sexta-feira, 2 de outubro de 2009

EDUCAÇÃO FOI TEMA PRINCIPAL DA SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO EM FEIRA

A Praça João Barbosa recebeu dezenas de visitantes ao longo da Semana do Trânsito


O Departamento Estadual de Trânsito (Detran), desenvolveu uma programação voltada exclusivamente para a Semana Nacional de Trânsito. Este ano, o tema central foi “Educação no Trânsito”, cuja prioridade foi a efetivação do processo educativo dos alunos da rede pública e privada de ensino e a conscientização de pedestres e motoristas. O evento aconteceu entre os dias 18 e 24 de setembro, na Praça João Barbosa, em Feira de Santana.
Segundo os organizadores, o maior intuito desta campanha é a preservação da vida, e todos os órgãos executivos de trânsito do país se reuniram por um único objetivo: a garantia da vida. Foram entregues 125 etilômetros (bafômetros) às Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) e à PM.
A iniciativa foi realizada em parceria com o Detran-BA, Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) Polícias Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) e Secretaria Municipal de Saúde.

DADOS
De acordo com dados cedidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192), houve aumento no número de acidentes em Feira de Santa. Somente em agosto deste ano foram constatados 217 casos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, no mundo, os acidentes de transportes provoquem anualmente a morte de 1,2 milhões de pessoas e deixem outras 50 milhões feridas.
Ainda segundo a OMS, nos próximos 20 anos esses números devem aumentar mais 65%, caso não sejam adotadas medidas de prevenção. Segundo dados da Sesab, em 13 anos (1996 a 2008), morreram 18.582 pessoas devido a acidentes de transportes na Bahia, representando quase 3% do total de óbitos ocorridos no mesmo período e constituindo-se na segunda causa de morte dentro do grupo das causas externas.

DIVERSÃO E APRENDIZAGEM MARCAM
A SEMANA DE TRÂNSITO EM FEIRA



A Praça João Barbosa se transformou em um ambiente dedicado a educação no Trânsito. Vários estandes foram montados para realização de atividades recreativas sobre o trânsito com crianças, e os adultos puderam acompanhar as orientações dos órgãos que apoiaram o evento.

APRENDER BRINCANDO
Aprender as regras de trânsito brincando. Foi desta forma que o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) encontrou para atrair a atenção da garotada. As crianças participaram de um jogo, que tinha por objetivo a assimilação rápida das noções de trânsito.
“Infelizmente, os acidentes de trânsito são cada vez mais freqüentes no Brasil. Mas, eles podem ser evitados se as pessoas aprenderem a dividir o espaço público das ruas e avenidas com harmonia. Para isso, nada melhor do que começar a difundir esses valores com as crianças e os adolescentes, nas salas de aulas ou em ações lúdicas como esta na Praça”, afirmou Maryzelia Santos Conceição, mediadora da brincadeira.

DESENHOS E PINTURAS
A arte foi a principal ferramenta utilizada na conscientização para o trânsito no estande da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). Enquanto fazia um sol bastante quente na cidade, dentro do estande as crianças pareciam não se incomodar com o calor, e se dividiam entre os doces e as tintas, lápis de cor e cera.
De acordo com a responsável pelo estande da SMTT, Ailmara Nere Guimarães, as crianças desenhavam e pintavam a vontade, mas, claro, a arte tinha que ser relacionada com o trânsito. “Além das crianças aprenderem as regras do trânsito se divertindo, elas estavam concorrendo a um prêmio, pelo melhor desenho. Isso estimulou a participação de todos”, conta Ailmara.
No mesmo local, as crianças e os adultos que por lá passaram levaram para casa livrinhos com historinhas para condutores e pedestres.




