segunda-feira, 25 de maio de 2009

INCENTIVO AO HÁBITO DA LEITURA NA FASE ADULTA

Sabe-se que a leitura é um dos principais meios de transmissão do conhecimento utilizado na escola. Mesmo assim, muitos jovens chegam aos cursos superiores sem saber ler corretamente. Algumas faculdades utilizam algumas estratégias para incentivar os estudantes a lerem mais.
Para o professor de comunicação empresarial de uma faculdade de Feira de Santana, Thiago Oliveira, a faculdade tem como premissa três pilares: “leitura, interpretação e construção textual”. Segundo ele, sem essas ferramentas, o estudante não avança, não se desenvolve. “É através de atividades, como: rodas de leitura; leitura do mundo (olhar para os problemas sociais e os interpretá-los); produção científica, com base nas teorias, e as atividades votadas para os livros que estimulamos o hábito da leitura”, explica.

INICIATIVA
Algumas prefeituras da região sisaleira da Bahia já desenvolvem trabalhos para o incentivo da leitura entre os próprios professores. Euclides da Cunha é uma delas, e Thiago foi um dos professores selecionados para ministrar o curso, que aconteceu na sexta (22) e ontem (23).
“É de extrema importância o desenvolvimento do hábito da leitura nos mestres. Como pontuou Paulo Freire: ‘Temos medo das coisas porque não as conhecemos’. É através da leitura que descobrimos um mundo infinito de informações. E esse curso é de fundamental importância para que façam o mesmo com seus alunos”, finaliza.

Por: Williany Brito

(Matéria publicada no Jornal Folha do Estado, dia 24.05.2009 )

0 comentários:

Postar um comentário