segunda-feira, 14 de novembro de 2011

“Sem Noção”: Luso-Brasileiro é palco de gravações de quadro do Esporte Espetacular

O estádio Luso-Brasileiro recebeu, na manhã deste sábado (12), os atores Felipe Neto e Fábio Nunes para gravação do quadro de humor “Sem Noção”, do “Esporte Espetacular", programa da rede Globo.

Se você não consegue ficar longe da internet, redes sociais e sites de vídeos, já ouviu falar em Felipe Neto. O ator e blogueiro, fenômeno na web, estreou em maio deste ano o quadro. Quem divide a cena com ele é o ator Fábio Nunes. Os dois fazem pequenas cenas divertidas sobre o mundo esportivo.

Por Williany Brito
Publicada pela Assessoria de Comunicação da Portuguesa Rio, no dia 12.11.2011

Futmesa: Portuguesa disputa Campeonato Brasileiro Individual em Recife


A Portuguesa Rio vai disputar o XXVIII Campeonato Brasileiro Individual em Recife, capital pernambucana. O evento, organizado pela Confederação Brasileira de Futebol de Mesa - CBFM, será realizado entre os dias 12 e 14 deste mês. Segundo o diretor do Departamento de Futmesa, Pedro Carlos de Oliveira, os atletas treinaram bastante para mais esse debate.

O presidente da Portuguesa, João Rego, se diz satisfeito com o desempenho do Departamento e dos atletas. “Parabenizo a todos que contribuem para levar o nome da Portuguesa não só para todo estado do Rio, mas, também, para outras cidades do Brasil”, disse o presidente.

O Recife Praia Hotel, na praia de Boa viagem, foi o local escolhido para o evento. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 2122-1100.

Por Williany Brito
Publicada pela Assessoria de Comunicação da Portuguesa Rio, no dia 10.11.2011

Sub 17: Portuguesa conquista Copa Fiocruz

A equipe Sub 17 da Portuguesa Rio conquistou o título de campeã da Copa Fiocruz. A Lusa, que ficou invicta durante toda competição, empatou por 2 a 2 com o Real Maré no tempo normal, com os gols de Luiz e Euller. A disputa só foi decidida nos pênaltis, com vitória por 2 a 0 para a Zebra da Ilha. O jogo foi nesta quinta-feira (10), na Fundação Oswaldo Cruz.

O goleiro Jardel foi considerado o melhor da competição e Leonardo fez cinco gols, sagrando-se artilheiro da Copa.
Foto - Comissão técnica: Rodrigo Leal (técnico), Sandro Noron (treinador de goleiro),
Jorge Vidal (preparador físico) e Marcelo Barros (vice presidente de Futebol Amador)


Por Williany Brito
Publicada pela Assessoria de Comunicação da Portuguesa Rio, no dia 10.11.2011

Futmesa: Atleta da Lusa conquista Estadual Liso e Livre

Desde 1991, a Portuguesa Rio vem participando de campeonatos dentro e fora do Rio de Janeiro, nas categorias juvenil, júnior, especial, sênior e master. Desde então, o Clube vem colecionando títulos. O atleta Alenio Cheble foi destaque nas duas últimas competições: campeão Estadual Liso, no dia 15 de outubro (na sede do C.R.Vasco da Gama), e conquistou o Estadual Livre, no dia 29 do mesmo mês (na sede da AAP).

Alenio Cheble, que retornou em 2006 a pedido do diretor do Departamento de Futmesa, Pedro Carlos, conquistou os seguintes títulos: Estadual Ouro Livre (2006, 2010 e 2011); Estadual Ouro Liso (2009 e 2011); Estadual Livre Equipes (2007,2008,2009 e 2010); Taça Guanabara Ouro Liso (2011); Taça Guanabara Ouro Livre (2009 e 2010); Copa Rio Ouro Liso (2008); Copa Rio Ouro Livre (2010 e 2011); Copa da Federação Ouro Livre (2008, 2010 e 2011); Centro Sul Prata Livre (2010); Brasileiro de Clubes Livre (2009); e Brasileiro Individual Liso (2010)

“Parabéns Alenio por suas conquistas e por você treinar os novatos e até mesmo os veteranos da Portuguesa. Graças ao seu desempenho e espírito de companheirismo, temos apenas a lhe dizer: muito obrigado pelo atleta e pessoa que você é”, disse o diretor do Departamento, Pedro Carlos.

Os apaixonados pelo esporte, podem acessar o blog oficial do futmesa da Lusa (www.futmesaportuguesacarioca.blogspot.com ) e ficar por dentro das principais notícias do esporte.

Como participar - Quem desejar entrar para equipe da Lusa, basta ir ao Departamento de Futmesa da Associação Atlética Portuguesa, às terças e quintas-feiras, a partir das 18 horas. Pode, também, entrar em contato pelo 9147-6055 (falar diretamente com o diretor Pedro Carlos).

Por Williany Brito
Publicada pela Assessoria de Comunicação da Portuguesa Rio, no dia 10.11.2011

Juvenil da Lusa vai disputar a SC Cup


A equipe Juvenil da Portuguesa Rio está no grupo E do SC Cup, que vai para a sua 11ª edição desde o lançamento em 1998. A competição acontece nas cidades catarinenses de Imbituba e Garopaba, ambas de Santa Catarina, entre os dias 2 e 10 de dezembro. Voltada para atletas de com idade até 16 anos, o torneio é um dos mais importantes para a categoria juvenil no Brasil, reunindo times de todo o país.

Este ano a competição reunirá 32 clubes, de oito estados, sendo eles: Internacional, Fragata, Grêmio, Caxias, Juventude e Nova Hamburgo (de Porto alegre), Avaí, Figueirense, Triunfo, Criciúma, Paes Leme e Imbituba (de Santa Catarina), Atlético Paranaense, Coritiba e Paraná (de Paraná), Guarani, Ponte Preta, Audax, Desportivo Brasil, União Suzano, Corinthians, Grêmio Barueri, Grêmio Osasco e Grêmio Mauense (de São Paulo), Volta Redonda, Botafogo, Fluminense e Portuguesa (do Rio de Janeiro), Bahia e Vitória (da Bahia), F10 Brasil (de Mato Grosso) e Rondoniense (de Rondônia).

