sábado, 30 de julho de 2011

Portuguesa garante vaga na Copa Rio 2012

A Portuguesa da Ilha garantiu sua vaga na Copa Rio 2012, após vencer o Ceres por 2 a 1, nesta quarta-feira (27), em um jogo válido pelo Campeonato Carioca série B 2011. Jhonatan e Luan fizeram os gols da Lusa. A partida foi realizada em Bangu.

Com o resultado positivo, a Portuguesa chegou aos 29 pontos, encerrando a competição em 6º lugar. O técnico da Zebra da Ilha, Robertinho Bragança, acreditou na equipe nessa etapa final para garantir a participação na Copa Rio.

“Nós não conseguimos alcançar nosso objetivo no Estadual, mas vamos realizar um trabalho puxado para as próximas competições e mostrar o melhor da equipe da Portuguesa”, disse Robertinho.

Por Williany Brito
Publicada pela Assessoria de Comunicação da Portuguesa Rio, no dia 27.07.2011.

Categoria infantil da Portuguesa Rio avança no Estadual 2011


O título do Campeonato Estadual segue vivo para os futuros talentos da Portuguesa Rio na categoria Infantil (Sub 15). No último sábado (23), a equipe encerrou sua participação na primeira fase em primeiro lugar do Grupo B2, somando 36 pontos. Com o resultado, a categoria qualificou para a segunda e última fase do Estadual 2011.

A competição, dividida em duas etapas, teve início no dia 16 de abril. Na primeira fase, a Lusa infantil foi quem se deu melhor. No Grupo B2, o time teve um saldo positivo: fez 15 jogos, sendo 10 vitórias, três empates e duas derrotas. Foram 13 jogos sem nenhuma derrota. A equipe fez, ainda, 29 gols e a defesa foi considerada a menos vazada, com nove gols sofridos. “Tivemos o Leandro Braga (Pitbull), artilheiro do grupo e vice da competição com 15 gols, em 13 jogos”, salientou Rodrigo Leal, técnico da categoria infantil.

“Estou muito satisfeito com o resultado. Foi um processo muito rápido para montar a equipe, mas conseguimos alcançar o objetivo”, disse Rodrigo. Segundo ele, a próxima etapa é “importante e as expectativas são as melhores possíveis”. “Esperamos ser campeões. A equipe está bem preparada em todos os aspectos. Pronta para o novo desafio”, afirma o técnico.

Rodrigo agradece não só ao Infantil, mas a todas as categorias da Portuguesa. “Fico grato a comissão técnica pelo esforço: ao preparador físico, Vitor Lima, pelo seu grande trabalho desempenhado e ao treinador de goleiro, Fabiano Oliveira, pelo excelente trabalho desenvolvido com os goleiros da categoria sub 15. Não poderia deixar de falar do Marcelo Barros (vice presidente do Departamento de Futebol) pela oportunidade e confiança. A toda direção do Clube, Renato Durães (coordenador de futebol) e Ailton Moura (supervisor de futebol). Agradeço aos demais profissionais do Mirim, Pré-mirim, do Juvenil, Juniores e o Profissional. Todo grupo de trabalho está de parabéns”, agradeceu o técnico.

A Portuguesa enfrenta o Friburguense neste domingo (31), às 15 horas, no estádio Luso-Brasileiro. Nessa fase, as equipes formarão dois grupos (A7 e A8) e jogarão entre si, em sistema de ida e volta, classificando-se para as finais as duas primeiras de cada grupo. A Lusa do Rio de Janeiro faz parte do grupo A5 junto com Friburguense, Americano e Condor.

