sábado, 15 de maio de 2010

GARIS A SERVIÇO DA LIMPEZA PÚBLICA

É necessário resistência no perfil dos agentes que capinam, roçam e pintam as ruas

O Dia do Gari, comemorado neste domingo (16), não é menos importante que o Dia dos Professores, ou outra profissão. Poucas pessoas conhecem a vida profissional dessas pessoas que deixam as ruas das cidades limpas. São os garis os responsáveis pela limpeza das ruas, praças, parques e vias públicas. Sua ferramenta de trabalho é uma vassoura especial, e é com ela que cuida da higiene e recolhe os detritos que as cidades produzem diariamente.
Vontade de trabalhar, ajudar a sociedade crescer, disposição, responsabilidade, pró-atividade, gosto por servir, agilidade, flexibilidade e saber trabalhar em equipe são algumas das características necessárias para se tornar um agente de limpeza, segundo o secretário de Serviços Públicos de Feira de Santana, Luis Araújo.
Não há necessidade de uma formação mínima para ser um gari, o profissional precisa apenas dominar algumas técnicas de limpeza. Segundo o secretário, existem três seguimentos: os que varrem as ruas; os que capinam e fazem roçagem e pintam as ruas; e os que fazem a coleta de lixo junto com os caminhões coletores e compactadores. Para ser um funcionário público, é necessário prestar concurso público. A seleção, geralmente, é feita por duas fases, a primeira é composta por uma prova de nível básico, e na segunda o candidato é submetido a uma avaliação física.
“São categorias distintas, e cada um exige um perfil de profissional. Os que varrem as ruas podem ser agentes de limpeza com idade superior a 25 anos e não, necessariamente, ter uma constituição física mais avantajada. Para os que capinam, roçam, pintam requer um perfil mais apurado e resistente. Os trabalhadores que fazem a coleta de lixo devem ter resistência ainda maior. Eles devem ter idade entre 18 e 25 anos e um porte físico apropriado para esse tipo de atividade que é muito corrida”, explica o secretário.
A carga horária de um agente de limpeza é estabelecida pela legislação, ou seja são sete horas e trinta minutos. Existe o piso salarial da categoria. “Adicionado a esse piso, vem as vantagens: insalubridade, cesta básica, vale transporte. Enfim, todos os direitos trabalhista, em nosso entendimento são respeitados do ponto de vista do agente de limpeza.

IMPORTÂNCIA
O gari faz parte de uma das categorias mais importantes da limpeza pública. “O papel do gari é mais importante até que o trabalho de um médico, pois o trabalho do agente de limpeza impede que a doença se instale nas residências, enquanto o médico atua após a doença está instalada. Por isso que, em determinadas situações, o trabalho do gari é mais importante que o do médico”, afirma o secretário Luís Araújo.
“Esse profissional é importante dentro da sociedade, pois é o gari quem faz com que o lixo não se acumule nas ruas e nos bueiros, evitando enchentes e a proliferação de bichos e doenças”, diz a autônoma Danusa Lucena.
A costureira Inês da Silva admira o trabalho dos agentes de limpeza: "Para o gari não tem tempo ruim. Diante do sol escaldante, chuva forte, calor ou frio ele está sempre presente realizando a varrição, coleta e limpeza para manter a cidade limpa.

Por Williany Brito
(Matéria publicada no Jornal Folha do Estado, no dia 16.05.2010)

0 comentários:

Postar um comentário