domingo, 15 de abril de 2012

Sated-RJ apoia “Somos Todos Brasileiros”, espetáculo de incentivo a inclusão de deficientes na sociedade


É com a mistura de circo, teatro, dança e música que o espetáculo “Somos Todos Brasileiros” mostra para a platéia a importância da firmação da cidadania das pessoas com deficiência. O Sated-RJ vê esse projeto social, realizado pela Universidade Livre do Circo (Unicirco), idealizado pelo ator Marcos Frota, como uma ferramenta incentivadora da criatividade, sensibilidade, a auto-estima e a autoconfiança dos artistas com necessidades especiais.

Mais de 100 mil pessoas já assistiram ao espetáculo da companhia, que continua em cartaz em uma tenda montada na Quinta da Boa Vista. No último domingo (18/12), foi a vez do presidente do Sated-RJ, Jorge Coutinho, prestigiar o evento.

Segundo ele, o espetáculo possibilita, de forma progressiva e contínua, a assimilação e execução satisfatória das diversas técnicas circenses. “É um trabalho fantástico. Os deficientes devem, realmente, ser respeitados, incluídos sem discriminações”, salientou Jorge.

Quem esteve presente também no espetáculo foi ator e um dos diretores do Conselho Fiscal do Sated-RJ, Ornelas Filho. Ele, que representou o Saci Pererê, do seriado Sitio Pica-Pau Amarelo, fez uma participação especial, levando a criançada a vibrar com sua presença.

Durante a apresentação de um vídeo em um telão, o ator Marcos Frota dar seu recado aos espectadores: “Que as pessoas enxerguem os deficientes físicos como pessoas normais. Que os deficientes sejam respeitados, incluídos sem discriminações. Quem puder, use a arte como instrumento de inclusão social. É maravilhoso”.
UM PAI ORGULHOSO
Pai de uma das dançarinas especiais do Estúdio de Dança Valéria Brito, Rogério Miranda fica encantado ao ver sua filha se apresentar com o grupo no espetáculo “Somos todos Brasileiros”. Taise Soares Miranda, de 12 anos, possui atraso psicomotor (dificuldade na aprendizagem) e há um ano iniciou as aulas de dança.

Para o pai, esse é um grande desafio para ela. Rogério afirma que o método tem ajudado Taise a superar obstáculos. “É fantástico vê-la dançar. A ansiedade dela vem sendo trabalhada. É extraordinário a progressão que Taise vem tendo desde que entrou para o Estúdio de Dança”, conta o pai com o brilho nos olhos, assistindo a apresentação da menina.

Por Williany Brito
Publicada pela Assessoria de imprensa do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio de Janeiro (Sated-RJ), no dia 20.12.2011

0 comentários:

Postar um comentário