolo e vão embora. Elas esperam ansiosas pelas mágicas, que são feitas com bastante cuidado para despertar a imaginação da criançada”, diz Magic Robert.
“Ser mágico não é para qualquer um. A pessoa tem que nascer mágico”. Essa afirmação é de Magic Robert, que conviveu durante 20 anos com vários artistas dentro de um circo. Seu encanto, no primeiro contato com os mágicos, foi o que impulsionou sua carreia no mundo artístico. “Me encantei pela mágica aos 5 anos, quando um circo passou pela minha cidade (Itabuna). Os proprietários perceberam meu dom, e acabei fazendo parte dos espetáculos. Passei muito tempo da minha vida ao lado de mágicos”, conta Robert.
Fortaleza, Recife, Belo Horizonte e São Paulo foram algumas das cidades por onde o mágico passou durante a permanência no circo. Após sua saída, depois de se estabilizar, ele passou a promover seus shows particulares e beneficentes. “Escolas, festas de aniversários, hospitais, orfanatos são alguns dos lugares que costumo me apresentar”, diz.

“MISTER M DECEPCIONOU”
Val Valentino, nome artístico de Leonard Montano, também conhecido por Mister M, é um ilusionista e ator estadunidense conhecido por revelar os segredos dos truques de ilusionismo. Valentino ficou conhecido no Brasil em virtude de um quadro do programa Fantástico, exibido pela Rede Globo em 1999, onde, oculto atrás de uma máscara e mantendo secreta sua identidade (revelada posteriormente), revelou os segredos de vários truques de mágica.
Questionado sobre o Mr. M, Robert diz reprovar a atitude do artista quando decidiu revelar a todos os truques utilizados pelos mágicos. “Ele é um grande profissional, no entanto, não achei ético da parte dele divulgar. A mágica em si é que faz a alegria das pessoas. A mágica é uma brincadeira, um divertimento. Eu acabo com a alegria das pessoas ao revelar a forma que fiz a mágica”, afirma Robert, e conclui: “Ele usou de benefício próprio e não a favor da sociedade. Mr.M tirou a privacidade da mágica”, finalizou.

Por Williany Brito
(Matéria publicada no Jornal Folha do Estado, no dia 31.01.2010)

0 comentários:

Postar um comentário