sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Apresentação do Exército marca o Dia do Soldado na Portuguesa

A Associação Atlética Portuguesa recebeu pais, alunos e professores do Colégio Fintelman, na última terça-feira (23), para comemorar o Dia do Soldado, celebrado no dia 25 de agosto. O objetivo do evento foi despertar o patriotismo e enaltecer os valores morais nos jovens estudantes.

Foi com muito respeito e admiração que todos prestigiaram a performance dos militares do Exército, com direito a banda, batedores do Batalhão e até apresentação de como é feito o treinamento de defesa com cachorros.

Em meio as apresentações, o coronel do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR), Nilton Gonçalves, ressaltou a coragem e bravura do patrono do Exército, Duque de Caxias, que em seu sesquicentenário de nascimento, em 1953, foi instituída a medalha. Caxias comandou as forças brasileiras na Guerra do Paraguai, vencida pela aliança Brasil-Argentina-Uruguai em janeiro de 1869.

O coronel destacou a importância dos valores, deveres e da ética preservadas por Caxias:



- São conceitos indissociáveis, convergentes e que se complementam para a obtenção de objetivos individuais e institucionais. Duque de Caxias vencia, mas não humilhava. Desde de pequeno, devemos saber dos nossos direitos e saber dos nossos deveres. O Caxias de ontem deve estar dentro de cada um de nós - disse Nilton Gonçalves, diante de todos presentes.

O presidente da Portuguesa, João Rego, valorizou a importância da superação do soldado, personagem no qual se vêem todos os militares.


- Veria (referindo-se a Caxias) que nos animam a dignidade e o amor próprio, sentimentos de superação que reforçam a disciplina e acentuam os valores morais, que alimentam a alma do soldado e ressaltam a sobrevivência da Instituição – salientou o presidente.




Por Williany Brito
Publicada pela Assessoria de Comunicação da Portuguesa Rio, no dia 25.08.2011

0 comentários:

Postar um comentário