terça-feira, 28 de abril de 2009

“Pagador de promessa” faz passagem por Feira


Cansado de uma vida fácil e libertina, Valdenir Pinheiro Alves, 30 anos, roda o Brasil montado em uma bicicleta desde o dia 8 de novembro do ano passado. O motivo foi uma promessa feita a Nossa Senhora de Nazaré e a Nossa Senhora Aparecida de que deixaria a malandragem caso arrumasse um emprego. O emprego chegou e o juramento teve que ser cumprido. A chegada em Feira de Santana aconteceu no último sábado e a partida rumo a Juazeiro do Norte acontece nesta terça-feira.
O andarilho, que mora na cidade de Vilhena, em Rondônia, resolveu fazer a promessa após ter assistido a uma reportagem do Círio de Nazaré, uma das maiores e mais tradicionais festas religiosas do Brasil, celebrada na cidade de Belém do Pará. Disposto a deixar a jogatina e a malandragem, ele prometeu percorrer todos estados brasileiros pelo pagamento dos “pecados acumulados durante três décadas de vida”. Em cinco meses de peregrinação, Valdenir percorreu cinco estados, e agora fecha seu ciclo pela Bahia na Princesa do Sertão.
De acordo com o “Devoto”, como é conhecido, o desfecho da viagem será a cidade de Belém, capital do Pará, em setembro/outubro. A intenção é participar in loco do Círio de Nazaré. Por onde passa, ele registra em caderno assinaturas e carimbos das prefeituras que visita. Além disso, guarda fotos dele com as placas nas estradas, quilometragens, bloco com anotações, tudo que lhe serve para comprovar sua passagem por determinados lugares.


FUTURO
De acordo com o andarilho, todos os documentos guardados têm outro objetivo: o de realizar o sonho de escrever um livro. “Quero com essa viagem pelo Brasil realizar meu sonho, que é escrever um livro, contando toda a minha história”, conta Valdenir, que escreve tudo em seu diário.
O nome do livro ele já tem: “O devoto: o Homem de Fé”. “O livro também servirá para agradecer a todos que por onde passei me ajudaram”, adianta. Ele salienta que prometeu leiloar a bicicleta e doar o dinheiro para uma família ou entidade carente e para Igreja.
Por: Williany Brito

(Matéria publicada no dia 28.04.2009 no Jornal Folha do Estado)

Estudantes da Unef exibem documentário sobre o lixo em Feira

“Lixo: Os aspectos antropológicos de um costume cultural”. Este é o tema do vídeo-documentário a ser apresentado nesta terça-feira pelos formandos em Jornalismo Diego Barros e Emerson Azevedo, pela Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana – Unef. A apresentação acontece no auditório da instituição, a partir das 19 horas.
A produção, que aborda a forma discriminada do descarte do lixo nas ruas de Feira de Santana, servirá como trabalho de conclusão de curso de seus idealizadores. No saguão de entrada da instituição se encontra, desde ontem, uma exposição fotográfica sobre os registros de produção dos estudantes.
Os alunos Diego e Emerson afirmam que este é o ponto mais decisivo, após quatro anos de muita dedicação. “Será o momento de deixar a academia para fincarmos de vez no mercado de trabalho”, salienta Diego. Já para Emerson Azevedo, o documentário será de “extrema” importância para a sociedade feirense.
É com satisfação que o diretor-presidente da Unef, professor Newton Oliveira, conta sobre os dois alunos que, segundo ele, demonstraram interesse e dedicação com a profissão escolhida. “Diego e Emerson são estudantes muito aplicados, já foram nossos estagiários e agora estão prestes a realizar o sonho da profissão”, referenda.
“Ficamos felizes toda vez que percebemos que os nossos ensinamentos ultrapassam o campo da teoria e alcança justamente a prática. Atender à comunidade e se preocupar com as questões ambientais ainda é mais satisfatório”, salienta o diretor.
Por: Williany Brito
(Matéria publicada no dia 28.04.2009 no Jornal Folha do Estado e no site www.unef.edu.br)

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Hoje e amanhã tem Olimpíadas da Diversidade