Confira a equipe que compõe a categoria sub 15 da Zebra da Ilha do Governador:

1 – Lucas Gideão (goleiro)
2 – Igor Clemente (lateral direito)
3 – Felipe Marinho (zagueiro)
4 – Igor Santana (volante)
5 – Ricardo Monsores (zagueiro)
6 – Lucas Senna (lateral esquerdo)
7 – Jonathan Willian (meia)
8 – Wilson Martins (volante/meia)
9 – Bruno Nunes (volante)
10 – Leandro Braga - Pitbull (atacante)
11 – Welison Ferreira - Imperador (atacante)
12 – Marlon Mendonça (goleiro)
13 – Carlos Roberto (zagueiro)
14 – Lucas Barreto (zagueiro)
15 – Rafael Soares (lateral)
16 – Weverton Andrade (volante)
17 - Danrley Xavier (meia)
18 - Vitor Alves (meia)
19 – Leandro Fernandes (meia/atacante)
20 – Levi Rodrigues (meia/atacante)

Por Williany Brito
Publicada pela Assessoria de Comunicação da Portuguesa Rio, no dia 23.07.2011.

Equipe Mirim da Portuguesa ergue Troféu Luiz Mendes, após derrotar o Vasco da Gama


A equipe Mirim da Portuguesa Rio é motivo de orgulho para todos que vibram pelo time lusitano. O talento e o brilhante desempenho, durante toda a competição, garantiram à Lusa o Troféu Luiz Mendes 2011. A final foi contra o Vasco da Gama, derrotado por 1 a 0, no último sábado (23), no Estádio Luso-Brasileiro.

Sem gols no tempo regular, a disputa foi decidida aos nove minutos do primeiro tempo da prorrogação, com gol do pequeno Anderson, conhecido como “Pirulito” entre os colegas. Ele disse estar “muito feliz” com os companheiros. “O futebol é muito importante para mim. A equipe jogou bem e merecia ganhar. Estou muito feliz”, disse o garoto.


Equipe técnica esbanja alegria - A equipe técnica ficou muito satisfeita com atuação da equipe. “Estou muito feliz e orgulho dos meninos. Tivemos muito trabalho. Ralamos durante o semestre inteiro para conquistar esse título tão sonhado. Agradeço a todos que acreditaram no meu trabalho e nos nossos garotos”, disse o técnico do time Mirim, Marquinhos.

Para o vice presidente do Departamento de Futebol Amador, Marcelo Barros, a equipe demonstrou “desempenho e garra” durante todo o campeonato. “Impressionante como essa garotada, tão jovem ainda, leva a sério o futebol. Sinto que a Portuguesa ainda vai se orgulhar bastante desses meninos”, disse.

A presidência da Associação atlética Portuguesa, também, comentou o desempenho da Zebra da Ilha na competição. “Estou bastante orgulhoso da nossa garotada e a equipe técnica, que demonstrou eficiência e sempre acreditou no time. Com certeza, eles formam uma base sólida que ainda colherá muitos frutos”, acredita o presidente João Rêgo. Segundo ele, as equipes de futebol da Portuguesa estão “muito bem semeadas”.

Por Williany Brito
Publicada pela Assessoria de Comunicação da Portuguesa Rio, no dia 23.07.2011.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Final: Equipe Mirim da Portuguesa briga pelo Troféu Luiz Mendes neste sábado

O time Mirim da Portuguesa Rio deu um show de bola durante toda competição pela conquista do Troféu Luiz Mendes. E, como já era esperado, chegou a final. A Lusa joga contra o Vasco da Gama, neste sábado (23), às 11 horas, no estádio Luso Brasileiro. Para chegar ao patamar do torneio, a Zebra da Ilha venceu o CFZ por 2 a 1, no último sábado.

A competição Sub-13 foi formada por oito clubes divididos em duas chaves. O Grupo “A”, que incluiu Bangu, Vasco, Olaria e CETEP, classificou Bangu e Vasco. Ambos fizeram uma das semifinais com vitória do Gigante da Colina Já o Grupo “B” contou com Portuguesa, CFZ do Rio, Gávea e Light.
A comissão técnica da categoria Mirim da Portuguesa, que tem como coordenador Marcelo Barros, está muito feliz com o resultado do time. E o presidente da Lusa, João Rêgo, se diz orgulhoso dos pequenos. “A equipe do Mirim fez um ótimo trabalho. Estou orgulhoso. É um time que ainda vai trazer grandes alegrias ao clube e para os torcedores”, disse o presidente.
Agora é aguardar o resultado que dará para o melhor o Troféu Luiz Mendes.