A Lusa fará parte do grupo E junto com Guarani, Fragata e Curitiba. Os jogos da primeira fase da Zebra da Ilha acontecem no Estádio do Gramense Garopaba, dos dias 2 a 4 de dezembro.

SC CUP tem por objetivo suprir a carência de um evento desta categoria no calendário nacional. Reunindo grandes equipes do cenário nacional, a competição destaca-se pela qualidade técnica, grande recepção e infraestrutura que oferece aos clubes.

O vice presidente de Futebol Amador da Portuguesa, Marcelo Barros, falou sobre a importância da participação da equipe na competição. “Acredito que a participação da Lusa na SC Cup 2011 será um aperfeiçoamento para categoria juvenil na formação da equipe que começará o carioca 2012. Essa experiência fará com que atletas e comissão vejam outras formas de jogar”, frisa Marcelo.

Seleção de jogadores - A comissão técnica já iniciou o processo de avaliação dos jogadores que irão disputar a competição. Dos 25 selecionados, 19 viajam para Santana Catarina. A preferência é para os que atuam em diversas posições, que são, como ressaltou o técnico Rodrigo Leal, “polivalentes”. Os demais atletas, que não estiverem na listagem, vão ficar treinando até o recesso do fim de ano.

Por Williany Brito
Publicada pela Assessoria de Comunicação da Portuguesa Rio, no dia 27.10.2011

Associação Atlética Portuguesa marca presença em evento da ADVRJ

A Associação Atlética Portuguesa (AAP) Rio, através do seu presidente João Rêgo, marcou presença no Happy Hour Empresarial da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVRJ), onde homenageou Luiz Antonio Guaraná (foto), secretário chefe do gabinete do prefeito Eduardo Paes. O evento foi realizando na noite desta segunda-feira (24), no restaurante Symbol.

Dentre os convidados, esteve presente no local o presidente da Cedae, Wagner Victer, e a secretária de Estado de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, Márcia Lins, que prestam total apoio as atividades desenvolvidas na Portuguesa. Em meio a homenagem ao secretário de gabinete, Wagner salientou a importância da ajuda do Governo para a Portuguesa.

O presidente da Lusa agradeceu o convite e o apoio das autoridades. “Fico lisonjeado por ter feito parte desse evento que proporcionou uma noite agradável e produtiva aos convidados. Promoveu uma consistente rede de relacionamentos, destacando uma das principais lideranças do estado”, disse João Rêgo com relação ao homenageado da noite.

“Ao presidente da Cedae, deixo minha estima de agradecimentos e a Márcia Lins agradecimentos pela atenção que deu a Portuguesa quando firmou a doação de 2 mil cadeiras do Maracanã ao estádio Luso-Brasileiro ”, completou.





Por Williany Brito
Publicada pela Assessoria de Comunicação da Portuguesa Rio, no dia 25.10.2011

Jogador americano faz intercambio na Portuguesa Rio

Comum entre alguns clubes europeus, o intercâmbio de jogadores das categorias de base também existe no Brasil, e quem já aderiu à prática foi a Portuguesa Rio. A Lusa recebeu, recentemente, o meia atacante True Tamplim , 16, do estado da Califórnia (nos Estados Unidos). A pretensão é que ele permaneça na Lusa por dois meses.

True, que atuava no Los Angeles Galaxy, fez sua estreia com vitória (7 a 0) pela Copa FioCruz – sub 17, na última quinta-feira (20). O garoto não esconde sua satisfação em jogar no Brasil. “O futebol daqui é diferenciado. Os garotos são mais fortes, mais habilidosos, divertidos e unidos, como uma verdadeira família. Ainda tem a cultura, a temperatura, as praias”, conta o jogador, que aos 4 anos já revelava sua paixão pelo futebol.

O atleta afirma gostaria de permanecer na Portuguesa por mais tempo, pelo menos até a Copa Santa Cataria (SC CUP), que será realizada de 1º a 10 de dezembro.

Segundo o presidente da Portuguesa, João Rêgo, essa é uma oportunidade única, em termos culturais e de capacitação, concedida a jovens em fase inicial de carreira que pretendam aprimorar suas habilidades. “Espero que o Clube esteja oferecendo a ele a oportunidade de conhecer o futebol e uma cultura bem diferente do seu país de origem. Sua estadia será curta, mas a Portuguesa estará sempre de portas abertas”, salientou o presidente.

Por Williany Brito
Publicada pela Assessoria de Comunicação da Portuguesa Rio, no dia 22.10.2011

Presidente é homenageado pela Polícia Militar

O presidente da Associação Atlética Portuguesa, João Rêgo, recebeu o diploma “Amigo do Batalhão” e uma placa de homenagem do 17º Batalhão de Polícia Militar, no início do mês de setembro. Esse é um reconhecimento do órgão às ações de apoio ao trabalho da Portuguesa em conjunto com a Unidade, contribuindo para a melhoria da segurança pública da Ilha do Governador.

- É uma honra receber essa homenagem de um órgão tão respeitável e que luta em prol da segurança da nossa região. Para nós da Portuguesa, foi um prazer tê-lo (ex comandante Antonio Marcos Netto dos Santos) – disse o presidente se referindo a transferência do comandante para outra Unidade.

O 17º Batalhão já tem um novo dirigente, o comandante Volnei Dias Ferreira.

- Estamos de portas abertas para um trabalho conjunto com a Polícia Militar nas ações que nos forem solicitadas, como já vinha antes com o ex comandante Antonio Marcos. Seja bem vindo - salientou o presidente da Lusa.

