terça-feira, 7 de julho de 2009

DEBATE REACENDE IMPORTÂNCIA DAS RÁDIOS COMUNITÁRIAS

O encontro contou com a participação de várias autoridades

O governo da Bahia reiterou, na última quarta-feira (1º), o compromisso com o segmento comunitário de comunicação. Com a presença de vários radialistas, presidentes de sindicatos e representantes das rádios de Feira de Santana e região, foi realizado o seminário “A Democratização das Rádios Comunitárias”. O encontro foi palco das diversas vertentes que abrange o atual cenário das rádios comunitárias do Brasil.
O principal objetivo do evento, que ocorreu no auditório da Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana – UNEF, foi discutir e planejar estratégias para uma solidificação do sistema de democratização das rádios comunitárias em todo o Estado. “O fortalecimento dessas rádios na Bahia é um passo importante para a democratização dos meios de comunicação”, afirma o candidato a deputado estadual, Zé Neto (PT), idealizador do seminário.
"Este Governo apóia o segmento comunitário de comunicação". Com esta afirmação o Secretário de Comunicação do Estado, Robinson Almeida, reafirmou o compromisso da atual gestão com as rádios comunitárias. Durante o Seminário, ele fez um panorama da comunicação no estado e apresentou as ações que já estão sendo realizadas pela Assessoria de Comunicação do Estado para o segmento, como a 1 ª Conferência de Comunicação Social da Bahia.
O evento, que teve o apoio da UNEF e do Governo da Bahia (AGECOM - Assessoria Geral de Comunicação), contou com a participação do secretário de comunicação do Estado, Robinson Almeida; a presidente da Associação das Rádios Comunitárias (ABRAÇO) da Bahia, Arlene Freire; do professor de rádio da Universidade da Bahia, Jonicael Cedraz; a representante da Agecom, a relações públicas Rosely Arantes e representante do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia – IRDEB, e coordenador do programa “Ondas Livres”, Mário Sartorello.
"A importância da rádio comunitária integrada à região é a valorização da cultura, a valorização da auto-estima da comunidade. Uma rádio no bairro facilita para que a comunidade possa fazer suas reivindicações”, diz, Jaime Barros de Almeida, da Associação Comunitária de Radiodifusão de Feira de Santana.

TÉRMINO DO PRAZO

Ainda na semana passada, dia 25 de junho, o Ministério das Comunicações encerrou as inscrições para habilitação de rádios comunitárias. Somente associações e fundações sem fins lucrativos puderam se inscrever para concorrer a uma das 463 novas habilitações. Os interessados puderam se inscrever pela internet, através do site www.mc.gov.br , ou entregar o formulário preenchido no protocolo do edifício sede do ministério, em Brasília.

VITÓRIA

O deputado Sérgio Carneiro (PT-BA) marcou um golaço na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados, ao aprovar, no dia 09 de junho, cinco projetos de Decreto Legislativo (PDL) que tratam da autorização para funcionamento de rádios comunitárias na Bahia e em outros estados. As rádios têm permissão de uso do serviço de radiodifusão comunitária, pelo prazo de dez anos, sem exclusividade. Como relator dos projetos na CCJ, comissão da qual é membro efetivo, o deputado obteve autorização para funcionamento das seguintes rádios comunitárias: Rádio Comunitária Santa Luz FM (Santa Luz, BA); Associação Comunitária Rádio Livre Ibirataia (Ibirataia, BA); Fundação Potiguar (Mossoró, RN); Rádio Clube de Queimados (Queimados, RJ); Associação Comunitária de Radiodifusão Leopoldinense para o Desenvolvimento Artístico e Cultural (Leopoldina, MG).
Por Williany Brito
(Matéria publicada no Jornal Folha do Estado (no dia 05.07) e nos informativos da UNEF, no dia 04.07.2009)

0 comentários:

Postar um comentário