terça-feira, 10 de novembro de 2009

SAÚDE ALERTA PARA CUIDADOS DE PREVENÇÃO CONTRA A MENINGITE


Janice Estrela: “Em Feira de Santana,
a meningite está sob controle”


A população baiana está assustada com o índice de mortes pela meningite em Porto Seguro (no litoral sul da Bahia). A Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) da Bahia confirmou a sexta morte, semana passada, em razão da meningite C: um homem, de 39 anos, motorista de uma ambulância. Ele teve contato com outra vítima da doença e morreu na noite da última terça-feira. No total, nove casos foram registrados na região. Duas pessoas permanecem internadas.
Já em Feira de Santana, as pessoas não precisam se preocupar. Isso porque, de acordo com a Secretaria de Vigilância Epidemiológica, a doença está sob controle na cidade. A coordenadora Janice Estrela afirma que o estado de controle é baseado nos índices registrados em 2008: 19 casos confirmados e 22 no ano corrente.
A coordenadora ressaltou que a população do município pode se tranquilizar porque a Vigilância Epidemiológica e a Secretaria de Saúde têm desenvolvido um trabalho junto às escolas e policlínicas, orientando sobre os sintomas e cuidados com a doença.

PREVENÇÃO
Embora sob controle, a coordenadora alerta que alguns cuidados devem ser adotados na prevenção da doença. “As crianças não devem compartilhar objetos de uso individual, as instalações sanitárias devem ser mantidas sempre higienizadas e as janelas e portas devem ser mantidas abertas para o sol incidir dentro de casa e matar algumas bactérias e fungos”, orienta.
Ao aparecimento de qualquer um dos sintomas, o paciente deve se dirigir a uma unidade de saúde, uma vez que a doença só é detectada através de uma avaliação médica.
O Ministério da Saúde disponibiliza as vacinas contra a doença para um público alvo específico como cardiopatas, adultos com Síndrome de Down e crianças a partir dos dois meses, mas não oferece para a população, a não ser a de Haemphilus Influenzae – que protege contra infecções graves como epiglotite, pneumonia, meningite e septicemia, principalmente nos menores de 5 anos.
Por Williany Brito
(Matéria publicada no Jornal Folha do Estado, no dia 08.11.2009)

0 comentários:

Postar um comentário