Aproximadamente 220 para-atletas de Feira de Santana, Salvador e Camaçari participarão hoje e amanhã da segunda edição das Olimpíadas da Diversidade. Eles disputarão medalhas em dez modalidades. O evento, que está sendo realizado pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Esporte Lazer, acontece no Complexo Esportivo Oyama Pinto, na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e na Fazenda do Menor de Feira de Santana.
A abertura oficial, hoje, no Complexo Esportivo, acontece às 9 horas, com a apresentação do grupo de dança da Apae-Feira, Caespe-Feira e Aabane-Salvador. Às 10h30 começa o jogo de basquetebol com cadeirantes, logo depois a partida de futsal com deficientes visuais.
Às 14 horas, na Uefs, tem início a competição de natação (25 e 50 metros livre) para deficientes auditivos, físico, mental ou visual. No mesmo horário, os deficientes visuais disputam no xadrez e no dominó.
Já amanhã, na Famfs, as competições começam às 8h30 com o atletismo, onde deficientes audiovisuais, físicos, mentais ou visuais participam da corrida, arremesso de peso, lançamento de pelota, salto em distância, corrida de cadeirantes e triciclos disputam. Acontece, também, futsal para deficientes mentais e handebol para deficientes mentais. Ao meio-dia acontece o encerramento, com confraternização entre os participantes.
Por: Williany Brito

(Matéria publicada no dia 25.04.2009 no Jornal Folha do Estado)

Torcedores acham que o Flu demonstrou garra no Baianão

São 40 anos à espera do título de campeão baiano, e não foi dessa vez que o Fluminense de Feira conseguiu deixar a torcida totalmente feliz. Mas, de acordo com os torcedores, o tricolor feirense demonstrou determinação e garra nos jogos realizados ao longo do Campeonato Baiano 2009.
“Embora o destino não nos tenha reservado o título, parabéns jogadores e comissão técnica por terem chegado até as semifinais, que há tempo não conseguia”, diz o comerciante Wellington Silva. Ele salienta que o time teve oportunidade de ter chegado à grande final, caso tivesse vencido o primeiro jogo. “Na verdade, a falha do Fluminense foi não ter aproveitado a chance de vencer dentro de casa no primeiro jogo da semifinal”, afirma o torcedor.
Teve caso de torcedores que saíram culpando o juiz pela derrota na partida entre Fluminense e Bahia. Para o capoteiro Geovane de Oliveira, que acompanhou de perto os jogos do time do coração, o Flu teve um ótimo desempenho durante o campeonato. “Reconheço que o meu time lutou, lutou contra seus adversários, contra o bom time do Bahia, lutou contra a cera e o pênalti duvidoso do juiz”, conta Geovane, mas salienta: “O time jogou bem contra o Bahia, na quinta-feira, mas perdeu algumas oportunidades”.
Foto: Mesmo fora da final, os tprcedores reconhecem a garra do Flu
Por: Williany Brito
(Matéria publicada no dia 25.04.2009 no Jornal Folha do Estado)

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Apesar de boa campanha, Flu fica fora das finais

Apesar da excelente campanha em 2009, o Fluminese de Feira não conseguiu avançar para as finais do Campeonato Baiano. O Flu entrou em campo no estádio de Pituaçu, em Salvador, precisando ganhar por uma diferença de 2 gols do Bahia, mas, apesar do esforço da equipe, não conseguiu.
Depois de um bom primeiro tempo, quando a equipe feirense atuava melhor, aos 29 minutos o atacante Ivan Brasão abriu o marcador, trazendo esperanças para a torcida tricolor. Mas a alegria só durou 12 minutos, pois, aos 41, o Bahia empatou com o gol de pênalti convertido por Leo Medeiros e aos 44, ainda do primeiro tempo, o Fluminense teve um jogador expulso e ficou com um atleta a menos.
No segundo tempo a partida estava equilibrada até os 20 minutos, quando o Bahia começou a predominar no jogo, e aos 28 minutos o atacante Nén marcou de cabeça. Já na reta final do jogo, aos 41 minutos, Beto marcou mais um de pênalti acabando de vez com as chances do tricolor feirense avançar para as finais.
O jogo registrou um público pagante de 5.395 expectadores para uma renda de R$ 165.800,00. Na outra semi-final, o Esporte Clube Vitória passou pelo Atlético de Alagoinhas por 3 a 1, com 3 gols de Neto Baiano, que se consolidou artilheiro da competição enquanto Robinho descontou para o Carcará.
Enquanto o Vitória e o Bahia decidem o título, o Touro do Sertão termina o certame em terceiro lugar, se classificando para a Série D do Campeonato Brasileiro.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Tudo pronto para a decisão entre Flu e Bahia

