terça-feira, 3 de novembro de 2009

PALHAÇO PETEKA LEVA ALEGRIA E APRENDIZADO DURANTE TODO MÊS DE OUTUBRO

O palhaço se apresenta para as crianças carentes das pequenas cidades


Uma história que começa dentro do circo. Brincadeira e muita música faziam parte do dia a dia do palhaço Peteka, que leva para a garotada muita alegria. Um palhaço com o sonho de conhecer a cidade grande. Seu sonho é realizado, e lá encontra uma biblioteca. Encantado com o mundo dos livros, ele se divide entre o palhaço popular, de humor, com um palhaço clássico, erudito. Naquele momento, ele vai trabalhar encima da bibliografia de escritores, inventores e descobridores. Levando assim, ao mesmo tempo, alegria e aprendizado às crianças,
É com essa apresentação que o palhaço Peteka vem conquistando seu público: crianças não só de Feira de Santana, mas de outras cidades do Brasil. Vários alunos de escolas públicas e particulares já prestigiaram o projeto que leva informação e humor até as salas de aula através do espetáculo infantil “Palhaço Peteka Brincando na Biblioteca”.
Com o texto de Rafael Guerreiro (o palhaço Peteka), direção de Sonny Guedes e trilha sonora da cantora Márcia Porto, o espetáculo percorreu durante todo o mês de outubro, mês das crianças, escolas de Serrinha, Teofilândia, Irará, Berimbau, São Gonçalo, Feira de Santana, dentre outras cidades do interior. “As escolas vêm enaltecendo o espetáculo por se tratar de um show onde as crianças interagem, brincam e aprendem ao mesmo tempo”, descreve Rafael.
Ele conta como consegue preder a atenção da criança até o fim do espetáculo: “As crianças aprendem brincando e são motivadas a entender e gostar da literatura. Para isso, abro livros, revistas e jornais e passo ensinamentos a elas. Utilizo as bibliografias de Jorge Amado, Monteiro Lobato, Maria Clara Machado, Machado de Assis, dentre outros clássicos”.


“SATISFAÇÃO”
Para Rafael, não há distinção entre a criança da escola particular e a pública, mas confessa sua satisfação em se apresentar para as crianças carentes das pequenas cidades onde se apresenta. “O trabalho do palhaço Peteka foi muito árduo durante o mês de outubro, pois envolve todas as classes sociais. O mundo da criança da cidade pequena é totalmente diferente de uma cidade mais avançada. Para as daqui, o palhaço já é novidade, imagina para uma criança do interior? Eles ficam muito ansiosos quando sabem da chegada do palhaço”, conta Rafael, que passou por mais de 40 escolas ao longo deste mês.
“A satisfação está sendo grande. O humor é o trabalho que as crianças querem e o aprendizado é o trabalho que a professora e a diretora exigem. Então, esse é o diferencial do Peteka. Os outros vão chegar, brincar e irão embora. Peteka vai brincar, as crianças vão sorrir e depois ele vai trabalhar encima da pedagogia, literatura”, explica o jovem, que acha que essa maneira é a mais eficaz para disseminar o aprendizado.
O projeto, que há um ano é desenvolvido pelo grupo, já percorreu diversas cidades brasileiras, como Rio de Janeiro, Fortaleza e Sergipe. Agora, o palhaço se prepara para as apresentações no mês de novembro e dezembro.


Por Williany Brito
(Matéria publicada no Jornal Folha do Estado, no dia 25.10.2009)

4 comentários:

Anônimo disse...

quero parabenizar este rapaz que leva tantas alegrias, e educação. a estas crianças que ainda sonha e acredita na fantasia. parabens Rafael que Deus te abençoe nesta jornada.

rafael guerreiro disse...

williany aqui e rafael queria te agradecer muito por acrediditar em meu trabalho e mim dar esse apoio essas materias na internete vem mim ajudando muito abrindo fronteiras quero que Deus te ilumine e realize todos teus sonhos que vc continue sendo essa profissinal humilde e competente prescisar de qualquer materia ligue 8202 0529 beijos

Anônimo disse...

Olá Rafael,sou Andréia, dificilmente vc se lembrará de mim, nos conhecemos em São Gonçalo, nos festejos juninos.Li algumas informações sobre seu trabalho, parabéns. espero poder manter contato com vc. Bjs

Oásis Residencial Familia Trindade disse...

pois é,que JESUS seja o centro de toda sua carreira que ele estar permitindo chegar em seus caminhos que ele te leve á veredas planas de exaltação e vc o exalte onde quer que te levar, p/ todo tipo de pessoa e idade este é o desejo de DEUS e de uma pessoa que ORA por ti.vc sabe +- q É.BEIJOSSSSSSSS.

Postar um comentário