quarta-feira, 14 de outubro de 2009

CENTRO COMUNITÁRIO PROMOVE AÇÕES DE PREVENÇÃO À CRIMINALIDADE

As obras, que começaram em agosto, estão previstas para terminar ainda este ano


“Transformar a realidade dos moradores do Bairro Baraúnas”. Essa é a justificativa apresentada pelo secretário de Planejamento, Carlos Brito (foto), para definir a mudança que será realizada na comunidade considerada como uma das mais violentas e com maior índice de criminalidade em Feira de Santana. Como tantos outros lugares do Brasil, o bairro necessita de ajuda. É aí que surge o projeto “Centro Comunitário Senhor dos Passos”, que está sendo construído numa área de mais de 2 mil m² .
Auditório para 200 lugares, salão de eventos, dormitórios feminino e masculino, salas de aula e refeitório são alguns dos ambientes que os jovens irão poder usufruir enquanto estiverem no local. Tudo isso está sendo feito, segundo o secretário, com um único objetivo: “atender crianças e jovens daquela região, que carrega a marca do tráfico de drogas na cidade”.
Serão oferecidos cursos profissionalizantes, festivais de músicas, criação de orquestras, acomodação da paróquia, ações comunitárias. Essas são algumas das atividades que serão realizadas no Centro. “Vamos transformar o bairro. A criação da Secretaria de Prevenção à Violência vem ao encontro aos nossos anseios para tirar os jovens da criminalidade e os menores irão poder crescer com uma cultura de paz na nossa sociedade”, afirma o secretário.
O Centro Comunitário Senhor dos Passos está sendo construído com recursos próprios do governo federal e através da emenda do deputado federal Jairo Carneiro, em parceria com a Prefeitura Municipal e outras entidades. Combater o problema das drogas com educação é a meta dos idealizadores do projeto. As obras, que começaram em agosto, estão previstas para terminar em dezembro deste ano.
O prefeito Tarcízio Pimenta destaca a importância do Centro Comunitário. “Um Centro Comunitário estimula a cidadania e promove a auto-estima. São equipamentos como esse que favorecem a necessária interação e socialização das pessoas que moram numa localidade onde ele está instalado, promovendo, por conseqüência, melhor qualidade de vida. O centro também funciona como estímulo ao conhecimento e ao trabalho”, afirma o prefeito.
Por Williany Brito
(Matéria publicada no Jornal Folha do Estado, no dia 11.10.2009)

0 comentários:

Postar um comentário