domingo, 15 de abril de 2012

Aniversário de 87 anos da Portuguesa Rio é marcado por homenagem, música e dança lusitana



Dezembro foi um mês de festa para Associação Atlética Portuguesa Rio. Cartas, telegramas, ligações, dezenas de mensagens através de redes sociais, com manifestações de carinho, marcaram os dias que antecederam a festa dos 87 anos da Lusa, comemorado no dia 17 de dezembro. Foi ao som da música e dança portuguesa do Rancho Folclórico da Casa de Viseu que o Clube celebrou e fez homenagens aos que cooperaram nesse primeiro ano de administração do presidente João Rêgo.

A comemoração foi iniciada com a celebração de uma missa na Capela Nossa Senhora de Fátima. Após a benção do padre, foi chegado o momento em que todos aguardavam: a reinauguração do monumento do inesquecível presidente Manoel Gomes da Silva Filho, inaugurado em 17 de dezembro de 1973. Para o vice presidente de Patrimônio, José Custódio, a restauração do local é a demonstração de estima e respeito que a atual diretoria dá ao antigo presidente, que adquiriu o atual patrimônio, localizado na Ilha do Governador .

Antes mesmo do início das homenagens, o grupo de dança da Casa de Viseu, comandado por seu 1º vice presidente, Flávio Alves Martins, tratou de animar o público, com a tradicional música e dança portuguesa. O vice presidente de Relações Públicas, Antonio Amadeu Brito, que convidou o grupo para a festa, ficou maravilhado com a apresentação. O público aplaudiu de pé a atração.

O presidente João Rêgo salientou, em seu discurso, a satisfação de dirigir o Clube da Portuguesa e das dificuldades enfrentadas em 2011, primeiro ano de sua gestão.

- Vocês não sabem o quanto é importante para mim estar aqui hoje ajudando esta Associação. Temos a ciência que cumprimos essa primeira etapa da nova gestão de forma eficaz. A impressão é a de que conseguimos vencer todos os obstáculos que se apresentaram, apesar das dificuldades. E iremos vencer outros tantos que virão pela frente. Podem contar com isso.

Homenagens - Para dar início as homenagens, a Portuguesa fez uma retrospectiva do ano de 2011. Foram lembradas: as conquistas das equipes esportivas; a volta de grandes shows que há muito tempo não eram realizados; as parcerias; as construções e restaurações da estrutura; a escolha do estádio Luso Brasileiro como cenário para gravações; as homenagens recebidas e prestadas; e a notícia que ninguém aguardava, o projeto da criação da Arena Rio de Janeiro.

Diretores, vices presidentes e colaboradores receberam homenagem do presidente João Rêgo. Dentre eles estão: José Morares, comodoro do Iate Clube Jardim Guanabara (representado pelo filho, Andrews Moraes); o presidente da Casa de Viseu, José Antônio Marinho Nunes; o técnico da equipe profissional, Edson Souza e o preparador físico, Paulo Blanco; os empresários: Bonifácio Lopes (proprietário da Tubos e Conexões), Carmine Salerno (gestor do colégio Passaredo e da Construtora Enato); dentre outros.

Por Williany Brito
Publicada pela Assessoria de Comunicação da Portuguesa Rio, no dia 28.12.2011

Conquista: Senado aprova seguro-desemprego para artistas e músicos

A Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou, no dia 21 de dezembro projeto de lei que prevê a concessão de seguro-desemprego para artistas, músicos e técnicos em espetáculos de diversão. A medida deve beneficiar cerca de 65 mil trabalhadores.

De acordo com a proposta, o profissional terá direito a um salário mínimo como seguro-desemprego por um prazo máximo de quatro meses, de forma contínua ou alternada. Para isso, o beneficiário terá de comprovar que trabalhou em atividades da área por, pelo menos, 60 dias nos 12 meses anteriores à data do pedido do benefício e que não está recebendo outro benefício previdenciário de prestação continuada ou auxílio-desemprego. Além disso, é necessário ter efetuado os recolhimentos previdenciários relativos ao período de trabalho, bem como não possuir renda de qualquer natureza.

O projeto foi analisado em decisão terminativa na comissão. Se não receber recurso para ser analisado em plenário em cinco dias, segue para tramitação na Câmara.

