Não se pode apontar precisamente o local e a época em que o vinho foi feito pela primeira vez. O vinho não teve que esperar para ser inventado: ele estava lá, onde quer que uvas fossem colhidas e armazenadas em um recipiente que pudesse reter seu suco. Hoje, o vinho faz parte de todas as culturas, e Feira de Santana não poderia ficar de fora dessa tendência.
Tudo sobre a cultura do vinho. Essa é a proposta da Vinart, empresa que comercializa e oferece treinamento para clientes que apreciam a bebida, funcionários e proprietários de restaurantes que trabalham diretamente com vinho em Feira de Santana e região. De acordo com o consultor e diretor técnico da empresa, David Gayá (foto), a Vinart se propõe a trazer para a cidade o conceito de venda e distribuição de vinho de qualidade.
Toda compra exige certa cautela. Se você vai comprar um carro, você conversa antes com alguém que tenha o modelo pelo qual você tem interesse ou, se for usado, você conversa antes com o seu mecânico d
e confiança. Com o Vinho não poderia ser diferente. Na hora de comprar você conversa com um amigo ou vai a uma casa especializada no ramo e conversa com o atendente. Mas, além de saber qual, ou quais os melhores vinhos para comprar, você tem que saber como comprar.
“Para que você possa ter um mínimo de independência na hora da compra é preciso entender. No curso, o aprendiz vai entender técnicas essenciais sobre a venda, compra e degustação de vinhos. Por exemplo, o vinho de uma safra nova, deve ter brilho, já o de uma safra mais antiga tem que estar opaco, sem brilho. Essa é uma das maneiras para identificar um bom vinho”, ensina David.
David acredita que Feira de Santana é uma cidade onde o consumo do vinho é crescente e que os feirenses a cada dia apreciam mais esta bebida. “Identificamos aqui um mercado emergente, mas com características peculiares, como o gosto crescente pelo conhecimento do vinho. Sendo assim, organizamos a Vinart de uma maneira comercial e uma vocação educativa”, finaliza o consultor.
Matéria publicada no Jornal Folha do Estado, no dia 20.06.2010)
0 comentários:
Postar um comentário