quinta-feira, 9 de setembro de 2010

2ª DIRES: 90% DOS FOCOS DO MOSQUITO DA DENGUE ESTÃO NAS RESIDÊNCIAS

A Bahia, como foi divulgada essa semana pelo Ministério da Saúde, está entre os dez estados brasileiros com risco alto de sofrer com epidemia de dengue no primeiro semestre de 2011, período no qual as incidências da doença aumentam. A preocupação em Feira de Santana chegou mais cedo. De acordo com a 2ª Diretoria Regional de Saúde (Dires), 90% dos focos do mosquito da dengue estão nas residências, e divide com a população e com outros setores da sociedade a responsabilidade de evitar, futuramente, uma epidemia.

Para combater a dengue no município, a Secretaria de Saúde, em parceria com a 2ª Dires, colocaram 400 agentes de endemias nos 98 bairros existentes e 41 localidades na Zona Rural. A visita dos profissionais de saúde está sendo feita durante 40 dias, simultaneamente, em todos os bairros.

Mas, o combate ao mosquito não depende só dos órgãos competentes. A população deve ficar atenta aos focos do mosquito que surgem dentro de casa, pois, de acordo com os dados estatísticos da 2ª Dires, 90% dos focos do mosquito da dengue estão nas residências.

“A comunidade deve colaborar com a prevenção da doença. Estamos nos aproximando do verão, período no qual as incidências da doença aumentam, e chamamos atenção para não deixar materiais que possam acumular água, principalmente nos quintais e terrenos baldios”, orienta o coordenador de endemias da 2º Dires, Marcelo Barbosa.

O coordenador pede a colaboração dos moradores para facilitar a entrada do agente dentro das residências. “Muitas pessoas, ainda, dificultam trabalho dos profissionais dentro das casas. Pedimos a colaboração de todos nessa empreitada no combate ao mosquito da Dengue”, diz o coordenador.


Por Williany Brito
Com informações do repórter Ney Silva, do programa Acorda Cidade
Matéria publicada no portal Acorda Cidade no dia 04.09.2010

0 comentários:

Postar um comentário