Segundo a relatora da proposta, senadora Ana Amélia (PP-RS), a categoria é sujeita a desemprego permanente, da ordem de 80 a 85%. Ela destacou ainda que as relações de trabalho nessas áreas geralmente são informais e de curta duração.

Na avaliação da senadora, apesar da imagem glamurizada, esses profissionais "se encontram em situação de grande vulnerabilidade social". Além disso, destacou, quando estão trabalhando, esses profissionais envolvem-se em relações informais de emprego, que ainda são de curta duração.

Beneficio ainda indisponível - Mas, o advogado Fernando Lapoente, do Departamento Jurídico do Sated-RJ, salienta que o beneficio ainda está indisponível para toda a categoria.
- Trata-se ainda de projeto de Lei do Senado, que irá percorrer todo o tramite legislativo necessário, podendo ou não se converter em Lei, restringindo-se por hora aos Artistas e Técnicos que tenham trabalhado com carteira assinada, no mínimo por seis meses nos últimos 12 meses e dispensados sem justa causa.

Para ver a íntegra do que foi discutido na comissão, clique aqui.

Por Williany Brito
Publicada pela Assessoria de imprensa do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio de Janeiro (Sated-RJ), no dia 22.11.2011

Sated-RJ apoia “Somos Todos Brasileiros”, espetáculo de incentivo a inclusão de deficientes na sociedade


É com a mistura de circo, teatro, dança e música que o espetáculo “Somos Todos Brasileiros” mostra para a platéia a importância da firmação da cidadania das pessoas com deficiência. O Sated-RJ vê esse projeto social, realizado pela Universidade Livre do Circo (Unicirco), idealizado pelo ator Marcos Frota, como uma ferramenta incentivadora da criatividade, sensibilidade, a auto-estima e a autoconfiança dos artistas com necessidades especiais.

Mais de 100 mil pessoas já assistiram ao espetáculo da companhia, que continua em cartaz em uma tenda montada na Quinta da Boa Vista. No último domingo (18/12), foi a vez do presidente do Sated-RJ, Jorge Coutinho, prestigiar o evento.

Segundo ele, o espetáculo possibilita, de forma progressiva e contínua, a assimilação e execução satisfatória das diversas técnicas circenses. “É um trabalho fantástico. Os deficientes devem, realmente, ser respeitados, incluídos sem discriminações”, salientou Jorge.

Quem esteve presente também no espetáculo foi ator e um dos diretores do Conselho Fiscal do Sated-RJ, Ornelas Filho. Ele, que representou o Saci Pererê, do seriado Sitio Pica-Pau Amarelo, fez uma participação especial, levando a criançada a vibrar com sua presença.

Durante a apresentação de um vídeo em um telão, o ator Marcos Frota dar seu recado aos espectadores: “Que as pessoas enxerguem os deficientes físicos como pessoas normais. Que os deficientes sejam respeitados, incluídos sem discriminações. Quem puder, use a arte como instrumento de inclusão social. É maravilhoso”.
UM PAI ORGULHOSO
Pai de uma das dançarinas especiais do Estúdio de Dança Valéria Brito, Rogério Miranda fica encantado ao ver sua filha se apresentar com o grupo no espetáculo “Somos todos Brasileiros”. Taise Soares Miranda, de 12 anos, possui atraso psicomotor (dificuldade na aprendizagem) e há um ano iniciou as aulas de dança.

Para o pai, esse é um grande desafio para ela. Rogério afirma que o método tem ajudado Taise a superar obstáculos. “É fantástico vê-la dançar. A ansiedade dela vem sendo trabalhada. É extraordinário a progressão que Taise vem tendo desde que entrou para o Estúdio de Dança”, conta o pai com o brilho nos olhos, assistindo a apresentação da menina.

Por Williany Brito
Publicada pela Assessoria de imprensa do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio de Janeiro (Sated-RJ), no dia 20.12.2011

Sated-RJ lamenta mortes de Sérgio Britto e Joãosinho Trinta

O Sated-RJ lamenta a perda de dois ilustres e queridos 'cariocas'. Morreram, no último sábado(18), o carnavalesco Joãosinho Trinta e o ator e diretor Sérgio Brito.

João Clemente Jorge Trinta, o Joãosinho Trinta, de 78 anos, morreu por volta das 11 horas em São Luís, no Maranhão. Ainda não confirmada a causa da morte do artista, um dos responsáveis pela modernização e pelo atual formato dos desfiles de Carnaval do Rio de Janeiro.

