quinta-feira, 25 de junho de 2009

MULHERES DISCORDAM DA PESQUISA "HOMENS SÃO MELHORES MOTORISTAS”

Claudynara Pereira: "As mulheres são muito mais cautelosas, mais atenciosas"

A polêmica existe desde que a primeira mulher ousou pilotar um automóvel. Afinal, quem é melhor motorista: homens ou mulheres? Elas conquistaram o mercado – representam hoje aproximadamente metade das vendas de automóvel no país. Mas não convenceram o sexo oposto de que essa igualdade se entende também para a habilidade ao volante.
Se depender dos números divulgados pela agência inglesa Driving Standards Agency (DAS) e publicados no site de notícia Wales Online, a fama delas vai continuar. Pesquisa realizada no país com candidatos à carteira de motorista revelou que os homens representam 53,8% dos aprovados no exame contra 47,4% das mulheres.
De acordo com o coordenador da 3ª Ciretran de Feira de Santana, Evandro José Sampaio, o Detran não possui os números, separadamente, de quantos candidatos e candidatas a carteira de motorista foram reprovados no exame. “Não temos como separar esses dados por sexo”, afirma o coordenador.
Apesar da falta de dados, elas se defendem, e afirmam que os homens são mais “afoitos” que as mulheres e que a pesquisa realizada pela agência inglesa está equivocada.
“As mulheres são muito mais cautelosas, são mais atenciosas. Já os homens são mais afoitos, e abusam da velocidade. Na verdade, eles querem mostrar potencial”, afirma a motoqueira Claudynara Pereira de Souza, 33, que dirige há cinco anos.
O pensamento de Suzana Pereira da Silva não é muito diferente de Claudynara. Ela diz com orgulho que nunca colidiu o carro desde quando começou a dirigir. “Eu aprendi a dirigir aos 13 anos. Com 20 anos, tirei a minha habilitação. Dirijo há mais de 15 anos e nunca bati o carro”, conta Suzana, que afirma que os homens, “geralmente, provocam acidentes”.
Segundo ela, os homens são “autoconfiantes até demais”. “Eles acham que são superiores que a gente. Sem dúvida, a mulher dirige muito melhor que os homens. Essa pesquisa está equivocada”, afirma.
Ao contrário delas e a favor da maioria dos homens, o taxista Gilson Ramos, 34, afirma que o que falta nelas é segurança. “Elas até tem capacidade, mas o medo supera. Aqui na Bahia, em outro Estado, em outro país os homens são melhores motoristas. Não é machismo. É a realidade”, diz Gilson sorrindo.

Por Williany Brito

(Matéria publicada no Jornal Folha do Estado, no dia 21.06.2009)


0 comentários:

Postar um comentário