Por Williany Brito
Publicada pela Assessoria de Comunicação da Portuguesa Rio, no dia 14.10.2011

50 anos de história do Estádio da Portuguesa, antigo Hipódromo da Guanabara

A construção do monumental estádio da Associação Atlética Portuguesa completou, no dia 6 de agosto de 2011, 50 anos. Só que, originalmente, o espaço funcionou como um hipódromo, o Jockey Club Guanabara, iniciativa do industrial Peixoto de Castro, erguido pela Construtora Montenegro sob encomenda da Companhia Imobiliária Santa Cruz, da família Valentim Bouças.


Um decreto do então Presidente Jânio Quadros limitou as corridas de cavalo aos sábados e domingos - e o turfe nacional entrou em crise. Assim, o Jockey Club Guanabara não suportou a pressão e fechou as portas. Em 1964, a Associação Atlética Portuguesa - fundada bem antes, em 17 de dezembro de 1924 - comprou toda a área, transformada no estádio Luso-Brasileiro. A inauguração foi em 2 de outubro de 1965, com um jogo entre a Portuguesa e o Vasco, assistido por 8.565 pagantes.

Com seus aproximados 16 mil sócios e dependentes, a Portuguesa tem como atual Presidente João Rêgo, que assumiu em 18 de março de 2011, após 10 anos de gestão do ex-Presidente Antônio Augusto de Abreu. João Rêgo acompanha o desenvolvimento do clube desde 1968. Ele diz ser mais um apaixonado pela “moldura futurística das arquibancadas”:

- É um prazer administrar um clube que está sempre em crescimento. É com planejamento que vamos investir em infraestrutura, para torná-lo ainda mais atrativo. A nova gestão vem trabalhando para proporcionar o que há de melhor aos associados - disse o presidente.

Em 2005, com o fechamento do Maracanã para adequá-lo às necessidades dos Jogos Pan-Americanos, que seria sediado em 2007 no Rio de Janeiro, surgiu a necessidade des
se achar uma nova casa para que o Botafogo e o Flamengo pudessem sediar seus jogos. Dessa forma, o Estádio Luso-Brasileiro - também conhecido c
omo Estádio dos Ventos Uivantes, devido às ventanias que ocorrem no local - foi transformado na Arena Petrobras (foto), numa iniciativa dos clubes, do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da estatal petrolífera. Após a reforma das dependências, com a instalação das estruturas tubulares em torno do campo - elevando a capacidade para 30 mil torcedores -, o novo estádio pôde ser casa temporária desses dois times.

O Estádio Luso-Brasileiro foi transformado na Arena Petrobras

PALETÓ: TRAJE OBRIGATÓRIO

O historiador insulano Jaime Moraes - criador do excelente fotolog.terra.com.br/ilhadogovernador disse ao Jornal GOLFINHO que, muito antes de ser ocupada por um hipódromo e mais tarde pela construção de conjuntos residenciais, a região da Portuguesa era chamada de Areal. Caminhões e carros de boi vinham de diferentes pontos da Ilha, em busca da areia para as novas construções:

- No local havia também uma nascente, que abastecia alguns poucos carros-pipas - lembra Jaime. Para a construção do hipódromo, afirma Jaime, “a região, que ia desde a Estrada do Galeão até as praias dos Gaegos e Dendê, foi totalmente aplainada, restando apenas poucas elevações junto à região ocupada atualmente pelo conjunto residencial Village da Ilha”.
Jaime explica que a construção do hipódromo levou dois anos: “Suas arquibancadas, que até hoje surpreendem pelo tamanho e formas arrojadas, eram capazes de acomodar até 8 mil espectadores - mas desde que trajassem paletó”:

- A pista alcançava a área hoje ocupada por conjuntos residenciais, enquanto que as cavalariças situavam-se junto à nascente dágua, atualmente parte do conjunto Village da Ilha.
A historiadora insulana Cybelle de Ipanema, presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Estado do Rio de Janeiro, acredita que a época do hipódromo e das corridas de cavalo tenha deixado outras marcas na Ilha do Governador, além do atual estádio:

- Existe um prédio de três andares, muito antigo, na Estrada do Galeão, número 2.265, que se chama Edifício Turfista. Será uma simples coincidência? - pergunta Cybelle.

Por Williany Brito e Alzir Rabelo (Editor do jornal Golfinho)


Juniores: Lusa encerra participação no OPG

Pela última rodada da fase classificatória do Torneio Octávio Pinto Guimarães (OPG) Junior, a Portuguesa da Ilha perdeu para o Macaé por 2 a 1, no último sábado (8), no estádio Luso Brasileiro, na Ilha do Governador. O gol da Lusa, que encerrou a sua participação na competição, foi de Ronan.


Por Williany Brito
Foto: Papo Esportivo
Publicada pela Assessoria de Comunicação da Portuguesa Rio, no dia 10.10.2011

Profissional: Série B começa no dia 4 de fevereiro

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro - FFERJ - promoveu o primeiro arbitral referente à disputa do Campeonato Estadual de Futebol Profissional da Série B 2012. Em evento realizado na sexta-feira (30/9), foi feita a confirmação da participação de 22 equipes, o sorteio na composição dos times em dois grupos e o anúncio do início da competição, previsto para o dia 04 de fevereiro.

A Portuguesa está no Grupo B, juntamente com Goytacaz, São João da Barra, Juventus, Estácio de Sá, Cabofriense, America, Angra dos Reis, , Sendas Esporte, CFZ do Rio e Sampaio Corrêa. Já no e no grupo A estão Rio Branco, Carapebus, Ceres, Teresópolis, Quissamã, Mesquita, Barra Mansa, São Cristovão, Artsul, Tigres do Brasil e Serra Macaense.

No próximo arbitral, ainda sem data definida, haverá o sorteio dos jogos da tabela. Segundo o Diretor de Competições da entidade, Marcelo Vianna, está mantido para 2011 o mesmo regulamento aplicado em 2011.