No mesmo sábado, morreu o ator e diretor Sérgio Britto, aos 88 anos. Ele, um dos mais completos artistas da dramaturgia brasileira, estava internado desde novembro no Hospital Copa D’or, no Rio, com problemas cardiorrespiratórios.

Para o presidente do Sated-RJ, Jorge Coutinho, o carnaval fica mais triste sem a alegria e o talento de Joãosinho Trinta. Sobre Sérgio Britto, o presidente salientou que sua morte é uma perda enorme para a vida cultural do país.

Por Williany Brito
Publicada pela Assessoria de imprensa do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio de Janeiro (Sated-RJ), no dia 18.12.2011


Edmundo Félix está hospitalizado e Sated/RJ presta solidariedade

O Sated/RJ foi informado que Edmundo Félix, ator do programa “Zorra Total”, está internado no Hospital Souza Aguiar, no Rio de Janeiro.

Reconhecendo que o ator sempre esteve presente no cotidiano do Sindicato, o presidente Jorge Coutinho, visitou o ator na tarde desta quinta-feira (15), acompanhado do médico do Sated/RJ, Dr. Flávio Wittlin. De acordo com informações, Edmundo foi agredido durante um assalto. O ator vai passar por cirurgia ainda esta semana.

“Amigos e companheiros, informamos que o ator Edmundo encontra-se lúcido, falante e bastante otimista para sua pronta recuperação. A família Sated/RJ fica na torcida pela sua recuperação. Aguardamos ansiosos por seu retorno”, disse o presidente do Sindicato, Jorge Coutinho.

Por Williany Brito
Publicada pela Assessoria de imprensa do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio de Janeiro (Sated-RJ), no dia 15.12.2011

Revista destaca sucesso do presidente do Sated-RJ na arte e sindicalismo


O presidente do Sated-RJ foi destaque na revista “Quem é Quem na Economia do Rio de Janeiro”. A matéria conta sobre sua importante trajetória no mundo das artes cênicas e sindical. Aos 78 anos, Coutinho está a frente do Sindicato e desenvolve projeto de interiorização da cultura no estado.



Por Williany Brito
Publicada pela Assessoria de imprensa do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio de Janeiro (Sated-RJ), no dia 8.12.2011

Presidente do Sated-RJ é contemplado com 1º Troféu BCF de Cultura

Diante de todo trabalho na área cultural, o presidente do Sated-RJ, Jorge Coutinho, foi contemplado com o 1º Troféu BCF de Cultura, uma homenagem do Bando Cultural dos Favelados aos que apoiam o grupo que leva arte, música e cultura aos moradores da comunidade da Rocinha. A homenagem foi prestada no dia 25 de novembro, na própria comunidade, no Rio de Janeiro.

O Bando Cultural dos Favelados, representado por seu presidente, o ator Castelo, promoveu uma festa aberta à comunidade artística e local. O evento contou com espetáculos de dança, teatro e a leitura de textos dramatizados.

Jorge Coutinho agradeceu pela a homenagem prestada e a ajuda em suas diversas realizações. O presidente falou de todas as ações que o Sindicato dos Artistas presta em prol da descentralização e regionalização da cultura. Ele também lembrou, em seu discurso, do curta-metragem produzido pelos atores da comunidade da Rocinha no projeto 'SATED - Rio por Inteiro'. “Houve liberdade de criação e assim todos puderam ver a qualidade e a criatividade do trabalho local”, salientou Coutinho.

O presidente do Sated-RJ estava acompanhado do representante sindical do Noroeste Fluminense, Thiego Ladeira, que, junto com o presidente do BCF, começaram a ajustar parcerias. O objetivo é fazer um intercâmbio: levar a comunidade da Rocinha para o interior e o interior para Rocinha.

Estiveram presentes, também, no evento, diversas autoridades. Uma delas foi a Secretária Especial de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida do Município do Rio de Janeiro, Cristiane Brasil, que elogiou o trabalho do presidente, enquanto ator e produtor, além de destacar - como não poderia deixar de fazer - todo seu trabalho à frente do Sated-RJ.