O Fluminense de Feira, terceiro colocado no Campeonato Baiano, vai lutar amanhã para se manter na disputa do título estadual há 40 anos esperado com ansiedade pelo clube e pelos torcedores. Tanto o rival Bahia quanto o Touro do Sertão treinaram duro durante toda a semana para a disputa, que promete ser acirrada.
O jogo entre Fluminense e Bahia está marcado para às 16 horas, no estádio Jóia da Princesa, quando o torcedor faz uma breve pausa no último dia da Micareta para torcer pela vitória de seu clube.
O técnico do tricolor feirense, Nazareno Silva, vinha acompanhando a performance do adversário na Copa do Brasil. Ele assistiu a eliminação do Bahia, na quarta-feira, contra Coritiba. Na sua opinião, o principal objetivo em acompanhar a partida foi para fazer uma análise ainda mais aprofundada quanto a postura tática do adversário.
Bastou a desclassificação na Copa do Brasil para o Bahia acelerar uma “limpeza” em seu elenco. O lateral-direito Juninho, o volante Thiago Carpini, o meia Silas e os atacantes Cadu e Eraldo não fazem mais parte dos planos da comissão técnica para esta temporada.
O lateral Rubens Cardoso, com dores na coxa, é a única dúvida do técnico Alexandre Gallo para definir a equipe. Caso seja vetado, Gallo terá de recorrer à improvisação, já que Ávine, reserva imediato da posição, foi suspenso por cinco jogos pelo Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Baiana de Futebol.
Por: Williany Brito

(Matéria publicada no dia 18.04.2009 no Jornal Folha do Estado)

Brasão: “Preparação física é fundamental nessa reta final”

O elenco do Touro do Sertão realizou, na tarde de ontem, um treino técnico e tático no Jóia da Princesa, onde acontece a primeira partida da semifinal do Campeonato Baiano entre o Fluminense e Bahia. Os jogadores treinaram em ritmo forte com o técnico Nazareno Silva, juntamente com o preparador físico Michel Pinheiro. Um dos destaques do tricolor feirense nas últimas partidas, o atacante Brasão, falou da importância da preparação física na reta final do Baianão.
“Chegamos numa competição sem problemas musculares. É sempre bom aprimorar a parte física através do grande trabalho que o Michel, o Fabrício, toda a comissão vem fazendo com a gente. Acredito que isto será um fator fundamental nesta reta final da competição. Devemos agora contra o Bahia ter a mesma garra, disposição e determinação que tivemos em outros jogos”, comentou Brasão.
O atacante atribui a classificação do Fluminense à organização da diretoria e do elenco. “A diretoria não mediu esforços para trazer jogadores para o time. Eu, por exemplo, sou um deles. Também atribuo a chegada até aqui ao grupo maravilhoso, muito unido, fechado e que está se dedicando ao máximo para conseguir mais esse título para o Fluminense”, diz Brasão.

EXPECTATIVAS
Feliz com a boa fase e em alta com a torcida, o atacante se prepara para o desafio da semifinal do campeonato contra o Esquadrão de Aço. Apesar dos vários elogios da torcida, ele afirma que ainda tem muito que mostrar. “Tenho que mostrar mais meu potencial para os torcedores e conquistar novos. Não quero parar agora, porque eu não conquistei nada, o Fluminense ainda não conquistou. Vamos ter que subir, ainda, alguns degraus, e sei que vamos subir”, acredita o atacante.


Por: Williany Brito


(Matéria publicada no dia 16.04.2009 no Jornal Folha do Estado)

