sexta-feira, 15 de julho de 2011

Futmesa da Lusa coleciona medalhas há quase 20 anos



Não se sabe ao certo quando e nem onde surgiu o Futebol de Mesa, o antigo “jogo de botão”. Mas, uma coisa é certa, hoje é um esporte de alto rendimento reconhecido pelo Ministério dos Esportes e por uma legião de praticantes no Brasil e no exterior. Essa modalidade também vem fazendo sucesso na Associação Atlética Portuguesa – AAP, na Ilha do Governador (Rio de Janeiro – RJ).

Em 1º de dezembro de 1990, nascia a primeira equipe de futmesa da Lusa, implantado pelo então vice presidente de Quadra e Salão, Nelson de Souza Lucas. Segundo o atual diretor do Departamento de Futmesa, Pedro Carlos de Oliveira, é um esporte que pode ser praticado dos 8 aos 80 anos, desde que “aliado com habilidade e raciocínio”. Atualmente, o clube conta com 20 atletas.

Desde 1991, a Portuguesa vem participando de campeonatos dentro e fora do Rio de Janeiro, nas categorias juvenil, júnior, especial, sênior e master. Desde então, o Clube vem colecionando títulos. Dentre eles, estão: dois Brasileiros Individuais, em 2000,na Bahia, e em 2010, no Rio Grande do Sul (com o atleta Alenio Cheble); e um Brasileiro de Clubes, em 2009, no Rio de Janeiro (na equipe: Alenio Cheble, Horácio Junior, Jonas Vicente e Pedro Carlos).

“Conquistamos onze títulos estaduais de clubes e diversos outros títulos individuais nas mais variadas categorias. Vencemos Copa da Federação, Copa Rio, Taça Guanabara, Taça Rio”, conta o diretor Pedro Carlos. De acordo com o ele, o forte da equipe é a modalidade disco.

Os apaixonados pelo esporte, podem acessar o blog oficial do futmesa da Lusa ( www.futmesaportuguesacarioca.blogspot.com ) e ficar por dentro das principais notícias do clube.

Como participar - Quem desejar entrar para equipe da Lusa, basta ir ao Departamento de Futmesa da Associação Atlética Portuguesa, às terças e quintas-feiras, a partir das 18 horas. Você pode entrar em contato, também, pelo telefone 9147-6055 (falar diretamente com o diretor Pedro Carlos).


Portuguesa disputa Campeonato Brasileiro Individual em Recife

O clube da Portuguesa vai disputar o XXVIII Campeonato Brasileiro Individual em Recife, capital pernambucana. O evento, realizado pela Confederação Brasileira de Futebol de Mesa - CBFM, será realizado entre os dias 12 e 14 de novembro deste ano. Segundo o diretor do Departamento de Futmesa, Pedro Carlos de Oliveira, os atletas já estão treinando para mais esse debate.

O presidente da Portuguesa, João Rego, se diz satisfeito com o desempenho do Departamento e dos atletas. “Parabenizo a todos que contribuem para levar o nome da Portuguesa não só para todo estado do Rio, mas, também, para outras cidades do Brasil”, disse o presidente.

O Recife Praia Hotel, na praia de Boa viagem, foi o local escolhido para o evento. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 2122-1100.


Por Williany Brito
Publicada no jornal RJ Verdade, no dia 14.07.2011.

0 comentários:

Postar um comentário