Por Williany Brito
Publicada pela Assessoria de imprensa do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio de Janeiro (Sated-RJ), no dia 1.12.2011

Conquista: Sated-RJ assina convenção coletiva de televisão

O Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão do estado do Rio de Janeiro (Sated-RJ) firmou, no mês de novembro, a Convenção Coletiva de Televisão para 2011/2012 com o Sindicato das Empresas de Radiodifusão do Estado.

Dentre as conquistas, estão o reajuste salarial para os representados pelo Sated-RJ, com percentual de 7,30 sobre os salários vigentes em 31 de outubro de 2011, e a contratação de figurante não qualificado profissionalmente será feita somente mediante a aprovação conjunta dos sindicatos convenientes.

Vale salientar que quando dois sindicatos assinam uma Convenção Coletiva, expressam o desejo que a mesma seja cumprida. Qualquer fato contra a Convenção, pode ser notificado, não necessitando a identificação.


Por Williany Brito
Publicada pela Assessoria de imprensa do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio de Janeiro (Sated-RJ), no dia 27.11.2011

Sated-RJ recebe visita de futuros profissionais do EAT

O Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio de Janeiro (Sated-RJ) recebeu, na última quinta-feira (24), os futuros profissionais de produção e camareira , formandos da Escola das Artes Técnicas (EAT).

O objetivo da visita foi verificar a participação do Sated com relação a segurança e a saúde dos funcionários das artes cênicas.
De acordo com o professor de Organização e Segurança do Trabalho da Escola, Carlos Manoel de Almeida, os dados são para pesquisa que está sendo feita na EAT. O diretor da área técnica do Sated-RJ, Ubirajara Vasconcelos, cedeu todas as informações do trabalho desenvolvido pelo Sindicato aos futuros profissionais.
Vale salientar que as matrículas já estão abertas para aqueles que desejam se profissionalizar na Escola de Artes Técnicas. Maiores informações na sede da Escola.

Por Williany Brito
Publicada pela Assessoria de imprensa do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio de Janeiro (Sated-RJ), no dia 24.11.2011

Juvenil da Lusa segue para Santana Catarina em busca do título SC Cup


A equipe Juvenil da Portuguesa Rio já está a caminho de Imbituba, em Santana Catarina, para disputar a 11ª edição do SC Cup, que vai do dia 2 a 10 de dezembro. Os garotos deixaram a sede da Lusa na tarde desta quarta-feira (30). Com previsão de chegada às 10 horas, os garotos irão acompanhar a solenidade de abertura, do maior evento do futebol de base do Brasil em terras catarinenses, nesta quinta-feira, ás 19h30 horas, no Imbituba Atlético Clube.

Este ano a competição reunirá 32 clubes, de oito estados. A Lusa fará parte do grupo E junto com Guarani, Porto Alegre, Fragata e Coritiba. Os jogos da primeira fase da Zebra da Ilha acontecem no Estádio do Gramense Garopaba, de 2 a 4 de dezembro.

A competição acontece nas cidades catarinenses de Imbituba (local onde a equipe vai ficar hospedada) e Garopaba. Voltada para atletas com idade até 16 anos, o torneio é um dos mais importantes para a categoria juvenil no Brasil, reunindo times de todo o país.

De acordo com o técnico, Rodrigo Leal, essa é uma experiência construtiva na vida dos meninos, independente do resultado. “Eles irão voltar com outra visão. É um evento importante, onde estarão reunindo grandes equipes do cenário nacional, e acredito que os garotos estão preparados para encarar mais esse desafio”, confia o professor.

“Acredito que a participação da Lusa na SC Cup 2011 será um aperfeiçoamento para categoria juvenil na formação da equipe que começará o carioca 2012. Essa experiência fará com que atletas e comissão vejam outras formas de jogar”, frisou o vice presidente de Futebol Amador da Portuguesa, Marcelo Barros, sobre a importância da participação da equipe na competição.


Por Williany Brito
Publicada pela Assessoria de Comunicação da Portuguesa Rio, no dia 30.11.2011



Portuguesa Rio contrata novo técnico de olho na 1ª divisão



Edson Souza assinou contrato com a
Lusa na tarde desta terça-feira

A Portuguesa Rio deu o primeiro passo para a preparação do elenco que vai disputar a segunda divisão do Campeonato Carioca 2012. Na tarde desta terça-feira (22), foi fechada a contratação do técnico Edson Souza, ex comandante do Sendas, hoje Audax Rio.

