quinta-feira, 9 de setembro de 2010

RBR ENCERRA SÉRIE DE ENTREVISTAS COM O CANDIDATO A GOVERNADOR DA BAHIA, JAQUES WAGNER


A Rede Baiana de Rádio – RBR, encerrou, na manhã desta segunda-feira, (6) a série de entrevistas na Rádio Sociedade de Feira (970 AM – Feira de Santana) com os candidatos a governador da Bahia. Jaques Wagner foi o último a apresentar as propostas para Feira de Santana e região.

Das 8 às 9h30, Jaques Wagner falou com os apresentadores Dilton Coutinho e Jorge Biancchi sobre suas propostas para os diversos setores. O candidato respondeu a perguntas gravadas dos repórteres das rádios que integram a Rede, de jornalistas e dos próprios mediadores.

A entrevista foi transmitida, simultaneamente, nas rádios Alvorada AM (Cruz das Almas), Andaiá FM (Santo Antônio de Jesus), Caraíba AM (Senhor do Bonfim), Princesa FM (Feira de Santana), Rádio Vale FM (Amargosa) e São Gonçalo AM (São Gonçalo dos Campos). A realização é da Rede Baiana de Rádio (RBR).

Outros candidatos a governador do Estado passaram por entrevista na semana passada. O primeiro candidato foi Geddel Vieira Lima na terça-feira (31), o segundo foi Luiz Bassuma, na quarta-feira (1) e na quinta-feira (2) foi a vez de Paulo Souto apresentar suas propostas a Feira de Santana e região.

O objetivo da RBR foi dar oportunidade a todos os candidatos a falar com os eleitores sobre os diversos temas a serem abordados através da equipe da rádio Sociedade, para que os eleitores possam escolher aquele candidato que, com certeza, terá o respaldo popular para melhor representar a Bahia.

Confira trechos da entrevista com o candidato a governador da Bahia, Jaques Wagner:


Saúde

Jaques Wagner falou sobre a assistência a saúde dos moradores da Zona Rural:

- Creio que a realidade baiana de 2010 já é bem menos dolorosa do que era em 2007, apesar de que reconheço que ainda temos muito para caminhar. Somos o estado com a maior população vivendo na Zona Rural do pais. O projeto consistente que já está em curso, desde 2007, fortalecimento do SUS (Sistema Único de Saúde), poque ele é começo de tudo. É por aí que vamos dá saúde de verdade com prevenção e também com cirurgia a nossa população. Por isso que nós treinamos 12 mil agentes comunitário de saúde, melhorando sua qualificação e sua condições de trabalho. Fizemos novos 310 postos de saúde da Família. Nós estamos entregando cinco novos hospitais: Hospital Estadual da Criança, Hospital Geral de Salvador e mais três hospitais do interior: Juazeiro, Irecê e Santo Antônio de Jesus. Estamos qualificando o regional de Serrinha, começamos a construir o regional da Chapada em Seabra. Agora, o nosso plano é construir mais 400 postos de saúde da família e um hospital para câncer, um centro de recepção de dependentes químicos e 45 unidade de pronto atendimento com funcionamento de 24 horas. Esse projetos serão desenvolvidos ao longo dos próximos quatro anos.


Cultura

A construção do Centro de Convenções em Feira de Santana foi outro tema abordado na entrevista:

- Com relação ao Centro de Convenções e, ao lado, o teatro, a minha proposta é fazer uma parceria com grupo privado, que assuma a forma de uma concessão possa concluir e administrar recebendo, em contrapartida, tudo que ele puder locar dentro do Centro de Convenções. A maioria dos Centros de Convenções do Brasil inteiro eles estão entregues a empresas privadas, que tem um dinamismo muito maior do que o poder público para fazer atrações de investimentos. Vamos terminar a obra e entregar para alguém.


Aeroporto de Feira

Em meio as perguntas, o candidato a governador da Bahia comentou sobre os planos para o aeroporto de Feira. Sobre a possibilidade de voos de linhas grandes, Wagner foi contundente:

- O que está previsto para Feira de Santana, até pela sua dimensão e por ser a porta de entrada para o sertão, é todo o centro logístico que envolve um aeroporto de carga. O aeroporto pode ser logístico, pequenos voos locais. Mas, as linhas grandes, que vão para Salvador, dificilmente, com 100 quilômetros de distância, será possível se ter uma escala. Não adianta eu vender mentira aqui. Cem quilômetros é o tempo dele decolar e pousar. Então, não existe a possibilidade. O objetivo central é a questão da logística. Já o aeroporto de passageiros, continua sendo, por enquanto, em Salvador. A instalação de um aeroporto para linha comercial tem que ter demanda maior, e demanda maior vai está na capital.


Saneamento básico

Saneamento básico foi uma das perguntas feitas ao entrevistado. Segundo Jaques Wagner, o assunto é um dos mais importantes.

- A Embasa vai fechar os quatro anos do nosso governo com investimento total de 3 bilhões. Esse é o maior volume de investimento em quatro anos da história da empresa. Não tenho dúvida que essa área de saneamento básico vai continuar. Eu me orgulho muito de ser o governador que fez mais investiu em saneamento básico.


Segurança

Com relação a segurança, o candidato falou sobre os trabalhos desenvolvidos ao longo do seu governos e destacou algumas propostas, caso seja reeleito:

- Mesmo com os trabalhos desenvolvidos, ainda estamos longe de chegar ao ponto que eu quero, pois nós gostaríamos de ter uma sociedade sem violência nenhuma. Mas, infelizmente, o mundo moderno e as drogas acabaram ampliando a violência. Segurança é investimento no social de um lado e um planejamento que nós fizemos do outro. Eu faço uma reunião semanal com o comando da militar, civil e com a segurança pública avaliando o resultado. Eu sei que, com a introdução da ronda nos bairros, aqui em Feira, já há um sentimento de que as coisas começam a melhorar. Já tem um resultado positivo da queda de homicídios e da violência. E, nós vamos fazer isso em todas as cidades a cima de 100 mil habitantes.

Jaques Wagner falou, ainda, sobre a construção de um segundo Complexo



Por Williany Brito
Matéria publicada no portal Acorda Cidade no dia 06.09.2010

0 comentários:

Postar um comentário