sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

ESPECIALISTA ALERTA PARA IMPORTÂNCIA DE CUIDADOS COM AGROTÓXICOS



O aplicador deve está vestido com Equipamento de Proteção Individual (EPI)

O uso excessivo e incorreto de agrotóxicos prejudica a saúde dos agricultores e dos animais e contaminam o solo e os recursos hídricos. A engenheira agrônoma e subgerente da Empresa Brasileira de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), em Feria de Santana, Juliana Firmino de Lima (foto), salienta que os cuidados são essenciais na utilização dos produtos no trabalho no campo. “O que o agricultor pode fazer é mudar a sua forma de plantio, para ter uma plantação mais agroecológica, ecologicamente correta”, orienta.

“Agora, aqueles que ainda usam e estão deixando de usar aos poucos, tem que tomar certos tipos de cuidados para amenizar esse prejuízo, como o horário de aplicação. Os agrotóxicos devem ser aplicados nos horários mais frescos do dia, sempre a favor do vento, para que o respingo não volte para quem está aplicando”, explica.

Segundo ela, esse aplicador deve está vestido com Equipamento de Proteção Individual (EPI), independente da faixa de toxidade do produto. Juliana salienta ainda que o pulverizador deve está bem regulado. “Essa regulagem é necessária para que não haja vazamento e nem aplicação pouca ou desnecessária do produto”.

A engenheira agrônoma afirma que essas mesmas orientações citadas por ela devem ser usadas pelas empresas que vendem agrotóxicos para ensinar aos seus clientes. Mas, ela salienta que para deixar de usar o produto, o agricultor tem mudar a forma de plantar e conduzir a sua plantação para que ele se torne menos dependentes desses produtos.


DIMINUIÇÃO DO PODUTO

“Quem começou a plantar numa área que nunca teve plantio, é muito mais fácil, pois ele já começa da maneira ecologicamente correta. Ele não queima, não utiliza produtos químicos como os agrotóxicos e adubos químicos. O agricultor já começa sua produção com adubo verde, orgânico, outras opções para poder ter a sua plantação de forma exitosa, sem usar esses produtos”, esclarece a especialista.

De acordo com a especialista, os agricultores que já plantam e usam esses tipos de produtos tem dificuldades em deixar de usar os agrotóxicos. Ela orienta a diminuição aos poucos, para não colocar a plantação a perder. “O correto é diminuir aos poucos e mudando seu manejo cultural, não tem como tirar de vez. É como um remédio controlado que um humano toma. Não pode deixar de tomar do dia pra noite. Deve ser tirado ao poucos com acompanhamento médico. A mesma coisa é a planta. Dessa forma, evita a perda de toda plantação”, orienta.


Por Williany Brito
(Matéria publicada no Jornal Folha do Estado, no dia 10.01.2010)

1 comentários:

Anônimo disse...

Boa noite Willy, se possivel entre nesta pagina e tenha uma ótima leitura, tire suas duvidas. Não vejo porque os produtores devem deixar de usr Defensivos agrícolas, estes devem usar de forma correta... esses seus textos sobre Agrotóxicos ficaram superficiais, mostrando apenas o senso comum, e não a realidade dos produtores que tem que produzir frutas e verduras de qualidade, pois se estas tiverem uma manchinha são deixadas na prateleiras pelas pessoas na hora da compra que nao querem os tais 'agrotoxicos' na sua mesa, mas nao aceitam frutas com um furinho de lagarta ou um ponto de fungo. Tem gente que acha um insetinho que é a tesourinha dentro do alface e joga o pé de alface fora, sendo que esse inseto é um inimigo natural, que dizer que só usaram defensivos que atuam sobre a praga que estraga as folhas e os outros insetos que se alimentam de ovos de pragas foram deixados. Outra coisa que vc vai ver no texto que te indiquei e que sei bem disso pois sou Engenheira Agrônoma é que NAO ADIANTA LAVAR OU RETIRAR FOLHAS DE FRUTAS OU VERDURAS PARA SE DEFENDER DOS 'AGROTÓXICOS'ELES AGEM POR DENTRO DOS ALIMENTOS, por isso que os produtores tem epocas certas para aplicar cada defensivo na lavoura, e quando chegar a época da colheita os defensivos já estaram degradados.

Tem um trecho que vc escreveu que: Quem começou a plantar numa área que nunca teve plantio, é muito mais fácil, pois ele já começa da maneira ecologicamente correta. Ele não queima, não utiliza produtos químicos como os agrotóxicos e adubos químicos.
Uma área que nunca teve plantio é floresta fechada, nao existe do nada um lugar que nao foi desmatado e ta lá para ser cultivado, alguém em alguma época desmatou.
Acredito que muito pior que agrotoxicos é a poluiçao dos rios que cortam as cidades, o desperdicio de alimentos e água nas casas e a falta de coleta seletiva, enrte diversos temas urbanos.

Lembre-se sempre: Tudo tem que ser na medida certa, até a água em excesso mata gente afogado, os defensivos sao a mesma coisa. Os produtores rurais pagam por esses defensivos que sao caros, eles nao vao ficar jogando dinheiro fora, pelo menos a maioria usa na medida certa, tudo isso gera um custo que deve ser evitado

Mas leia
http://apps.facebook.com/materiaveja/

ou procure na net

A verdade sobre os agrotóxicos, revista veja... com dados cientificos de vários agrônomos.


Att
Fernanda
fsf.pessoal@hotmail.com

Postar um comentário