Por Williany Brito
Publicada pela Assessoria de Comunicação da Portuguesa Rio, no dia 05.10.2011

Equipe Sub 15 da Portuguesa Rio comemora o título Carioca


Jogo 1
Portuguesa 1 x 0 América
Domingo (25/09), no Estádio Luso-Brasileiro

Jogo 2
América 3 x 2 Portuguesa
(Venceu nos pênaltis / América 2 x 4 Portuguesa )
Domingo (02/10), no Estádio Edson Passos


Por Williany Brito
Publicada pela Assessoria de Comunicação da Portuguesa Rio, no dia 04.10.2011

Lusa enfrenta o Macaé na sua última participação no OPG

Falta somente uma rodada para o final do returno do Torneio Otávio Pinto Guimarães (OPG), e a equipe de juniores da Portuguesa Rio já não tem mais chance de se classificar para a segunda fase. Isso porque, de acordo com o regulamento da competição, só se classificam para essa etapa as duas melhores associações de cada Grupo (A, B, C e D).

Até agora, a Lusa fez sete jogos, dois empates e cinco derrotas. A última disputa foi contra o Madureira, nesta quarta-feira (28), no estádio Luso-Brasileiro. A Portuguesa empatou por 2 a 2.

A última participação da Portuguesa na competição será contra o Macaé, no dia 8 de outubro, no Luso-Brasileiro.

Por Williany Brito
Publicada pela Assessoria de Comunicação da Portuguesa Rio, no dia 29.09.2011

Especial Infantil: Lusa sai com vantagem na primeira final do Carioca

A equipe da Portuguesa Rio se deu bem no primeiro jogo da final do Campeonato Carioca Especial Infantil. Neste domingo (25), venceu o América Rio pelo placar de 1 a 0, no Estádio Luso-Brasileiro. Com bom desempenho ao longo da competição, a Zebra da Ilha possui grandes possibilidades de levantar a taça.

Em um primeiro tempo cheio de oportunidades de gol, a Portuguesa mostrou muita vontade de vencer e conseguiu o resultado positivo diante do América-RJ. Foi nos acréscimo que a Lusa obteve o gol da vitória, através
do atacante Pitbull.

Já a segunda etapa foi marcada por muitos erros. Automaticamente, poucas chances de gol foram criadas. Apesar do bom desempenho do adversário, os meninos da Lusa conseguiram segurar o placar, levando do resultado de 1 a 0 a vantagem para o confronto final, que será no próximo domingo (2), às 9 horas, no Estádio Edson Passos.

Ao término da partida, o técnico Rodrigo Leal agradeceu os garotos pelo bom desempenho ao longo do campeonato. “Estou feliz pela performance de vocês em campo. Batalhamos muito para estarmos aqui. Passamos por sol, chuva, calor, vento. O que é nosso vai estar lá, no domingo que vem. Essa semana é nossa, e vamos agir com determinação”, disse o comandante do infantil.


Por Williany Brito
Publicada pela Assessoria de Comunicação da Portuguesa Rio, no dia 28.09.2011

Futsal: Equipe sub 11 da Portuguesa conquista título Torneio Início

A equipe de futsal (sub 11) da Portuguesa Rio deixou sua torcida mais contente após conquistar o título de Campeã do Torneio Início. Os meninos da Lusa venceram a equipe do Madureira EC pelo placar de 3 a 2. Os gols foram marcados por Jonanthan, Pedro Mello e Matheus Rocha.

Para o presidente da Associação Atlética Portuguesa (AAP), João Rego, esse é o início de uma nova era para a equipe de futsal da Portuguesa. “Esses meninos, tanto da equipe de quadra como o de campo, estão nos dando muitas alegrias. Parabéns a todos. O grupo é um orgulho para o Clube”, salientou o presidente.

A final foi no dia 10 de setembro, no Ginásio do Madureira AC.



Por Williany Brito
Publicada pela Assessoria de Comunicação da Portuguesa Rio, no dia 21.09.2011

Grupo Tradição: Atletas de fim de semana fazem da atividade encontro de amigos


Numa cidade como o Rio de Janeiro, a vida é acelerada, com pouco tempo para o lazer e o esporte. Mas no final de semana, o emprego e o estresse urbano ficam de lado. É aí que entra em cena os atletas amadores do Grupo Tradição, que desde 1969 reúne amigos para “bater uma pelada”.

Antes de chegar até a Associação Atlética Portuguesa (AAP) Rio, o Grupo Tradição passou por diversos locais da Ilha do Governador. O primeiro, foi a quadra do INSS dos Bancários. Depois, os jogos começaram a ser realizados no Clube do Cocotá, em 1975. Quatorze anos depois, foi transferido para Jequiá, no Zumbi,
onde passou somente dois anos. Em 1991, começaram a jogar no Corredor Esportivo.

No mesmo ano, um dos jogadores da época, Paulo Tijuca, foi a até a sede da Portuguesa pleitear um espaço para realização das partidas de futebol aos sábado. Com sucesso, há 20 anos os atletas de fim de semana fazem da atividade encontro de amigos no Clube.

O Grupo é formado, atualmente, por 34 componentes. Para fazer parte dessa equipe, basta ser sócio, e procurar a diretoria aos sábados, às 9 horas. “Não importa a faixa etária. O importante é se divertir”, avisa Afonso de Sousa, um dos diretores do Grupo. “Fazemos churrasco na última semana de cada mês para os participantes e seus familiares. Comemoramos todas as datas festivas. É muito animado”, salientou.



Gilson e Antonio Amadeu são apaixonados pelo Tradição (à esq) / Diretoria do Grupo: Laedison Cerino, Afonso de Sousa , Emmanuete de Sá



Por Williany Brito
Publicada pela Assessoria de Comunicação da Portuguesa Rio, no dia 16.09.2011

terça-feira, 13 de setembro de 2011

OPG: Técnico reconhece empenho da Lusa

Evidentemente, ver a equipe de juniores da Portuguesa ser derrotado por 3 a 1 para o Macaé, no último sábado (10.09), não deixou o técnico Armênio Moura feliz. Contudo, mesmo chateado com o resultado, o treinador reconheceu que o time se empenhou muito para buscar a vitória no decorrer da partida, válida pela 5ª rodada da primeira fase do torneio Otávio Pinto Guimarães (OPG).

