segunda-feira, 24 de maio de 2010

“DISQUE PARE DE FUMAR” À SERVIÇO DA SOCIEDADE

Os fumantes que queiram deixar de fumar podem recorrer ao serviço Disque Pare de Fumar (08007037033), do Ministério da Saúde. Por esse número, ele tem acesso a informações sobre os métodos para abandonar o tabagismo e os efeitos da síndrome de abstinência.
No 0800, o fumante também pode obter informações sobre unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) onde há tratamento para o vício. A terapia inclui desde orientações sobre como deixar o fumo até mesmo, se necessário, o uso de medicamentos.
Segundo o Ministério da Saúde, já existem 55 unidades de saúde da rede pública oferecendo tratamento para quem queira parar de fumar e outras 245 unidades de saúde capacitadas para iniciar esse tipo de atendimento. A intenção é que, em breve, esses locais sejam cadastrados junto ao SUS para receber recursos para tratamento ao fumante.
Ainda de acordo com o ministério, a decisão de parar de fumar só traz benefícios à saúde e contribui para a melhora da qualidade de vida. Desde a década de 50, estudos epidemiológicos criteriosos comprovam os males dos cigarros. Os fumantes têm 20 vezes mais chance de terem câncer.

Por Williany Brito
(Matéria publicada no Jornal Folha do Estado, no dia 23.05.2010)

0 comentários:

Postar um comentário