segunda-feira, 16 de novembro de 2009

MANGA É ELEITA PELOS FEIRENSES A FRUTA DA ESTAÇÃO

Simone da Conceição, vendedora de frutas há 13 anos, está satisfeita com a venda da manga

A primavera é a estação da beleza das flores, mas é nesta época onde as mais diversas frutas são degustadas pelos consumidores. O sabor e a suculência da manga a faz ser considerada a rainha das frutas tropicais. É desta forma que os feirenses qualificaram a manga, eleita a fruta mais gostosa.
Da família das anacardiáceas, originária do Sul da Ásia, hoje a mangueira é cultivada em todos os países tropicais e subtropicais. Seu fruto apresenta uma polpa carnosa, algumas vezes fibrosa, mas sempre em tons amarelos. Chupar, fazer suco, doces, não importa, a manga é a fruta preferida dos consumidores entrevistados pela equipe do FOLHA DO ESTADO.
Apesar da alergia a algumas frutas, a dona de casa Matiniete dos Santos se diz fã de todas elas, mas considera a manga uma das suas prediletas. “Tenho alergias a frutas ácidas. Adoro uva, mas a manga não pode faltar”, conta a dona de casa. A manga também está na lista da feira de dona Albertina Alves de Figueredo: “Caju, melancia, figo e a manga não podem faltar na lista de compras. Durante todo o ano como frutas. Adoro”.
Rica em vitaminas e outros elementos importantes para o nosso organismo, a manga já foi difamada por conta de preconceitos e tabus. Um deles é considerá-la veneno quando misturada ao leite. Isso não passa de superstição criada a partir da necessidade dos senhores de engenho, à época da escravatura, de preservar os frutos só para o uso na casa grande, pois a manga era considerada uma fruta nobre e o seu cultivo não era tão propagado quanto hoje em dia.
Há também uma falsa informação de que manga é uma fruta pesada e indigesta, especialmente se ingerida no desjejum ou à noite. Mas, em vez de prejudicar, têm grande importância como auxiliares dos movimentos peristálticos intestinais.
Sem superstições com relação a manda, Jaciara Nunes, dona de uma pousada na Chapada Diamantina, afirma que a fruta é a mais consumida pelos hospedes e confessa sua preferência pessoal pelo alimento. “Sempre é pedido suco de abacaxi, mas o de manga é o mais consumido. Na minha pousada pode faltar qualquer outra fruta, só não pode faltar a manga”, revela.

AUMENTO NA PROCURA
Rica em terebintina (um óleo-resina) e de agradável paladar ao natural ou sob forma de compotas, marmeladas, geleias e refrescos, a manga está entre as frutas mais vendidas nesta época pelos feirantes de Feira de Santana. Seja manga espada, rosa, Bourbon ou favo-de-mel, os consumidores querem levar para casa esse alimento saboroso e nutritivo, hoje nativa cultivada em várias regiões do Brasil.
“Sem dúvida, nesta época do ano a manga é a fruta preferida pelas pessoas. Vendo muito mais que as outras frutas que ofereço no meu tabuleiro. Não consigo nem contabilizar quanto vendo por dia, mas posso garantir que é muita”, conta Simone da Conceição Borges, que há 13 anos vende frutas na cidade.
Outra feirante que comemora a venda do alimento é Maria Celsa Lima: “Com a manga, podemos fazer suco, doce e chupar. Deve ser por isso o consumo excessivo da fruta essa época. Para nós está sendo ótimo”, diz.

PROTEÍNAS
Presentes em boa quantidade nas suculentas mangas, as vitaminas do complexo B fazem parte das enzimas digestivas e da absorção dos nutrientes. Sua carência no organismo torna impossível a ingestão equilibrada de carboidratos e proteínas, causando falta de apetite, fadiga, apatia e transtornos no crescimento. A manga também possui boa quantidade de potássio, um mineral bastante útil ao equilíbrio dos líquidos no corpo.
O principal valor da manga está em seu alto teor vitamínico, principalmente de vitaminas A e C. Sendo que a quantidade de vitamina C varia conforme a qualidade da manga. A manga rosa, por exemplo, é a que possui a mais elevada quantidade de vitamina A, cuja matéria-prima é o betacaroteno.
Sobre o betacaroteno, sabe-se que é o melhor combatente dos radicais livres (que são considerados a ferrugem do corpo, por provocar envelhecimento precoce) a manga possui as vitaminas B1, B2 e B5. Contém ainda fósforo, cálcio, ferro, proteínas, gorduras e hidratos de carbono. Seu uso é recomendado em casos de bronquite e escorbuto, sendo depurativa do sangue.

********

Manga e suas utilidades medicinais


Anemia - A manga pode ser incluída na dieta dos anêmicos, junto com alimentos que contenham ferro.
Asma - Chá das folhas tenras da mangueira. Tomar morno, com mel.

Diarréia - Tomar o chá dos ramos tenros.

Distúrbios da digestão - Fazer uma ou mais refeições só de manga.

Diurese - Comer mangas ou tomar o suco.
Doenças das vias respiratórias - Xarope de manga: cozinhar o suco natural de manga com mel, até ficar reduzido à metade. Tomar uma colher de sopa de hora em hora.

Sarna - Cataplasma com a goma-resina que se extrai do tronco.

Verminoses - Preparar um cozimento dos brotos dos ramos e da amêndoa das sementes, bem triturados, e tomar uma xícara de chá em jejum, juntamente com suco de limão.

********

Por Williany Brito
(Matéria publicada no Jornal Folha do Estado, no dia 15.11.2009)

0 comentários:

Postar um comentário