sábado, 2 de janeiro de 2010

OS PÉS EXIGEM ATENÇÃO ESPECIAL NO VERÃO


A procura por podólogos durante a estação quente é mais frequente



Sandália, sapato, tênis... Seja lá qual for a sua preferência de calçados, são necessários cuidados frequentes com os pés, para que evitar doenças, dor e desconforto. Saber lidar com calos, calosidades, verrugas plantares, unhas encravadas, fissuras, micoses, verificar a marcha, confeccionar anteparos, fazer teste de sensibilidade e orientar os clientes sobre medidas de prevenção é da competência do podólogo.
Para ajudar você a evitar esses problemas e aproveitar seus dias sem dor e desconforto, o FOLHA DO ESTADO consultou um especialista que deu dicas essenciais sobre como cuidar dos pés e se proteger dos males do verão.
Segundo o podólogo Marcos Aurélio (foto), as micoses nas unhas e entre os dedos, conhecidas como “pé de atleta”, são os principais tipos de doenças mais freqüentes nessa época do ano. “Caso não tratado, pode vir a piorar. Ela passa para outras unhas, inclusive as das mãos”, orienta o podólogo.

Dicas para evitar as doenças e desconforto nos pés

1. Você pode usar todo e qualquer tipo de sandália. Mas, no verão é preciso evitar sapatos fechados, pois com o calor você tende a suar mais. Se você trabalha o dia todo com sapato, o ideal é trocar a meia todos os dias, limpar o sapato corretamente, usar um bom hidratante, consumir bastante água, assim pode evitar vários tipos de problemas, como micoses e frieiras.

2. O ressecamento dos pés, provocado pela falta de vitamina, é outro fator que incomoda as pessoas. O ideal é procurar um nutricionista para receitar alimentos com vitaminas específicas para este problema. O consumo de frutas também ajuda no combate ao ressecamento. O hidratante medicinal é o mais indicado para os pés. Deve-se deixar de lado o uso dos cosméticos, que não oferecem um resultado satisfatório. Uma linha profissional, medicinal, é o mais apropriado. São esses que vão hidratar a pele.

3. Outro ponto importante é evitar andar descalço no verão, por causa do surgimento das bolhas.

4. Evitar ao máximo lugares muito úmidos.

5. Tomar cuidado ao entrar em banheiros públicos descalços, e até mesmo calçado.

6. Outra coisa para se preocupar bastante com o verão é justamente com as micoses. E a melhor maneira de se evitar é enxugar bastante os pés após o banho. Não só a toalha, mas o uso do papel higiênico também é essencial nessa prevenção. Até um secador de cabelo pode ser usado para deixar os pés secos. Quanto mais secos e hidratados melhor.

7. Cuidado ao ir à manicure. Deve-se prestar bastante atenção nas ferramentas utilizadas, saber se estão devidamente esterilizadas e observar as que são descartáveis. Não só micoses, como a AIDS também são adquiridas em salões de beleza e até em podólogos. Você deve estar atento a isso.

8. No verão, também, é importante que não deixe sua manicure tirar toda a cutícula, para que a unha não fique exposta.

9. Outra dica é evitar qualquer tipo de esmalte, até os incolores, pois impede a respiração da unha.

10. Caso tenha contraído algum tipo de problemas nos pés, como calosidades, verrugas plantares, unhas encravadas, fissuras, micoses e marchas, procure imediatamente um especialista (podólogo) para o tratamento, para o problema não se agravar.


Por Williany Brito
(Matéria publicada no Jornal Folha do Estado, no dia 27.12.2009)

0 comentários:

Postar um comentário