Por Williany Brito
Publicada pela Assessoria de Comunicação da Portuguesa Rio, no dia 22.07.2011.



quinta-feira, 21 de julho de 2011

Lusa vence Barra Mansa e briga por vaga na Copa Rio 2012

Apesar da vitória por 2 a 1 sobre o Barra Mansa, na última quarta-feira (21), pelo Carioca, a Portuguesa não tem chances de subir a elite do Estadual neste ano, mas continua na briga pela classificação para a Copa Rio 2012. Com esse resultado, a Lusa sobe para sexta colocação do grupo c, somando 25 pontos.

Para o técnico da Zebra da Ilha, Robertinho Bragança, o time fez “boa” partida, contra a equipe do Leão, mas reconhece que poderia ter ampliado ainda mais o placar do jogo. “A Portuguesa teve domínio total do jogo, se postou bem, mas poderia ter saído com um placar melhor”, admitiu o técnico.

“A briga agora é garantir o passaporte para a Copa Rio”, disse Robertinho, que convoca a torcida para a próxima disputa da Lusa, que será contra a equipe do Friburguese Rio, neste sábado (23), às 15 horas, no Estádio Luso-Brasileiro. “É importante o apoio da torcida neste momento. Precisamos conquistar a quinta colocação e continuarmos entre os classificados”, finalizou o técnico.

Juniores - Pela categoria Júnior, a Lusa foi goleada pelo Barra Mansa por 4 a 0. Agora, pega a equipe do Friburguense também neste sábado, mas às 13 horas, dentro de casa.

Por Williany Brito
Publicada pela Assessoria de Comunicação da Portuguesa Rio, no dia 21.07.2011.


Portuguesa perde em casa por 2 a 0 para o Quissamã

A Portuguesa Rio perdeu para equipe do Quissamã por 2 a 0, no último sábado, dentro de casa. A Lusa não tem mais chance de subir à elite do Estadual neste ano, mas ainda está na briga pela classificação na Copa Rio 2012.

Com esse resultado, a Portuguesa continua com 22 pontos, mas caiu para a 8ª colocação do grupo c. O próximo desafio da Zebra da Ilha será contra o Barra Mansa, nesta quarta-feira (20), fora de casa.

Mirim na final - Disputando o Troféu Luiz Mendes, o time da Portuguesa sub -13 venceu o CFZ por 2 a 1, neste sábado, no Luso Brasileiro. A partida foi pela semi-final do torneio.
O time Mirim da Portuguesa faz a final contra o Vasco da Gama no próximo sábado (23), às 11 horas, no estádio Luso Brasileiro.

Empate no Juniores - A equipe de juniores da Lusa ficou no empate de 0 a 0 com o CFZ, neste sábado. A partida foi pela 8ª rodada do returno do Estadual da série B. Com o empate, a Lusa chega aos 25 pontos.


Por Williany Brito
Publicada pela Assessoria de Comunicação da Portuguesa Rio, no dia 18.07.2011.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Portuguesa pega o Quissamã neste sábado

Após o empate por 2 a 2 com o Estácio de Sá na última quarta-feira (13), a Portuguesa Rio enfrenta a equipe do Quissamã. A partida será neste sábado (16), às 15 horas, no estádio Luso-Brasileiro. A Zebra da Ilha do Governador ocupa a sétima colocação do grupo c, do Campeonato Estadual da Série B de Profissionais.