Ciente de que a equipe tem potencial, Moura tem plena convicção de que as vitórias virão acontecer na segunda fase, que se inicia neste sábado (17). Para isto, basta manter o trabalho sério que vem sendo realizado no clube.

"Estou chateado, mas infelizmente as derrotas estão acontecendo. Eles (jogadores) tentaram, não querem perder. Eu tenho que continuar trabalhando, que daqui a pouco a bola entra”, disse o comandante Lusitano.

De acordo com Moura, tem alguns detalhes para consertar. “Com a evolução do trabalho, agente acredita que vai haver essa melhora, que vem a médio longo prazo”, acredita Armênio. A expectativa, segundo ele, é que os acertos serão superiores na segunda fase da competição. “Vamos tentar não errar”, ressaltou o técnico.

O próximo desafio da Zebra da Ilha será contra o Artsul. A partida está marcada para às 13 horas, deste sábado, no estádio Claudio Moacyr, em Macaé.


Por Williany Brito
Publicada pela Assessoria de Comunicação da Portuguesa Rio, no dia 11.09.2011.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Lusa reforça treinos para encarar o Macaé

A equipe de juniores da Portuguesa Rio vem se preparando desde a semana passada para o importante confronto com o Macaé, neste sábado (10), às 13 horas, no estádio Cláudio Moacyr, em Macaé. O técnico Armênio Moura trabalhou a parte física, técnica e tática para que o time possa “evoluir” ainda na primeira fase do torneio Otávio Pinto Guimarães (OPG).

O técnico admite que o jogo, válido pela 5ª rodada da competição, não vai ser nada fácil: “O Macaé é um time de primeira divisão e vem fazendo uma excelente atuação na divisão de base. Mas, a semana de treinos com os garotos da Lusa está sendo muito proveitosa. Vamos dar continuidade ao nosso trabalho e se recuperar“, afirma o professor.

De acordo com ele, possíveis mudanças podem ocorrer no time. “Estamos avaliando, observando cada jogador para, quem sabe, fazer mudanças. Está sendo ótimo trabalhar com a Portuguesa. O grupo é interessado nas atividades. Vejo força de vontade”, revelou Armênio.

No último desafio da Portuguesa, no dia 31 de agosto, o Madureira venceu por 3 a 0. A Lusa está em 5º lugar do Grupo B, com um ponto. A partida contra o Macaé fecha a 5ª rodada do torneio.

Por Williany Brito
Publicada pela Assessoria de Comunicação da Portuguesa Rio, no dia 08.09.2011.

Túlio é homenageado pela diretoria da Portuguesa

O Luso-Brasileiro recebeu, no feriado de 7 de setembro, o duelo entre Bonsucesso e Resende. Túlio Maravilha, que continua em busca do milésimo gol, jogou a sua primeira partida oficial com a camisa 969 do Bonsuça, número que representa a quantidade de gols feitos em sua carreira. O jogador recebeu das mãos do presidente da Associação Atlética Portuguesa (AAP) Rio, João Rêgo, uma placa de homenagem e a camisa da Lusa.
- Para nós da Portuguesa, é uma honra receber um jogador que já é um destaque desde 1989. Túlio é um grande jogador com qualidade tremenda. A vida dele é marcada pela personalidade de atleta e pela qualidade do futebol que sempre apresentou – disse o presidente.

O caminho, segundo Túlio, ainda é longo para chegar ao tão sonhado milésimo gol, mas aos poucos vai trabalhar para alcançar o seu objetivo. O jogador de 42 anos acertou com o Bonsucesso, tradicional equipe carioca, para disputar a Copa Rio. Túlio começou a jogar em 1987 pelo Goiás. Dois anos depois, chamou a atenção ao ser artilheiro do Campeonato Brasileiro de 89. Chegou ao Botafogo em 94, no qual foi peça decisiva para o clube conquistar o Brasileirão de 95.

O Bonsucesso empatou por 1 a 1 com o Resende, na tarde desta quarta-feira (7), no estádio Luso-Brasileiro.

Por Williany Brito
Publicada pela Assessoria de Comunicação da Portuguesa Rio, no dia 07.09.2011.

444 anos da Ilha é comemorado com muito samba na Portuguesa

Para homenagear a Ilha do Governador pelos seus 444 anos, comemorados nesta segunda-feira (5), a Associação Atlética Portuguesa (AAP) Rio e a escola de samba União reuniram centenas de pessoas na quadra do Clube para cantar parabéns para o bairro. O evento foi no último domingo (4), durante as eliminatórias dos sambas-enredo 2012.

O presidente da União da Ilha, Ney Filardi, destacou pontos positivos do bairro. Além de oferecer uma escola de samba, a Ilha do Governador tem o Luso-brasileiro, estádio da Portuguesa. “O time vem crescendo com o presidente, João Rego, e ainda vai dar vôos muito altos”, acredita Ney, que ofereceu o primeiro pedaço do bolo ao presidente do Clube.


A festa ficou por conta dos músicos, passistas e, é claro, do público. “Parabéns a todos que ajudaram e ajudam a cada dia a nossa Ilha crescer. A festa foi linda e animada”, disse a professora Paula Maria Bernardes.

Por Williany Brito
Publicada pela Assessoria de Comunicação da Portuguesa Rio, no dia 04.09.2011.

Lusa recebe “João Sorrisão” e União da Ilha para gravação de programa da Tv Globo

A Associação Atlética Portuguesa (AAP) Rio foi cenário, novamente, de gravações. Desta vez, a equipe de jornalismo do Esporte Espetacular (Tv Globo) esteve nas dependências do clube para gravar, junto com músicos e passistas da escola de samba da União da Ilha, mais uma comemoração de gol com o “João Sorrisão”.

João Sorrisão é um boneco de plástico do estilo “joão bobo”, que balança como um pêndulo. Nos últimos meses ele vem sendo usado em alguns desafios do Esporte Espetacular e ganhou projeção dentro do programa de domingo de manhã. O boneco se faz presente no Campeonato Brasileiro, através das comemorações de gols.