Flu se prepara intensamente para enfrentar o Bahia

A chegada à fase decisiva e os dias sem jogos oficiais fizeram com que o Fluminense de Feira treinasse intensamente para enfrentar o Bahia no primeiro jogo das semifinais do Campeonato Baiano. Ontem, o treinamento aconteceu no Estádio Jóia da Princesa com o objetivo de melhorar as condições de treinamento.
“Os treinos estão sendo mais direcionados para a situação de jogo, pensando no Bahia. Temos que ter um bom aproveitamento durante os 90 minutos de jogo. Os treinos estão sendo mais educativos e específicos em função do posicionamento. Temos que deixar o grupo focado no jogo através do trabalho”, analisa o técnico Nazareno Silva. “Agora tudo é Bahia, tudo que fazemos aqui é pensando no adversário, no que se sabe, no que se conhece dele”, observa.
Hoje e amanhã, o treino do tricolor acontece tanto no Centro de Treinamento como no estádio. Já no sábado, pela manhã, os atletas ainda fazem um treinamento no CT e ficam concentrados à tarde, à espera do primeiro desafio da semifinal do campeonato, que acontece às 16 horas, no Jóia da Princesa.
DÚVIDA
Nazareno poderá ter à sua disposição todos os titulares. A única duvida é o volante Dudu, que está recuperado de uma contusão muscular, mas a sua escalação dependerá do resultado do exame de ressonância. Segundo o preparador físico Michel Pinheiro, o atleta foi submetido a exame e aguarda com ansiedade o resultado, que deve sair hoje. Dudu participou de alguns treinos técnicos, sendo observado pelo médico Richard Moreira. O jogador nada sentiu e a expectativa é quanto o resultado da ressonância.
A definição da equipe provavelmente vai acontecer somente no sábado, e para a partida o torcedor vai conhecer o estreante Cristiano, de 21 anos, que joga no meio de campo. Antes de entrar na equipe, ele atuava no Figueirense, de Santa Catarina, desde 2002.
Cristiano é natural de Feira de Santana e vai ter a oportunidade de jogar pela primeira vez em sua terra natal como jogador profissional. Ele chegou a ser convocado para seleção sub-17 em 2005, passou uma temporada na Itália e defendeu as cores do América Mineiro, retornando para o Figueirense. Através do seu empresário, foi indicado para disputar as semifinais do Campeonato Baiano e com a aprovação de Nazareno, a diretoria fechou contrato com o meia até julho.
“Nazareno me viu jogando várias vezes no campeonato catarinense, o que facilitou a minha vinda para o Fluminense”, conta Cristiano. Segundo ele, as expectativas para entrar em campo são grandes: “Estou treinando intensamente para fazer uma boa atuação e ajudar o time a chegar à final, mas dependo da aprovação do professor Nazareno para entrar em campo. Ele quem decidirá”.
Por: Williany Brito

(Matéria publicada no dia 16.04.2009 no Jornal Folha do Estado)

terça-feira, 14 de abril de 2009

Confirmado: Flu e Bahia jogam neste domingo no Jóia

A data da primeira partida entre o Fluminense e Bahia, válida pela semifinal do Campeonato Baiano, não foi alterada pela Federação Baiana de Futebol. O confronto continua marcado para às 16 horas, do dia 19 de abril, domingo de Micareta, no Estádio Jóia da Princesa. A partida corria o risco de ser antecipada ou adiada em virtude da festa momesca.
De acordo com informações do site oficial do Fluminense, no final da tarde de segunda-feira (13), o diretor de futebol do Fluminense, Jodilton Souza, confirmou que não haverá alteração na data da partida. A última vez que o Fluminense jogou em Feira, em plena Micareta, foi em 2002 pelo Campeonato do Nordeste, quando perdeu de 1 x 0 para o Náutico. Oito mil torcedores estiveram assistindo ao confronto.
Desde a semana passada, a possibilidade estava sendo analisada pelos dirigentes dos clubes, que buscavam alternativas para tentar driblar a concorrência com a festa, principalmente com as questões de segurança. Domingo passado, o presidente do Touro do Sertão, Elmano Portugal, passava a informação de que as possibilidades eram concretas de antecipar a partida do domingo para o sábado.
Entretanto, o gestor de futebol do Bahia, Paulo Carneiro, já adiantava (em Salvador) que o time não jogaria em Feira em virtude do cansaço da equipe, que joga hoje contra o Curitiba, em Curitiba, pela Copa do Brasil. De acordo com as declarações do gestor cedidas para site oficial do Fluminense, os atletas só retornam à Bahia na sexta-feira e seria inviável jogar no sábado, pois a equipe não teria tempo de descansar. Por outro lado, o confronto não poderia ser adiado para a segunda-feira, já que a segunda partida da fase semifinal acontece no dia 22 de abril.
Legenda: Duelo entre Flu e Bahia concorre com a Micareta de Feira de Santana

Por: Williany Brito
(Matéria publicada no dia 15.04.2009 no Jornal Folha do Estado)

sábado, 11 de abril de 2009

Jovem reafirma: “Eu fui ameaçada e sequestrada pelo meu ex-marido"


