quarta-feira, 29 de julho de 2009

MULHER COM SINTOMAS DA GRIPE H1N1 PROCURA VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA


Uma mulher, que não quis ser identificada, esteve ontem (28), na Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Feira de Santana para entregar exames clínicos e pegar medicamentos contra o vírus Influenza H1N1 (mais conhecida como Gripe Suína). Ela chegou com máscara cirúrgica, para prevenir o contágio, caso realmente esteja com a Gripe.
De acordo com a coordenadora do Grupo Técnico de Vigilância da Gripe H1N1, Erenilde Marques de Cerqueira, “são quatro pacientes que estão sendo monitorados em Feira de Santana, esperando o resultado. Estamos acompanhando de perto. Mas, podemos afirmar que nenhum caso é grave”.
Assim como a gripe comum, a influenza A é transmitida, principalmente, por meio de tosse, espirro e de secreções respiratórias de pessoas infectadas. Segundo a mulher, desde o último sábado (25) vem sentindo os sintomas da nova gripe e logo na segunda-feira (27) procurou o órgão. “Entrei em contato com a Vigilância Epidemiológica e eles foram até a minha residência ver a situação em que eu me encontrava. Me deram toda assistência e orientações”, conta.
Ainda segundo a coordenadora, que acompanha o caso, a primeira orientação da equipe foi para a paciente procurar um pneumologista. “Ela sente dores no pulmão e outros sintomas da gripe. Mas, nos contou que já havia tido problemas pulmonares. Por isso, a orientei a fazer o exame pneumológico”, explica.
Para realizar o diagnostico da gripe suína é necessário que se colete uma amostra respiratória nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, para ser examinada em laboratório. De acordo com a coordenadora, os técnicos fizeram a coleta e vai demorar alguns dias para sair o resultado. “Agora vamos enviar ao LACEN (Laboratório Central do Estado), em Salvador, só para depois ser enviado à Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), no Rio de janeiro. Isso pode levar semanas”, conta, enfatizando que durante esse período de análise o paciente fica sob observação médica tomando medicação adequada.
A coordenadora afirma que os exames são solicitados apenas quando existem fatores de risco, como obesidade mórbida, gestação, pacientes com HIV, pessoas com mais de 60 anos; ou quando há problemas de doenças respiratórias agudas graves.

SINTOMAS
Os sintomas da Gripe são febre acima de 38º e tosse, podendo ser seguida de dor nas articulações, garganta, cabeça, prostração e dificuldade respiratória – em pessoas que tenham voltado em até 10 dias dos países atingidos pela doença.
O Ministério da Saúde recomenda que se houver sintomas como febre repentina, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações e coriza, procure um médico ou um serviço de saúde, como já se faz com a gripe comum.
Por Williany Brito
(Matéria publicada no Jornal Folha do Estado, no dia 29.07.2009, como manchete)

0 comentários:

Postar um comentário