MOTOCICLETAS SÃO ALVO DE CAMPANHAS

NA SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO


Dados da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) revelam que as motocicletas se constituem na segunda causa de acidentes no trânsito. A utilização cada vez maior de motocicletas como transporte urbano levou o Ministério da Saúde a eleger os motociclistas o alvo principal, este ano, das campanhas da Semana Nacional de Trânsito, realizada do dia 18 a 25 deste mês.
A palestra sobre o uso efetivo do capacete foi uma das formas que os organizadores do evento da Semana em Feira encontraram para conscientizar os visitantes sobre o aumento de acidentes com pessoas em motos. “É importante essa palestra, pois orientamos tanto os motoristas quanto os passageiros”, afirma Amarildo Novais (foto), do setor de habitação da 3ª Ciretran de Feira de Santana e palestrnte.
De acordo com o ministério, acidentes com motociclistas e acidentes envolvendo pedestres e ocupantes de automóveis são os três tipos de acidentes de transportes que gastam mais recursos de internação hospitalar do Sistema Único de Saúde (SUS) na Bahia - em 2007, representaram R$ 2,4 milhões. “Já ouve um fim de semana em Feira, neste mês, com 18 acidentes no trânsito, sendo que 12 foram com motocicletas”, conta o palestrante.
Foram apresentados vários tipos de capacetes, dentre eles os adequados e inadequados utilizados pelos motociclistas. “O objetivo foi sensibilizar as crianças que aqui passaram para que elas possam agir de maneira correta, como passageiros, diante do trânsito e poder orientar até seus pais, que estarão no volante ou guiando uma moto”, afirma Amarildo, que salienta: “A educação no trânsito deve ser difundida diariamente e não somente na Semana Nacional do Trânsito”.

DADOS
Dados apurados pelo Detran, em 2007, indicam que, na Bahia, o número de acidentes com vítimas alcançou 6.068, envolvendo 7.533 pessoas, sendo 7.145 vítimas não fatais e 388 fatais. As principais vítimas fatais foram pedestres (28,9%), passageiros (27,6%), condutores (19,6%) e motociclistas (15,5%).
O Detran registra também que, entre 1998 e 2008, a frota de motocicletas foi a que mais cresceu - enquanto a frota de automóveis aumentou 100%, a de motocicletas cresceu quase 9 vezes, passando de 52 mil, em 199, para 490 mil unidades no ano passado.



OPTOMETRIA: CUIDADOS PRIMÁRIOS DA SAÚDE VISUAL



A optometria é a ciência responsável pelos cuidados primários da saúde visual, ou seja, é o estudo dos problemas de visão não patológicos sobre o ponto de vista físico. Ela é reconhecida pela Classificação Mundial de Ocupações (CBO), pela ONU e a Organização mundial de Saúde (OMS). Esse assunto foi tratado com ênfase em um dos estantes na Praça João Barbosa, na Semana Nacional de Trânsito em Feira de Santana.
A identificação e compensação de erros refrativos através de meios ópticos, como óculos e lentes de contato, é onde a optometria atua. No local, estavam sendo realizados exames do fundo de olho e o teste de acuidade visual. O optometrista não utiliza nenhum procedimento ou medicamento invasivo, ele só observa e aplica técnicas de avaliação qualitativa e quantitativa do sistema de visão do paciente e é considerado preventivo.
Segundo um dos organizadores do estande, Willian Machado, foram realizados exames em vários visitantes, e a optometrista presente no local, Aulina Oliveira Santos, detectou que alguns motoristas tinham menos de 50% da visão. “Isso é um absurdo. Como estas pessoas estão aptas a dirigir?”, questiona o organizador. As pessoas examinadas foram orientadas a procurar um especialista.


SAMU FAZ SIMULAÇÃO DE RESGATE
EM PLENA PRAÇA JOÃO BARBOSA

Médicos, enfermeiros e socorristas que integram o Samu se reuniram na Praça Jorão Barbosa, em Feira de Santana, para esclarecer os procedimentos utilizados na hora do salvamento de vítimas dos acidentes no trânsito. Uma simulação de resgate, realizada na última quinta-feira (24), mostrou dois motociclistas acidentados.
A mediadora da simulação foi a diretora da SAMU, a doutora Mayza Macedo. Ela explicou, passo a passo, o procedimento usado pela equipe diante de um acidente envolvendo duas vítimas de moto, em nível de gravidade distinto.
De acordo com o coordenador médico do SAMU, Gustavo Fritas Ferreira, o estande montado especialmente para a Semana Nacional do Trânsito foi de “extrema” importância, pois “conscientizou a plateia e mostrou os cuidados que os pedestres e condutores devem ter no trânsito”.





Textos e fotos: Williany Brito
(Matérias publicadas no Jornal Folha do Estado, no dia 27.09.2009)

0 comentários:

Postar um comentário