Com provas em mãos, a jovem Mariana Bittencourt Pinto, 28 anos, esteve na redação do jornal FOLHA DO ESTADO para afirmar ter sido realmente sequestrada pelo ex-marido Luciano Dantas de Queiroz, 34, no dia 1º deste mês. Ela negou todas as declarações que o acusado fez na Delegacia de Conceição da Feira, inclusive a de que eles teriam resolvido se encontrar e ficarem alguns dias fora da cidade. Revelou ainda ter sido agredida logo após o fim do casamento, em novembro do ano passado.
Segundo Mariana, a última agressão física de Luciano aconteceu no dia 22 de novembro do ano passado, quando a manteve durante uma semana na casa onde moravam juntos. Na época, por medo, ela não chegou a denunciar, mas no dia 10 de fevereiro deste ano prestou queixa e revelou as ameaças que ela e a família sofriam, as perseguições e as agressões cometidas pelo ex-companheiro.
“Fui agredida fisicamente com murros, socos e ponta-pés. Até uma barra de ferro ele utilizou para me agredir, causando vários hematomas pelo meu corpo. Ele me manteve com uma faca apontada para o meu pescoço e ainda cortou meu cabelo. Fiquei com bastante medo, sem poder revelar à polícia o que acontecia, pois estava me sentindo completamente ameaçada e coagida”, lembra, salientando que a família era também constantemente ameaçada de morte.
Mesmo após ter prestado a queixa, Mariana conta que as ameaças continuaram. “Tive até que trocar o número do meu telefone por causa das ameaças, mas ele sempre descobria e voltava a me ligar. Ele tentava invadir a casa onde atualmente moro com meus pais. Minha família vivia eternamente com medo”, afirma a vítima, que conta que ele colocava pessoas para vigiá-la.

PROVAS
A Polícia de Conceição da Feira encontrou várias cadernetas na casa do acusado contendo anotações sobre Mariana e explicando os passos da ex-mulher. Em uma delas dizia: “Você não quer me atender, mas não vou desistir. Te quero até o último dia da minha vida. Pensei que eu tivesse valor para você. Não quero nem sonhar que você esteja com outro, você sabe”.
De acordo com as investigações, todas as provas apresentadas pela vítima em entrevista à reportagem da FOLHA DO ESTADO, como: documento do aluguel do carro para o sequestro, fotos que provam as agressões sofridas em novembro e as queixas prestadas por ela, são verdadeiras.
Ainda de acordo com a polícia, Luciano Dantas responde quatro inquéritos: em 1996 e 1997, por tentativa de homicídio; o terceiro foi aberto por ameaça e perseguição à ex-companheira, em fevereiro deste ano, e, agora, por sequestrar Mariana.



O sequestro em detalhes
Mariana Bittencourt contou, com provas em mãos, sobre o que aconteceu do dia 1º a 3 de abril, período que esteve em poder do ex-companheiro Luciano Dantas. No dia anterior ao sequestro, ela diz que percebeu que havia três homens próximos à sua casa, como se o carro deles estivesse quebrado no local. “É como se eles estivessem esperando a oportunidade para atacar”, especula.
Ao voltar do dentista, Mariana diz que foi colocada dentro do carro por três desconhecidos armados, sendo levada para uma estrada de chão. No momento do sequestro, várias pessoas testemunharam e logo acionaram a polícia, que deu início a busca pela localização de Luciano, que, segundo a família, era o principal suspeito.
Mariana conta que, ao chegar na estrada, Luciano estava armado e a colocou dentro de seu carro. “Fui levada para uma pousada, no fundo de um posto, em Riachão do Jacuípe. Nesse tempo, o celular dele tocava e ele negava o sequestro. Percebi que as pessoas estavam atrás de mim”, conta.
Por volta das 20 horas, ela foi levada para a casa de um amigo dele no bairro Santa Mônica, em Feira de Santana. “Sob ameaças, ele me forçou a fingir que estava tudo bem. Como não poderia afirmar qualquer coisa que ele mandasse, se ele dizia toda hora que estava em contato com os três homens, e caso não fizesse o que ele mandava, iria acontecer alguma coisa com minha família?”, questiona a vítima.
Segundo Mariana, no dia 2, ainda na casa do amigo, o acusado permitiu a entrada do tio, que pediu a liberação da jovem. “Ele negou para o próprio tio que não era um sequestro e disse que eu estava lá por minha vontade”, conta. Depois da conversa, disse a vítima que iria entrar em contato com um advogado e que era para ela confirmar a versão dele: “Estávamos saindo sempre, o que acontece é que a família dela não aceitou nosso namoro. Então resolvemos nos encontrar e ficar alguns dias fora”. “Para sair de perto dele, concordei com tudo que Luciano disse”, afirma a vítima.
Ao chegar na delegacia, no dia 3, Luciano contou que não foi um sequestro, mas sim um acordo que eles iriam ficar juntos independentemente da opinião da família. “Isso nunca existiu. Eu tenho 28 anos e sei o que quero da minha vida. Meus familiares nunca intervieram no nosso relacionamento”, diz Mariana. Ela passou mal na delegacia e foi levada a um hospital da cidade, onde terminou confirmando o sequestro.
A Polícia Militar foi chamada para evitar que Luciano deixasse a delegacia, pois a delegada foi ouvir as declarações de Mariana no hospital. Na sala de atendimento de emergência, ela confessou ter sido mantida em cativeiro pelo ex-companheiro.
Luciano Dantas de Queiroz permanece preso, à disposição da Justiça, no Complexo Policial de Feira de Santana.

