quinta-feira, 10 de junho de 2010

ARRAIÁ É EXPECTATIVA DE LUCROS PARA PRODUTORES

Produtores investem em variedades para atrair os consumidores

A poeira começou a levantar ontem na abertura do Arraiá do Comércio. O evento, que tem o objetivo de resgatar, promover e valorizar as tradições juninas, acontece até o dia 17 deste mês. Os produtores rurais presentes no local acreditam que as vendas irão ser ainda melhores que no ano passado.
Licor, amendoim, bolos e canjica fazem parte da gastronomia do Arraiá do Comércio. Eunice Ferreira dos Santos produziu uma mesa recheada de guloseimas juninas. A participação em eventos como este é comum na vida da produtora rural. “Há oito anos faço parte do Arraiá. Mas, sempre participo de outros eventos, como a Expofeira e Semana das Mulheres, realizada na UEFS. Sempre é lucrativo”, conta Eunice.
Sinvaldo dos Santos, que há quatro anos participa do evento, afirma que essa é uma “ótima oportunidade para lucrar”. Ele aposta nos licores cremosos e exóticos. “Morango com maracujá e morango com chocolate foram os mais procurados no ano passado. Neste ano, abasteci o estoque da bebida para não faltar até o término da festa”, garante o produtor.
No meio de bebidas e comidas típicas, sobrou espaço até para o artesanato. Enfeites para o cabelo, chapéu, jogo para banheiro, entre outros artigos de crochê, podem ser encontrados no tabuleiro da produtora rural Lúcia dos Santos. Mas, ela vai além. Quem for durante o dia ao local pode conferir uma variedade de artesanatos. Já à noite, ela vai investir na venda de licores. “Além de gostar do artesanato, lucro com as vendas. Como o movimento ainda é maior à noite, exponho os licores para a venda. Há dez anos faço isso e o retorno sempre é positivo”, diz Lúcia.

IMPORTÂNCIA
Segundo o coordenador do Arraiá do Comércio, Michael Andrei, ganha quem expõe os produtos e ganha a própria comunidade. “O evento fermenta o aquecimento do comércio no centro da cidade, atraindo a comunidade com uma programação temática de qualidade. O Arraiá permite que todas as classes sociais tenham acesso, promovendo a integração campo/cidade, através da propagação de atividades genuinamente rurais (artesanatos, bebidas e comidas típicas da época)”, afirma.
Ele conta que todos os produtores que expõem no evento passaram por um curso com duração de dois dias, no SENAC, sobre “Segurança, manuseio e empreendedorismo”. “Os produtores tiveram a oportunidade de desenvolver novos conhecimentos e aperfeiçoar o seu trabalho”, explica o coordenador.
Por Williany Brito
(Matéria publicada no Jornal Folha do Estado, no dia 10.06.2010)

0 comentários:

Postar um comentário