Com o treinador, chegam o auxiliar João Carlos, o preparador físico Paulo Blanco e o fisiologista Michel Maia. De acordo com a coordenação de futebol, a equipe da Lusa conta com 13 jogadores, atualmente. Mas, de acordo com a diretoria, em breve serão feitas novas contratações. Os trabalhos serão iniciados no dia 1º de dezembro.

Um dos pontos positivos para o treinador, é o fato da contratação ter sido feita com “bastante” antecedência da competição.

- Essa é a grande vantagem. Vamos ter tempo hábil para contratar, conhecer jogadores. É importante que os atletas absorvam a nova filosofia de trabalho. Eles devem estar bem preparados e comprometido com o projeto que será apresentado.

FORMAÇÃO DA EQUIPE

De acordo com Souza, uma lista de atletas do seu interesse foi deixada hoje com a diretoria da Portuguesa.

- Meu pedido é que entrem em contato direto com esses jogadores até o dia 1º (dezembro), para, quando retornarmos, termos a formação de, pelo menos, 70% do grupo. Estourando, teremos que ter 23 jogadores até o início da maratona de treinos. Deixando espaço, claro, para entrada de dois jogadores do juniores para incorporar no profissional.

A intenção do novo técnico é formar um grupo de qualidade, e, de acordo com o vice presidente de Futebol Amador, Marcelo Barros, ele terá “carta branca para realizar o seu trabalho da melhor forma possível” sem medir esforços para conquistar o título e o acesso à Serie A do Estadual.

João Rêgo, presidente administrativo do Clube, comentou sobre o novo contratado.

- Buscamos um técnico com conhecimento e experiência para comandar a equipe da Lusa. Acredito que Souza se enquadra nas características propostas e aposta nesta opção para brigar pela primeira divisão.

VASTA CARREIRA

Aos 47 anos, Edson Souza coleciona em seu currículo passagens por diversos clubes brasileiros e no exterior. Em casa, o treinador atuou no Fluminense, Cruzeiro, Bangu, América, Vasco da Gama, Americano, Audax e Madureira. Já fora do Brasil, Souza levou suas habilidades ao Chiasso (Suíça), Leon (México), Al Ahli Club (Arábia) e no União da Ilha da Madeira (Portugal).

Em 2003, o técnico trabalhou como auxiliar técnico da equipe profissional da Portuguesa. Retornou ao clube em junho deste ano, como treinador. Sua passagem foi curta: foram 20 dias, atuando em cinco jogos no comando da Lusa. Daí, surgiu o convite para o Audax Rio. Agora, Souza vem com objetivo de levar a Lusa à primeira divisão.

Por Williany Brito
Publicada pela Assessoria de Comunicação da Portuguesa Rio, no dia 22.11.2011


Sorteio define tabela da Série B do Carioca 2012

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FFER) sorteou a tabela da Série B do Campeonato Carioca de 2012, através do arbitral realizado na tarde da última quarta-feira (16). A Portuguesa Rio está no grupo B da competição.

Ao todo, 21 equipes disputarão durante a temporada as duas vagas para a elite do futebol carioca em 2013. Nesta edição, as cinco melhores equipes de cada grupo, junto com as duas melhores no índice técnico, classificadas em sexto lugar, ganham as suas vagas na segunda fase da Série B. Na segunda fase, com 12 times, jogos em sistema de pontos corridos serão realizados, em turno e returno, definindo os dois acessos para a Série A do ano seguinte.

No grupo A, estão as equipes do Barra Mansa, Artsul, São Cristóvão, Serra Macaense, Carapebus, Mesquita, Ceres, Tigres do Brasil, Rio Branco, Quissamã e Teresópolis. Já as equipes do Audax Rio, Sampaio Corrêa, Goytacaz, Cabofriense, Imperial, Portuguesa, Angra dos Reis, São João da Barra, América-RJ e Juventus compõem o grupo B.

A primeira rodada foi marcada para o dia 4 de fevereiro de 2012, e a Lusa estréia no Campeonato contra o Imperial. No próximo dia 10 de janeiro, a Ferj realizará o simpósio de abertura da competição.

Por Williany Brito
Publicada pela Assessoria de Comunicação da Portuguesa Rio, no dia 17.11.2011