domingo, 19 de setembro de 2010

IBGE TEM DIFICULDADE NO CENSO EM RESIDÊNCIAS DE FEIRA

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está encontrando dificuldades para aplicar os questionários do censo demográfico em Feira de Santana. Os recenseadores não encontram os moradores em algumas residências e por esse motivo várias casas estão sendo deixadas de serem visitadas pelos profissionais, que a 35 dias coletam dados sobre a população feirense.

“O recenseador passa para coletar os dados e não encontra o morador. O profissional tem que retornar à noite ou nos finais de semana para tentar encontrar a família. Após várias tentativas, ele deixa embaixo da porta um recado com o nome do recenseador e os telefones para que a família possa entrar em contato com o IBGE, e marcar um horário para o retorno dele ao local. Isso atrasa o processo”, afirma o coordenador do Censo Demográfico de Feira, Roberto Lima.

De acordo com ele, apesar das dificuldades, a coleta de dados já foi feita em 397 mil pessoas, com percentual de 67% da cidade. “Estima-se que a população de Feira chegue a 597 mil. Se em 35 dias já chegamos a 397 mil pessoas, então, estamos dentro do parâmetro que planejamos, mesmo com toda dificuldade que estamos tendo de entrar nas residências”, disse o coordenador.

Mais mulheres que homens em Feira
O último Censo Demográfico realizado em Feira de Santana foi em 2000. Na época, foi constatado pelo IBGE 20 mil mulheres a mais que os homens no município. Segundo o coordenador, até o momento da pesquisa, com 67% da coleta, já foram constatadas 22.798 mulheres a mais que os homens. “Isso dá um indicador de que o número de mulher está aumentando e que elas estão chefiando os domicílios mais do que eles”, revela o coordenador do Censo Demográfico.

Por Williany Brito
Com informações do repórter Ed Santos, do programa Acorda Cidade
Matéria publicada no portal Acorda Cidade no dia 10.09.2010

0 comentários:

Postar um comentário