O técnico Lusitano, Robertinho Bragança, informou que vai manter a mesma equipe no próximo jogo. “A Portuguesa fez boa partida, apesar do empate. Vamos armar um esquema melhor para não sofrer gols novamente”, reconhece Robertinho.

A Lusa, que soma 22 pontos, enfrenta o Quissamã com Léo (goleiro), Fabio (lateral direito), Aroldo (zagueiro), Allan Nicácio (zagueiro), Pedrão (volante), Giovani (lateral esquerdo), Mineiro (meia), Anderson (volante), Alan Jr (atacante), Maycon (meia) e Marcelo Quilder (atacante).


Por Williany Brito
Publicada pela Assessoria de Comunicação da Portuguesa Rio, no dia 15.07.2011.


Futmesa da Lusa coleciona medalhas há quase 20 anos



Não se sabe ao certo quando e nem onde surgiu o Futebol de Mesa, o antigo “jogo de botão”. Mas, uma coisa é certa, hoje é um esporte de alto rendimento reconhecido pelo Ministério dos Esportes e por uma legião de praticantes no Brasil e no exterior. Essa modalidade também vem fazendo sucesso na Associação Atlética Portuguesa – AAP, na Ilha do Governador (Rio de Janeiro – RJ).

Em 1º de dezembro de 1990, nascia a primeira equipe de futmesa da Lusa, implantado pelo então vice presidente de Quadra e Salão, Nelson de Souza Lucas. Segundo o atual diretor do Departamento de Futmesa, Pedro Carlos de Oliveira, é um esporte que pode ser praticado dos 8 aos 80 anos, desde que “aliado com habilidade e raciocínio”. Atualmente, o clube conta com 20 atletas.

Desde 1991, a Portuguesa vem participando de campeonatos dentro e fora do Rio de Janeiro, nas categorias juvenil, júnior, especial, sênior e master. Desde então, o Clube vem colecionando títulos. Dentre eles, estão: dois Brasileiros Individuais, em 2000,na Bahia, e em 2010, no Rio Grande do Sul (com o atleta Alenio Cheble); e um Brasileiro de Clubes, em 2009, no Rio de Janeiro (na equipe: Alenio Cheble, Horácio Junior, Jonas Vicente e Pedro Carlos).

“Conquistamos onze títulos estaduais de clubes e diversos outros títulos individuais nas mais variadas categorias. Vencemos Copa da Federação, Copa Rio, Taça Guanabara, Taça Rio”, conta o diretor Pedro Carlos. De acordo com o ele, o forte da equipe é a modalidade disco.

Os apaixonados pelo esporte, podem acessar o blog oficial do futmesa da Lusa ( www.futmesaportuguesacarioca.blogspot.com ) e ficar por dentro das principais notícias do clube.

Como participar - Quem desejar entrar para equipe da Lusa, basta ir ao Departamento de Futmesa da Associação Atlética Portuguesa, às terças e quintas-feiras, a partir das 18 horas. Você pode entrar em contato, também, pelo telefone 9147-6055 (falar diretamente com o diretor Pedro Carlos).


Portuguesa disputa Campeonato Brasileiro Individual em Recife

O clube da Portuguesa vai disputar o XXVIII Campeonato Brasileiro Individual em Recife, capital pernambucana. O evento, realizado pela Confederação Brasileira de Futebol de Mesa - CBFM, será realizado entre os dias 12 e 14 de novembro deste ano. Segundo o diretor do Departamento de Futmesa, Pedro Carlos de Oliveira, os atletas já estão treinando para mais esse debate.

O presidente da Portuguesa, João Rego, se diz satisfeito com o desempenho do Departamento e dos atletas. “Parabenizo a todos que contribuem para levar o nome da Portuguesa não só para todo estado do Rio, mas, também, para outras cidades do Brasil”, disse o presidente.

O Recife Praia Hotel, na praia de Boa viagem, foi o local escolhido para o evento. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 2122-1100.


