quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

PILATES SEDUZ O FEIRENSE COM MALHAÇÃO EM ESTILO ZEN

A má postura foi o que levou Jandilza e Geisa a praticarem pilates

Sabe aquela amiga ou vizinha bonitona, de corpo esbelto? Você pode até não acreditar, mas é bem provável que ela mantenha a forma sem frequentar academia de ginástica, suar na esteira, nem levantar pesos numa sala de musculação. Preocupados com o corpo, os feirenses estão descobrindo que beleza e saúde não precisam ser sinônimos de sofrimento e obrigação. São os adeptos de uma malhação mais zen. Está sendo descoberta uma nova maneira de moldar o corpo. Agora, a é a vez dos aparelhos de pilates.
Inventado na década de 1920 pelo alemão Joseph Pilates, um homem cheio de problemas de saúde e de excelentes ideias, o pilates vem conquistando milhares de adeptos pelo mundo. Usando exercícios respiratórios e posturais em colchonetes ou em aparelhos feitos de molas, tiras de couro, roldanas e barras, o aluno melhora a postura, diminui a barriga, tonifica os músculos e ganha flexibilidade em poucos meses.
“O pilates veio para revolucionar todo o conceito, toda fundamentação da prática do exercício físico com o objetivo de melhorar a qualidade de vida”, afirma a fisioterapeuta Leciane Felipe Nunes, que trabalha há seis anos com pilates. “Os exercícios podem ser feitos de diversas maneiras: bolas, os rolos, outros acessórios da fisioterapia e os aparelhos específicos do método (que são dotados de molas, que criam uma resistência elástica). As molas são o grande diferencial do método, pois reduz toda a sobrecarga das articulações. É quase o mesmo efeito do exercício na água”, explica.
Por conta da má postura, a oficial de justiça Jandilza Oliveira Marques, 43, por orientação médica, teve que recorrer à arte do pilates. “Eu sentava, levantava, deitava e dirigia com a postura incorreta. Procurei o ortopedista e ele me recomendou o RPG (reeducação postural global). Durante um ano, fiz o tratamento. Para não retornar ao problema antigo que já havia sido solucionado, a especialista me recomendou o pilates”, conta Jandilza.

QUEM PROCURA PELO METÓDO
Segundo a fisioterapeuta, o perfil patológico dos pacientes que procuram pelo método está ligado a problemas na coluna, como artrose (doença que se caracteriza pelo desgaste da cartilagem articular e por alterações ósseas, vulgarmente conhecida como "bicos de papagaio"), hérnia de disco ou, simplesmente, má postura.
Mulheres entre 40 e 70 anos são as que mais procuram pelo tratamento na clínica onde a Leciane trabalha. Mas a profissional salienta que o pilates não está restrito ao sexo feminino. Uma das maiores vantagens desses exercícios é mesmo a integração. “As mulheres são a maioria, mas varia. Homens também já procuram pelos exercícios com pilates. Crianças, adolescentes, gestantes e idosos com mais de 70 anos também já buscam o pilates”.
De acordo com a especialista, cada pessoa tem um atendimento diferenciado. “Cada faixa tem um objetivo de tratamento. Por isso, tem um programa específico, diferenciado para cada faixa etária, assim como para cada patologia e para cada indivíduo. O pilates prioriza a questão da diferenciação. Não é um tratamento em massa”, ressalta Leciane.

QUALIDADE DE VIDA
O método, inicialmente, veio parar na vida da oficial de justiça como tratamento da saúde. Hoje, ela se diz apaixonada pelo pilates e demonstra muita disposição. “Postura, força, músculo, energia, concentração, corpo mais leve, melhorias na respiração. Esses foram os benefícios que os exercícios com pilates trouxeram a minha vida. Eu sinto prazer em vir às aulas. Não quero parar nunca mais”, afirma Jandilza, que há mais de um ano pratica a técnica e ainda encontra tempo para fazer musculação e skinny bike.
“A elevação da auto-estima é outro benefício que o método está trazendo para mim. Com dois meses, já senti a diferença. Comecei a sentir meu corpo melhorar cada vez mais, principalmente a elasticidade da pele e a respiração. Para mim, pilates é para sempre”, assegura a empresária Geisa Santiago, 28, que também divide seu tempo com as mesmas modalidades da amiga Jandilza. “O pilates é um complemento das atividades realizadas durante a semana por nós”, diz.
Segundo elas, Feira de Santana “oferece muitas academias e centros de boa qualidade, com várias modalidades e profissionais capacitados”. “Basta você se identificar com a atividade física que lhe dá prazer. Tudo você deve fazer com prazer, até uma caminhada. A diferença do pilates para as outras modalidades é que você sai sem dores musculares e com muito mais energia. É tanto que nós praticamos outros tipos de exercícios físicos ao longo da semana”, conta Geisa.
“É importante que cada um procure o exercício que promova seu bem estar e não por obrigação. Não é só por que o vizinho faz ou a mãe obriga a fazer, é que você deve praticar. O importante é que cada um se identifique com uma atividade física”, reforça a fisioterapeuta Leciane.


Por Williany Brito
(Matéria publicada no Jornal Folha do Estado, no dia 14.02.2010)

0 comentários:

Postar um comentário