Por: Williany Brito

(Matéria publicada no dia 11.04.2009 no Jornal Folha do Estado)

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Fluminense não poupa titulares para enfrentar Atlético

Sem perder tempo, o técnico Nazareno Silva já vem preparando, desde segunda-feira, a equipe do Fluminense para enfrentar o Atlético de Alagoinhas, hoje, às 20h30, no estádio Jóia da Princesa. O professor não deve poupar nenhum titular para os dois confrontos restantes da fase classificatória do Campeonato Baiano. Após a classificação antecipada para as semifinais do Baianão, especulou-se, nos meios esportivos, de que atletas como Alemão, Gelvane e Alan Mineiro poderiam ser aproveitados, mas o técnico Nazareno Silva não parece disposto a fazer tantas alterações. "Não pretendo fazer alterações. Se acontecer, será no decorrer do jogo", afirma Nazareno. O mais novo lateral esquerdo do Fluminense, Alemão, estreou na última partida. Ele atuou na metade do segundo tempo, mas teve que sair devido a um corte nos lábios. Mas, segundo o técnico, o jogador pode entrar na partida desta quarta-feira. “Ele não está descartado. No jogo contra o Camaçari, serviu para ele se adaptar ao novo time”, diz Nazareno. Apesar dos 38 pontos e ocupar a terceira colocação, o Touro do Sertão não pode ser mais líder, pois o Vitória tem 12 pontos à frente. Mas ainda pode tomar o segundo lugar do Bahia, que tem 43 pontos. Caso vença os dois jogos e o Bahia perca seus dois compromissos, o tricolor feirense chegaria aos 44 pontos, ultrapassando o time da capital.
Legenda: Alemão estreou na última partida, contra o Camaçari

Por: Williany Brito

(Matéria publicada no dia 08.04.2009 no Jornal Folha do Estado)

terça-feira, 7 de abril de 2009

Nazareno exalta classificação à semifinal do Baianão e Série D

A vitória por 1 a 0 contra o Camaçari domingo, no estádio Armando Oliveira, levou o Fluminense, a duas rodadas de antecedência, para a fase semifinal do Campeonato Baiano 2009. Além disso, o tricolor feirense também é o primeiro clube da Bahia garantido no Brasileiro da Série D, que tem início previsto para o mês de agosto. Feliz, o técnico Nazareno Silva exalta a classificação e diz que a campanha foi positiva.
Com 38 pontos, em terceiro lugar no certame, a equipe baiana já está garantida na competição. O professor Nazareno atribui a boa campanha do tricolor a organização e a disciplina do time. “A formação do grupo e o trabalho desenvolvido foram eficazes. Mas a disciplina e a organização foram fundamentais para chegarmos a essas condições: há sete rodadas sem perder, classificado para semifinal do campeonato e para série D do Brasileiro”, diz o técnico sorridente.
“Eu vi, ao longo da competição, uma equipe que jogou futebol, e uma torcida que nos apoiou, apesar do pequeno número deles no estádio. O torcedor vai a campo esperando uma classificação, uma boa atuação. Sabemos que a performance do time, nos último anos, não foi das melhores.Devido a isso que os torcedores duvidam da capacidade do Fluminense”, reconhece o Nazareno.
Mas, ele acredita que, agora, a torcida vai acreditar, confiar e incentivar a equipe a conquistar o Campeonato Baiano 2009. “Precisamos da torcida. Os torcedores devem estar convicto do potencial do Flu. Só estivemos fora do G4 somente em uma rodada”, salienta o professor.
TREINO
Sem perder tempo, o técnico Nazareno já prepara a equipe para o próximo desafio. Os jogadores que atuaram na partida contra o Camaçari, fizeram um treino regenerativo na academia, com o preparador físico Michel Pinheiro.
Já os que não jogaram, ou que atuaram menos de 45 minutos, fizeram um treinamento com o professor Nazareno, no Centro de Treinamento (CT). O time do Juniores marcaram presença também no treino.
O mais novo lateral esquerdo do Fluminense, Alemão, estreou na última partida. Ele atuou na metade do segundo tempo, mas teve que sair devido a um corte nos lábios. Mas segundo o técnico, Alemão pode jogar na partida de quarta-feira. “Ele não está descartado. No jogo contra o Camaçari, serviu para ele se adaptar ao novo time”, diz Nazareno.
Na próxima rodada, o Touro do Sertão recebe a visita do Atlético de Alagoinhas, amanhã, às 20h30, no Jóia da Princesa.
Por: Williany Brito
(Matéria publicada no dia 07.04.2009 no Jornal Folha do Estado)