Por Williany Brito
Publicada no jornal RJ Verdade, no dia 14.07.2011.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Portuguesa empata em 2 a 2 com Estácio

A Portuguesa Rio desperdiçou a oportunidade de subir na tabela no Campeonato Estadual da Série B de Profissionais. A equipe empatou com o Estácio de Sá por 2 a 2, nesta quarta-feira (13), no estádio Moça Bonita. A Lusa saiu da sexta para sétima colocação do grupo C, somando 22 pontos.

A Zebra da Ilha do Governador mostrou em campo, no primeiro tempo, que tinha mais qualidade técnica do que o anfitrião. O meia Maycon abriu o placar para a Lusa aos 22 minutos de jogo. Foi um primeiro tempo cheio de gols perdidos.

No segundo etapa, a Portuguesa ampliou o placar, com mais um gol de Maycon. Mas, o empate do Estácio veio aos 30 minutos. Aproveitando as falhas da Lusa, o time adversário partiu para o ataque, chegando ao empate no final do jogo.

Para o técnico Lusitano, a Portuguesa fez “boa” partida, apesar do empate, e afirma que vai manter a mesma equipe no próximo jogo. Mas, ele reconhece que vai “armar um esquema melhor para não sofrer gols novamente”.

O próximo compromisso da Lusa é contra o Quissamã, neste sábado (16), às 15 horas, no estádio Luso-Brasileiro.

Por Williany Brito
Publicada no site Ilha Carioca, no no dia 13.07.2011.

Técnico da Lusa confiante para partida desta quarta

Com vitória na última rodada do Campeonato Estadual da Série B de Profissionais sobre o Tigres do Brasil, a Portuguesa Rio aproveitou para se preparar para a próxima partida da competição. Nesta quarta-feira (13), a Lusa enfrenta a equipe do Estácio de Sá. O objetivo do clube, que está na sexta colocação do grupo C, com 21 pontos, é vencer os próximos jogos e garantir uma vaga na Copa Rio 2012.

O técnico Robertinho Bragança considera a equipe adversária “bem estruturada”, mas que não vem fazendo uma boa campanha no campeonato. “É uma equipe jovem, mas seus resultados não estão sendo satisfatórios”, salientou Robertinho. Para ele, o coletivo realizado nesta terça-feira (12), o grupo da Zebra da Ilha do Governador mostrou desenvoltura. Os titulares venceram por 4 a 0.

"Estamos muito confiantes. Vamos tentar a vitória e conquistar a 5ª colocação. Os próximos desafios não serão fáceis. Barra Mansa e Friburguense são equipes fortes. Mas estamos trabalhando para conquistar uma vaga na Copa Rio 2012”, acredita o técnico.

Mudança - A Portuguesa entra em campo com mudanças. A primeira é a volta do Mineiro, que fica no lugar de Luan, suspenso no último jogo. Outra novidade é a entrada do Fábio, ocupando a vaga do Davenilson (Jhonatan). A entrada de Maycon é a terceira mudança do time para enfrentar o Estácio de Sá.

A escalação do técnico Robertinho Bragança ficou da seguinte forma: Léo, Fabio, Aroldo, Allan Nicácio, Pedrão, Giovani, Mineiro, Anderson, Alan Jr, Maycon e Marcelo Quilder.
O jogo desta quarta-feira será às 15 horas, no estádio de Moça Bonita. A disputa será válida pela 7ª rodada do Carioca.

Por Williany Brito
Matéria publicada no site da Portuguesa, no dia 13.07.2011.

Associação Atlética Portuguesa é cenário de minissérie iraquiana

A Associação Atlética Portuguesa (AAP), no Rio de Janeiro, foi escolhida para ser palco de algumas das cenas da nova minissérie iraquiana denominada “Samba”. A Tv Al Sharqyia, produtora do folhetim televisivo, esteve nas dependências do clube para gravar a comédia nos dias 1º e 5 de julho.

