segunda-feira, 20 de julho de 2009

Prevenção é o melhor caminho


Mônica Andrade:
“Hidratação é o melhor remédio”



Como visto, não existe um tratamento que devolva a aparência anterior da pele, portanto, mais importante que tratar, é prevenir. “Mas, antes da utilização de produtos ou cosméticos específicos para uso domiciliar deve-se consultar um médico dermatologista ou um fisioterapeuta especialista em dermato-funcional”, orienta a especialista Mônica Andrade.
Segundo ela, o surgimento das estrias depende de uma tendência pessoal. Algumas pessoas as desenvolvem mesmo com pouca distensão da pele e outras não desenvolvem estrias nem na gravidez, quando a distensão da pele é muito grande.
A hidratação intensa da pele com cremes e loções hidratantes é fundamental, principalmente em pessoas com histórico familiar de estrias. “Pode-se prevenir com uso de cosméticos específicos com o único objetivo de hidratação da pele, como alantoína, óleo de amêndoas, rosa mosqueta (não deve ser usado por gestante), uréia, ácido glicólico, que deverão ser orientados pelo médico dermatologista ou por um fisioterapeuta especialista em dermato-funcional”, diz Mônica.
Segundo ela, como as estrias estão associadas ao ganho rápido de peso, uma dieta saudável e balanceada evitando o consumo de doces e gorduras evita o efeito sanfona. Alimentos que contenham vitaminas A, C e E ajudam na formação do colágeno.

CUIDADOS
Nas meninas, na fase da puberdade, estes cuidados são muito importantes, pois é nessa época que costumam surgir às estrias nas nádegas, coxas e mamas. Nos rapazes, a fase do "estirão" pode causar estrias horizontais no dorso do tronco. A gestante deve pedir aconselhamento ao seu obstetra para uma dieta saudável e equilibrada.
Em conjunto com a alimentação a prática constante de exercícios físicos é muito importante, pois contribui para manter o peso sob controle e melhora a qualidade da pele por ativarem a circulação do sangue. Antes da realização de exercícios procure orientação de um especialista, para elaboração de um programa de exercícios físicos de maneira correta, sem excessos que possam contribuir com a saúde e com a estética corporal.
Por Williany Brito
(Matéria publicada no Jornal Folha do Estado, no dia 19.07.2009)

0 comentários:

Postar um comentário