sábado, 4 de abril de 2009

Técnico do Flu diz que não fará alterações contra Camaçari

Adiada a classificação para a segunda fase do Campeonato Brasileiro, o Fluminense de Feira se prepara para o próximo desafio fora de casa, neste domingo, no estádio no estádio Armando Oliveira, contra o Camaçari. De acordo com o técnico Nazareno Silva, não haverá mudanças para jogo.
Apensar do empate de 0 a 0 contra o Ipitanga, Nazareno não vê o placar com negatividade. "Vejo que o problema não foi com desempenho dos jogadores do Flu, mas sim atribuo o placar à boa defesa do adversário", diz o técnico. De acordo com ele, os jogadores estavam preparados e se esforçaram do começo ao fim do jogo, mas reconhece: "O time teve várias oportunidades para fazer o gol, principalmente no primeiro tempo".
Agora, o time do Fluminense tem que ir com tudo para cima do Camaçari, que luta contra o rebaixamento. As expectativas do professor Nazareno para a próxima partida é que o time se esforce mais para conseguir se classificar para a segunda fase do certame baiano. "Enquanto a equipe do Camaçari vem em busca de vencer para não cair, o Flu vai em busca logo da classificação", diz o técnico.
Jair; Lê, Tiago, Lima, Renato Melo e Deca; Baiano, Tácio e André Cabeça; Harley e Brasão são os possíveis jogadores que entrarão em campo contra o Camaçari, amanhã, às 16 horas.
TREINO
Os jogadores que não atuaram na partida contra o Camaçari ou jogaram pelo menos 45 minutos treinaram na tarde de ontem, no Centro de Treinamento (CT). Enquanto os titulares apenas fizeram uma corrida. Hoje, o treino, que acontece no Cento de Treinamento, de acordo com o técnico, "será um coletivo curto, somente para definir o time, sem grandes novidades", conta Nazareno. Segundo Nazareno, não haverá mudanças na formação da equipe para o próximo desafio do Touro do Sertão contra o Camaçari, pela 20ª rodada com Baianão. "Se acontecer de haver alterações, será no treino de amanhã (sábado)", conta Nazareno.
Por: Williany Brito

(Matéria publicada no dia 04.04.2009 no Jornal Folha do Estado)

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Lançamento dos cursos de pós-graduação foi um sucesso

O coquetel de lançamento dos cursos de Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Negócios e Comunicação em Mercado, da Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF) foi realizado nesta terça-feira (31), no auditório da instituição. Estiveram presentes coordenadores, professores, alunos, ex-alunos da faculdade e convidados.
O diretor presidente da UNEF, professor Newton Oliveira, demonstrou bastante satisfação com mais esse passo que a faculdade está dando. “Através dos cursos de graduação, pós-graduação e extensão, a instituição mantém o compromisso que traçou desde a sua fundação: colaborar com o desenvolvimento da sociedade, formando profissionais e estimulando a cidadania”, afirma o diretor.
Todos destacaram a importância dos cursos de pós-graduação para a sociedade feirense. O Professor Thiago Oliveira, coordenador do Núcleo de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão (NUPPEX) da UNEF, em seu discurso, diz que os cursos escolhidos são excelentes oportunidades para a carreira acadêmica e profissional do individuo. “O estudante não pode ficar preso à graduação. Ele tem que avançar seu nível intelectual, reciclando, ampliando e aprimorando seus conhecimentos”, salienta o coordenador.
Além dos cursos, a coordenadora de pós-graduação presencial da UNEF, professora mestra Aline Fonseca, apresentou a estrutura do programa dos cursos: equipe de professores mestres, doutores e especialistas, matriz curricular e diferencial. A coordenadora pontuou algumas vantagens que o estudante tem em fazer uma pós na UNEF: "A participação em uma pós-graduação permite ao novo profissional novas relações em sua rede de contatos, projeção profissional e, a cima de tudo, a oportunidade de ampliar sua área de atuação”.