O clube recebeu a equipe de filmagem, mostrando que possui uma infraestrutura eficiente, não deixando a desejar dos grandes clubes do Rio de Janeiro. Produtores, atores, diretores, figurinista, figurantes e assistentes estiveram presentes para as gravações, que ocorreram no campo e na arquibancada do estádio Luso-Brasileiro.

Há um mês a equipe vem desenvolvendo o trabalho na cidade, considerada nova queridinha de Hollywood. Em 2010, o estado foi cenário de filmagens de quase 100 produções estrangeiras. Mas, pela primeira vez atores iraquianos vêm ao Brasil. Ayad Radhi, que irá interpretar “Abood”, na minissérie, se diz “maravilhado” com o Brasil. “É um país bonito, com belas praias e um lindo futebol. As pessoas são felizes e simpáticas”, disse.

Para o presidente da AAP, João Rêgo, a presença da equipe valorizou ainda mais o clube. “Estamos recebendo diversos eventos aqui na Portuguesa. Agradeço a produção pela escolha do local para a realização das gravações”, disse o presidente.

A comédia “Samba” estreia em 1º de agosto, no Iraque.


Por Williany Brito
Matéria publicada no portal Ilha Carioca, no dia 14.07, e no Jornal RJ Verdade, no dia 15.07.2011.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Portuguesa bate Tigres e assume a sexta colocação do Carioca

Com a vitória sobre o Tigres do Brasil por 2 a 1, na tarde deste sábado (09), no estádio Luso-Brasileiro, a Portuguesa Rio deixou a torcida mais confiante na recuperação do time no Campeonato Estadual da Série B de Profissionais.

Apesar dos desfalques do zagueiro Cauê e dos meias Mineiro, Digão e Maycon, a Lusa fez seu dever de casa. Quilder e Jhonatan marcaram os gols da partida. O elenco Lusitano deixou o estádio muito empolgado com o resultado alcançado. Com essa vitória, a Portuguesa saltou de 18 para 21 pontos, ficando na 6ª colocação.

O próximo desafio da Lusa será nesta quarta-feira (13), às 15 horas, contra a equipe da Estácio de Sá, no estádio de Moça Bonita. A disputa será válida pela 7ª rodada do Carioca.

Juniores – O time dos juniores da Portuguesa, também, entrou em campo contra o Tigres, na tarde deste sábado, no Luso-Brasileiro. Mas terminou no empate de 0 a 0.

Por Williany Brito
Matéria publicada no portal Ilha Notícias, no dia 10.07.2011.


Portuguesa perde para o Bonsucesso no Leônidas da Silva

A Portuguesa da Ilha do Governador aumentou a distância para a primeira divisão do Carioca. Na última quarta-feira (06), a equipe foi derrotada por 2 a 1 pelo vice-líder Bonsucesso, no estádio Leônidas da Silva, no Rio de Janeiro. O jogo foi válido pela 5ª rodada do returno do Estadual da Segundona.

Com um início amarrado, o Bonsucesso abriu vantagem no final do primeiro tempo. O placar foi ampliado logo aos 18 do segundo. A Lusa tentou reverter a situação diminuindo com um gol de Renanzinho, aos 41 minutos. Mas, já era tarde.
A Lusa jogou com Douglas, Mineiro (Anderson Kunzel), Haroldo, Allan Nicácio e Giovani; Pedrão, Luan, Digão (Renanzinho) e Maycon; Quilder e Alan Jr (Jhonathan), sob o comando do técnico Robertinho.

Com o placar de 2 a 1, a Portuguesa cai para a 7ª colocação, com 18 pontos. Mas segue sonhando com a primeira divisão do carioca.

O próximo desafio da Portuguesa será contra o time do Tigres, neste sábado (09), às 15 horas, no estádio Luso-Brasileiro (Ilha do Governador).

Por Williany Brito
Matéria publicada no portal Ilha Notícias, no dia 07.07.2011.