Em julho deste ano, o estádio Luso-Brasileiro foi palco de algumas das cenas da minissérie iraquiana denominada “Samba”. A Tv Al Sharqyia, produtora do folhetim televisivo, esteve no campo da Portuguesa para gravar a comédia.

- Fico feliz em saber que o espaço da Portuguesa está sendo escolhido, em meio de tantos outros, para a realização de grandes eventos. Estamos a disposição de todos”, avisa o presidente João Rêgo.

As gravações foram realizadas nesta terça-feira (30). Agora é aguardar a próxima edição do Esporte Espetacular, no dia 4 de setembro, e conferir o resultado.





Por Williany Brito
Publicada pela Assessoria de Comunicação da Portuguesa Rio, no dia 30.08.2011.

Baile da 3ª idade: a vida não acaba aos 50

Para quem acha que a vida após os 50 anos não tem mais graça, chegou a hora de mudar esse conceito. Compareça às quintas-feiras, a partir das 19 horas, na Associação Atlética Portuguesa (Ilha do Governador), e veja como é possível constatar o quanto o pessoal da 3ª idade é de bem com a vida, divertido e animado.

Em dois dias da semana, dona Wilma Alves de Araújo, 80, tira o modelito do guarda-roupa, arruma os cabelos e faz aquela maquiagem bem caprichada. Isso porque ela não perde o Chorinho, às terças, e o Baile da 3ª Idade, às quintas-feiras, na Portuguesa. “Há mais de 10 anos, frequento as duas festas. Diferente das outras, os eventos da Portuguesa são mais familiares”, salientou.

Para as amigas Iraci Ramos, 70, e Gina Araújo, 66, o Baile uni três coisas essenciais para uma noite animada: dança, amigos e a cervejinha. “Aqui me divirto bastante. Há 20 anos freqüento a Portuguesa, e não vou deixar de vir nunca”, disse dona Iraci.

A atual diretoria da Portuguesa aposta no bem estar dos idosos, que vai da prática de exercícios físicos, aos eventos sociais. “A cada Baile uma nova história, novas experiências, alegria e muitos motivos para não desistir ou se entregar aos problemas que a própria idade traz. É assim que esses jovens, homens e mulheres, com mais de 50 anos, se divertem, com dinamismo e esbanja saúde”, salientou um dos organizadores do evento, Antônio Rêgo.





Por Williany Brito
Publicada pela Assessoria de Comunicação da Portuguesa Rio, no dia 25.08.2011

Apresentação do Exército marca o Dia do Soldado na Portuguesa

A Associação Atlética Portuguesa recebeu pais, alunos e professores do Colégio Fintelman, na última terça-feira (23), para comemorar o Dia do Soldado, celebrado no dia 25 de agosto. O objetivo do evento foi despertar o patriotismo e enaltecer os valores morais nos jovens estudantes.

Foi com muito respeito e admiração que todos prestigiaram a performance dos militares do Exército, com direito a banda, batedores do Batalhão e até apresentação de como é feito o treinamento de defesa com cachorros.

Em meio as apresentações, o coronel do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR), Nilton Gonçalves, ressaltou a coragem e bravura do patrono do Exército, Duque de Caxias, que em seu sesquicentenário de nascimento, em 1953, foi instituída a medalha. Caxias comandou as forças brasileiras na Guerra do Paraguai, vencida pela aliança Brasil-Argentina-Uruguai em janeiro de 1869.

O coronel destacou a importância dos valores, deveres e da ética preservadas por Caxias:



- São conceitos indissociáveis, convergentes e que se complementam para a obtenção de objetivos individuais e institucionais. Duque de Caxias vencia, mas não humilhava. Desde de pequeno, devemos saber dos nossos direitos e saber dos nossos deveres. O Caxias de ontem deve estar dentro de cada um de nós - disse Nilton Gonçalves, diante de todos presentes.

O presidente da Portuguesa, João Rego, valorizou a importância da superação do soldado, personagem no qual se vêem todos os militares.


- Veria (referindo-se a Caxias) que nos animam a dignidade e o amor próprio, sentimentos de superação que reforçam a disciplina e acentuam os valores morais, que alimentam a alma do soldado e ressaltam a sobrevivência da Instituição – salientou o presidente.




Por Williany Brito
Publicada pela Assessoria de Comunicação da Portuguesa Rio, no dia 25.08.2011

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Apesar de boa atuação da Lusa, Flamengo vence por 2 a 1


A equipe de juniores da Portuguesa Rio jogou bem, criou diversas oportunidades e foi superior praticamente os 90 minutos de jogo, mas perdeu por 2 a 1 para o Flamengo, na tarde deste sábado (27), no estádio Luso-Brasileiro. A partida foi válida pela segunda rodada do Grupo B, do torneio Otávio Pinto Guimarães (OPG).

Após várias oportunidades de sair na frente, a Lusa sofreu um gol aos 28 minutos do primeiro tempo. Mas, se recuperou aos 31 minutos, com um gol de Teffer. Os meninos da Portuguesa saíram para o intervalo com a esperança de virada.

Apesar da forte marcação e sabendo controlar bem as investidas do time adversário, aos 15 minutos do segundo tempo o Flamengo fez o gol da vitória. Em um lance polêmico, Douglas fez a defesa, mas a bola, ainda nas mãos dele, ultrapassou a linha e o juiz validou o gol.

- A Portuguesa foi superior durante todo o jogo. Mas, infelizmente não conseguimos a vitória. A equipe está no caminho certo. Estou me entrosando, conhecendo o grupo. Sei do potencial da equipe, e agora vamos treinar muito para mudar essa situação – disse o técnico da Lusa, Armênio Moura, que assumiu a equipe no dia 12 deste mês.

O próximo desafio da Zebra da Ilha será contra o Madureira, na quarta-feira (31), às 15 horas, no Estádio da Rua Conselheiro Galvão. A partida será válida pela terceira rodada do OPG.

