terça-feira, 13 de abril de 2010

INFORMAÇÕES BÁSICAS SOBRE A AIDS

Nesta quarta-feira (14), começa a Micareta de Feira de Santana. É nessa época que muitas pessoas exageram um pouco ao fazer sexo com muitos parceiros nestes dias de folia, aliado ao fato de que o consumo de bebidas alcoólicas é muito maior, o que colaborar para que o uso do preservativo seja esquecido – o que aumenta o risco de contrair Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), entre eles o vírus HIV, da AIDS.
A Aids é causada pelo Vírus da Imunodeficiência Adquirida (cuja sigla, em inglês, é Aids), que provoca uma destruição das defesas naturais do corpo, de forma que o organismo vai se enfraquecendo aos poucos, ficando sujeito a uma série de doenças, chamadas de oportunistas. A Aids pode atingir tanto o sexo feminino quanto o masculino e não depende da orientação sexual das pessoas.
Pessoas contaminadas podem permanecer meses ou anos sem apresentar quaisquer sintomas da doença e, no entanto, são transmissoras do HIV. A doença ainda não tem cura, mas existem tratamentos que melhoram a qualidade de vida, aumentando a sobrevida das pessoas portadoras do HIV e doentes de Aids.



Arte Williany Brito

Clique na imagem para ver ampliada



Por Williany Brito
(Matéria publicada no Jornal Folha do Estado, no dia 11.04.2010)

0 comentários:

Postar um comentário