segunda-feira, 1 de junho de 2009

NICOTINA: UMA DEPENDÊNCIA MUITO PODEROSA









Lázaro tenta substituir o cigarro pelo chiclete de nicotina

As pessoas que já tentaram parar de fumar sabem o quanto é difícil esta experiência pode se tornar. Isto ocorre porque a nicotina é uma droga muito poderosa na produção da dependência. A fumaça do cigarro possui cerca de 4.700 substâncias, a nicotina é somente uma delas.
O estudante de publicidade e propaganda Lázaro Sampaio, 25 anos, luta contra a dependência. Fumando desde os 18 anos, segundo ele por influência de seus pais ( ex-fumantes), já tentou por várias vezes parar, mas sem sucesso. “Essa já é a quarta vez que tento largar o cigarro. Não é fácil, isso eu garanto”, revela o estudante, que diz mascar chiclete com nicotina para suprir a necessidade do cigarro. “O chiclete substitui o cigarro”, afirma.
Entre todas as substâncias do cigarro, a nicotina não é a que mais mata ou produz doenças. A nicotina produz a dependência. As substâncias que produzem as doenças são as demais. Portanto, as pessoas fumam basicamente devido ao fato de serem dependentes da nicotina e acabam ficando doentes ou mesmo morrendo devido as ações das demais substâncias.

Por Williany Brito

(Matéria publicada no Jornal Folha do Estado, no dia 31.05.2009 )

1 comentários:

Anônimo disse...

Fumar é um ato de burrice e o mauricinho aí em cima, com certeza, foi um "Maria vai com as outras" de um grupo ou vítima do péssimo exemplo dos pais. O cigarro é uma droga como a cocaina,o crack, a heroina; e obviamente como todo dependente de uma substancias, o cigarro será porta de entrada para a ultização de outras substancias mais nocivas e viciantes pois seu organismo esta mais propenso a essas substancias.

Postar um comentário