segunda-feira, 8 de junho de 2009

PRESERVAR É TAMBÉM COISA DE CRIANÇA

Crianças elaboram frases e desenhos, que servirão para confecção de panfleto

A questão ambiental está em alta por uma razão simples: necessidade de sobrevivência. Clara, Lorena, Everton e toda a turma da 2ª ano da Escola Adventista têm na ponta da língua a importância de se preservar o meio ambiente dentro e fora da escola. Segundo os professores, quanto mais cedo o tema for abordado maiores as chances de despertar nas crianças a consciência pela preservação.
Com a frase “Me ajude, não jogue o lixo no chão”, ao lado de um desenho da Terra, a pequena Milena Andrade da Silva, de 8 anos, orienta as pessoas a sempre levarem um saco dentro do carro para depositar o lixo. “É preciso jogar o lixo no lixo. Se jogarmos no chão, quando chover, ele vai entupir bueiros e a água invade casas e rios, poluindo o meio ambiente”, adverte a garota.
Vinícius Silva Oliveira, de 9 anos, cita vários cuidados que a comunidade deve ter para preservar o meio ambiente. “Não devemos cortar árvores; temos que separar o lixo em casa e na escola; não jogar lixo no chão; deixar o carro em casa e andar mais a pé ou de bicicleta”, recomenda o garoto.
Para a professora Valda Mélo, do 2ª ano, fazer atividades dentro e fora da escola é de “extrema importância, pois desperta na criança os cuidados que devemos ter com o nosso planeta”. “Eles entendem que tudo que fazemos volta como consequência dos maltratos com a natureza. Por
isso, quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores são as chances de abrir os olhos à consciência pela precaução”, afirma.
Hoje, Dia do Meio Ambiente, os alunos da professora Valda irão ao Parque da Cidade plantar mudas de árvores. Logo após, estarão distribuindo panfletos com frases, produzidas por eles, no local e na comunidade.
Valda Mélo: tudo que fazemos é
consequência dos maltratos com a natureza

Por Williany Brito
(Matéria publicada no Jornal Folha do Estado, no dia 05.06.2009 )

0 comentários:

Postar um comentário