Por Williany Brito
Publicada pela Assessoria de Comunicação da Portuguesa Rio, no dia 27.08.2011.

sábado, 27 de agosto de 2011

Torneio OPG: Portuguesa enfrenta o Flamengo neste sábado

O time de juniores da Portuguesa Rio enfrenta a equipe do Flamengo, neste sábado, às 15 horas, no estádio Luso-Brasileiro. A partida é válida pela segunda rodada do Grupo B, do Torneio Otávio Pinto Guimarães (OPG).

No primeiro desafio, a Lusa empatou com o Artsul por 2 a 2, no último sábado, na estreia do técnico Armênio Moura. A Zebra da Ilha está no grupo B, juntamente com Flamengo, Madureira, Artsul e Macaé. Irão se classificar para próxima fase as duas melhores equipes de cada grupo.

Vale lembrar que, com a mudança no regulamento da competição, é permitida a utilização de três atletas com, no máximo, 23 anos. A Lusa contou, na última partida, com a atuação do Anderson Kunzel, Tauan e Cauê.

Por Williany Brito
Publicada pela Assessoria de Comunicação da Portuguesa Rio, no dia 26.08.2011.

domingo, 21 de agosto de 2011

Portuguesa empata com Artsul na estreia do técnico Armênio Moura



A equipe de juniores da Portuguesa empatou com o Artsul por 2 a 2, na estreia do técnico Armênio Moura. A partida, realizada no último sábado (20), no estádio Luso-Brasileiro, foi válida pela primeira rodada do grupo B, do Torneio Otávio Pinto Guimarães (OPG).

Com a mudança do regulamento da competição, onde permite a utilização de três atletas com, no máximo, 23 anos, a Lusa contou o Anderson Kunzel, Tauan e Cauê, que marcou o primeiro gol da partida, no início do primeiro tempo. Mas a liderança durou pouco tempo com o empate do Artsul, ainda na primeira etapa.

No segundo tempo, a equipe do Artsul virou a partida para 2 a 1, fazendo com que a Lusa reagisse para chegar ao empate com gol de Willian. Dois jogadores ainda foram expulsos no final do jogo. Ramon, do Artsul, fez falta violenta e levou o cartão vermelho direto. Pela Lusa, Willian reclamou da arbitragem e terminou sendo expulso.

O próximo desafio da Zebra da Ilha será contra o Flamengo, no sábado (27), às 15 horas, no Luso-Brasileiro.

OPG - O Torneio Otávio Pinto Guimarães, também conhecido como OPG, é a segunda principal competição de futebol estadual do Rio de Janeiro da categoria de Juniores. A competição, com término em novembro de 2011, tem a participação de clubes das Séries A e B de profissionais.

Nessa primeira fase, as equipes foram distribuídas em quatro Grupos (A, B, C e D) com cinco associações em cada grupo, jogando entre si, em sistema de ida e volta. A Zebra da Ilha está no grupo B, juntamente com Flamengo, Madureira, Artsul e Macaé. Irão se classificar para próxima fase as duas melhores equipes de cada grupo.

Por Williany Brito
Publicada pela Assessoria de Comunicação da Portuguesa Rio, no dia 20.08.2011.

sábado, 20 de agosto de 2011

Novo técnico dos juniores da Lusa estreia neste sábado no OPG



O técnico Armênio Moura (ex-Flamengo) fará sua estreia no comando da equipe dos juniores da Portuguesa, neste sábado (20), às 15 horas , no Luso-Brasileiro, contra o Artsul, pelo torneio Otávio Pinto Guimarães (OPG). Como todo início, Moura sente certa ansiedade e cria boas expectativas diante do novo desafio.

O atual professor da Lusa conta que desde a sua chegada ao Clube, dia 12 de agosto, não houve tempo de iniciar a série de treinamentos, mas fez suas observações durante uma semana de trabalho físico, realizado pelo preparador Raphael Rocha. “Ainda estou conhecendo o grupo. Vamos aproveitar o início do torneio, com uma partida por semana, para ganharmos tempo e realizar os treinamentos”, conta Moura.

Segundo ele, o trabalho será realizado “a médio e longo prazo”. “Vamos nos entrosar para uma melhor adaptação aos novos métodos de trabalho e, principalmente, conhecer as características de cada jogador do nosso elenco”, comemorou Moura.

Além de ter atuado como assistente técnico da seleção sub 20 (em 2003, onde sagrou-se tetra campeão mundial) e do Al Hilal (da Arábia Saudita), Armênio Moura já passou por vário clubes importantes no Brasil. Dentre eles, o Flamengo (de 1997 a 2002 e de 2008 a 2010); a base do Olaria (1990 e 1994) e do profissional (1995); no profissional da Estácio de Sá (2007) e no time de base do Madureira (96 e 97 e, interinamente, foi técnico do profissional).

O zagueiro Caio Felipe aposta no trabalho do novo técnico. “O professor Armênio já é um treinador bastante experiente e vai fazer um trabalho diferenciado na Portuguesa. Estou com boas expectativas”, acredita o zagueiro.

A Zebra da Ilha está no grupo B, juntamente com Flamengo, Madureira, Artsul e Macaé.

Por Williany Brito
Publicada pela Assessoria de Comunicação da Portuguesa Rio, no dia 20.08.2011.


Portuguesa investe na saúde da terceira Idade


A prática de atividade física na terceira idade está se tornando um fenômeno cada vez mais comum. Isso porque melhora a qualidade de vida das pessoas após os 60 anos. Neste período, quando aumenta a incidência de doenças cardiovasculares, a atividade física age também como um efeito protetor.

Foi pensando nisso que a Associação Atlética Portuguesa passou a oferecer várias opções de atividades destinadas aos idosos, como natação, hidroginástica, musculação, ginástica (alongamento e localizada) direcionada a terceira idade, dentre outras.

De acordo com os especialistas, algumas mudanças são comuns com o envelhecimento, o aumento na quantidade de gordura no organismo, diminuição da força e da massa muscular, osteoporose (diminuição da massa óssea), ligamentos e tendões mais fracos, diminuição dos reflexos de ação e reação, diminuição da coordenação, habilidade motora e da aptidão física.