CURSOS
Com aulas 100% presenciais, os cursos de Gestão Estratégica de Negócios como Comunicação em Mercado tem carga horária de 360 horas, e é direcionado aos graduados (bacharel licenciado e tecnólogo) e aos graduandos que estejam cursando o 7º ou 8º semestre de qualquer Instituições de Ensino Superior (IES).
O curso de pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios tem como objetivo formar profissionais das diferentes áreas de conhecimento, entendendo a importância do planejamento, da criatividade, da percepção das tendências do mercado e do empreendedorismo, na construção de ações estratégicas que garantam o sucesso dos negócios frente aos desafios atuais. O curso, ainda, habilita o individuo a atuar no ensino superior.
Já o curso de Comunicação em Mercado tem como meta formar profissionais especializados que tenham uma visão ampla para atuar em departamentos e empresas de comunicação, a fim de influenciar os processos de comunicações no mundo dos negócios. A pós permite uma percepção das variáveis do mercado, além de fornecer ferramentas para elaborar diagnósticos e estratégias com bases nas teorias que envolvem o mercado e a comunicação e habilitar para atuar no ensino superior.
Por: Williany Brito
(Matéria publicada nos informativos da UNEF e no Jornal Folha do Estado, dia 03.04.2009 )

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Flu com dúvidas sobre o Ipitanga

O Fluminense de Feira, que abriu sete pontos de vantagem diante do Vitória da Conquista, pode garantir a vaga para as semifinais do Baianão 2009, hoje à noite, contra o time do Ipitanga, que ocupa a sétima posição na competição. O técnico Nazareno Silva e sua equipe estão confiantes quanto à classificação, e treinam com a mesma intensidade do começo do Campeonato.
“Temos que ter a mesma seriedade e simplicidade dos outros jogos e fazer valer a pena os esforços da equipe”, diz Nazareno, avisando: “Eles precisam jogar com decisão. Todos têm que ter o mesmo gás, ter a mesma pegada que tiveram contra o Bahia e o Vitória”.
As expectativas do técnico continuam as mesmas: “As perspectivas são boas. Espero que os jogadores tenham bom desempenho como nos outros jogos. Estamos treinando para isso”. Segundo Nazareno, o tricolor precisa do apoio da torcida e aproveitar a “boa fase e a moral alta”.

DÚVIDAS
Para próximo desafio, o Flu não vai contar com o lateral direito Chiquinho, que recebeu o terceiro cartão amarelo. Entretanto, conta com o goleiro Jair. As únicas dúvidas do professor Nazareno são: na lateral direita (entre Lê e Lima) e no meio-campo (entre Galego e Baiano). Dudu continua entregue ao Departamento Médico do clube, devido a uma contusão na coxa.
O treino de ontem à tarde, no Centro de Treinamento (CT), foi tranquilo. “Um coletivo curto, somente para definir o time”, conta Nazareno.
O Fluminense somou até agora 34 pontos na tabela de classificação da Competição. Caso consiga vencer a partida de hoje, no estádio Jóia da Princesa, fica próximo de conseguir a classificação para a Série D do Campeonato Brasileiro. Caso o Feirense vença o Bode em Vitória da Conquista, o Flu será o primeiro time do Estado a se classificar na recente série criada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Por: Williany Brito

(Matéria publicada no dia 02.04.2009 no Jornal Folha do Estado)

Flu ganha lateral esquerdo e espera meia-atacante

Deivison Ferreira Santos, conhecido como Alemão, é o mais novo lateral esquerdo do Fluminense de Feira. Vindo do Uberlândia, time mineiro que disputa a vaga na série D do Brasileiro, veio com intuito de “complementar o grupo”, segundo o técnico Nazareno Silva.
O atleta chegou ontem de Minas Gerais para ajudar o time a se classificar para série D do Campeonato Brasileiro. “Bom mesmo é entrar numa equipe que tenta se classificar e não na que luta contra o rebaixamento”, diz o jogador sorrindo. Segundo ele, a busca por um lugar no time titular é seu objetivo. Mas ele vai esperar a decisão do professor Nazareno: “Na próxima partida eu não jogo, mas vou treinar para atuar na partida contra o Camaçari, sábado", afirma o jogador.
Nazareno adiantou que a contratação do lateral Alemão não é a única. De acordo com ele, ainda é aguardada a chegada de um meia-atacante, que vem da região sul do país. “Só estamos aguardando a decisão do outro clube. Amanhã (hoje) saberemos a disposição do jogador”, adianta o técnico.
Por: Williany Brito
(Matéria publicada no dia 02.04.2009 no Jornal Folha do Estado)