A aposentada Elzir Lacerda Dantas, de 71 anos, teve câncer de mama, e por isso sentia dores ao levantar o braço. Segundo ela, seis meses de hidroginástica foi suficiente para o movimento do membro voltar ao normal. “Meus braços, pernas doíam bastante. Com os exercícios, meu corpo é outro. Perdi até peso: 76 para os 65 kg”, salientou Elzir, satisfeita com a importância que a Portuguesa vem dando aos idosos.

Os benefícios da prática de exercícios físicos são inúmeros. Estudos comprovam que os não-sedentários vivem com maior qualidade de vida, além de se tornarem mais independentes para se movimentar ou realizar as tarefas simples do dia-a-dia.

Para o vice presidente de Aquáticos da Portuguesa, Rossano Orsini, a atividade física em grupos na terceira idade contribui para a “socialização, diminuindo os sintomas de depressão e aumentando os níveis de satisfação e felicidade”. “Os exercícios aquáticos são mais eficazes para a nossa idade e essenciais para relaxar a mente”, ressalta Rossano, que, aos 65 anos, revelou ser um apaixonado pela natação.

CUIDADOS
Seja qual for atividade física escolhida, antes de iniciar é necessário que o idoso consulte um médico cardiologista ou geriatra, mesmo que sua intenção seja apenas fazer caminhada. É o que explica o proprietário da Academia da Portuguesa, Rogério Duarte: "O médico solicitará exames laboratoriais e ergométricos que mostrarão se o paciente está apto para praticar atividades físicas e esportes. Eles são importantes porque algumas destas doenças são silenciosas e só são diagnosticadas através de exames".

Segundo o profissional, é fundamental que os donos de academias sejam criteriosas ao receber alunos idosos. “Praticar exercícios físicos é importante em qualquer fase da vida, mas se torna ainda mais indispensável após os 60 anos. E mais imprescindível, ainda, são os cuidados ao iniciar qualquer atividade”, avisa Rogério.


Por Williany Brito
Publicada pela Assessoria de Comunicação da Portuguesa Rio, no dia 15.08.2011.

Chorinho e seresta animam as terças da Portuguesa

Música ao vivo, no ritmo de chorinho e seresta, marca as terças-feiras da Associação Atlética Portuguesa, na Ilha do Governador. Quem já teve a oportunidade de passar pelo local, teve a chance de ouvir sucessos de mestres de peso da história do gênero. É de forma gratuita que o clube garante a diversão das 19 às 23 horas.

Para atrair o público, o grupo “Fino do Choro” traz um repertório clássico, contendo músicas como “Castigo” (Dolores Duran), “Besame Mucho” (Consuelo Velasques) e “Emoções” (Roberto e Erasmo Carlos), além das instrumentais “Brasileirinho” (Waldir Azevedo), “Doce de Coco” (Jacob Bittencourt), entre outras.

São cinco “chorões” (como são conhecidos os compositores ou instrumentistas) que integram o conjunto: Lia Apolinário, vocal; Fred Moreira, flautas; Zelão, cavaquinho; Milton Mello, pandeiro; e Carlos Gil, violão. De acordo com os músicos, o foco do grupo é na música antiga. “A apresentação é para aqueles que apreciam a boa música brasileira”, ressaltou o flautista Fred.

Para a direção da Portuguesa, o predomínio da música brasileira é uma conquista que evidencia o potencial e a criatividade. As formas de produzir, divulgar e distribuir a música estão em processo acelerado de mudança e a Portuguesa se insere neste contexto.

Novos talentos - Além da diversão, a proposta do Chorinho e Seresta da Portuguesa é atrair pessoas comuns apaixonadas pelos ritmos e que possam mostrar seu talento com instrumentos típicos do choro brasileiro: Violão de sete cordas, violão, bandolim, flauta, cavaquinho e pandeiro.

É o caso de Junia Vetorazzo, que trabalha na administração de uma empresa. Ela toca flauta como hobby, e encontrou no espaço a oportunidade de mostrar o que aprendeu com o flautista Fred. “Não poderia perder a oportunidade de tocar com o grupo e, ainda, diante de uma platéia. Acho um máximo”, disse Junia, sorrindo.

A participação nas apresentações é gratuita.


Amantes do choro se encontram na Portuguesa

Toda terça-feira o ponto de encontro para os amantes do chorinho já é certo: Portuguesa. É lá que, a partir das 19 horas, pessoas se reúnem para ouvir, tocar e dançar grandes clássicos, executados pelo grupo “Fino do Choro”.

A aposentada Wilma Alves de Araújo, de 80 anos, não perde uma apresentação desde a implantação do Chorinho & Seresta foi implantado no Clube. "Os músicos mostram ótimo desempenho durante o show. O repertório de qualidade atrai as atenções de quem frequenta o local”, disse Wilma, que sempre vai acompanhada das amigas.

Uma delas é Dalva da Cunha, de 73 anos. Ela disse, durante a entrevista, que era a sua primeira vez no local. E prometeu voltar. “Agora que descobri, pretendo vir mais vezes. Muito animado”, salientou.

O sucesso do Choro - O Choro começou a fazer sucesso nacional a partir da década de 1920, motivado pelas gravadoras de discos e em face do advento do rádio, que teve seu apogeu entre 1930-1945, fase que ficou conhecida como a Época de Ouro do Rádio.

Com todo sucesso e apogeu do Choro no Brasil e no mundo, nada mais natural e justo termos um dia específico para comemorá-lo. É o dia 23 de abril, Dia Nacional do Choro. A data é uma homenagem, justíssima, ao nascimento de Pixinguinha. A iniciativa para a criação desta data partiu do bandolinista Hamilton de Holanda e seus alunos da Escola Brasileira de Choro Rafhael Rabello. O Decreto foi proposto pelo então senador Ártur da Távora, falecido em 2008, e aprovado pelo Presidente da República em setembro de 2002.


Por Williany Brito
Publicada pela Assessoria de Comunicação da Portuguesa Rio, no dia 15.08.2011.