sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

AGROTÓXICOS: VENENO PARA A TERRA

Agrotóxicos representam riscos ao meio ambiente a à saúde Os agrotóxicos são responsáveis por diversos problemas
causados ao meio ambiente e à saúde humana

Os agrotóxicos podem ser definidos como quaisquer produtos de natureza biológica, física ou química que têm a finalidade de exterminar pragas ou doenças que ataquem as culturas agrícolas. Segundo os especialistas, os agrotóxicos podem ser pesticidas ou praguicidas (combatem insetos em geral); fungicidas (atingem os fungos) e herbicidas (que matam as plantas invasoras ou daninhas). O produto tem objetivo de atingir os ovos dos insetos, as larvas, ácaros e formigas. Entretanto, seu uso vem trazendo transtornos a saúde humana e ambiental.
Amanhã, 11 de janeiro, é o “Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos”. O assunto merece destaque visto que, junto com as queimadas, o uso de agrotóxicos representa a maior fonte de poluição ambiental no Brasil. Seu uso descontrolado e a não utilização de equipamentos adequados no processo de aplicação são, muitas vezes, responsáveis por diversos problemas causados ao meio ambiente e à saúde humana, como a intoxicação dos trabalhadores rurais, contaminação dos solos, águas entre outros.
De acordo com a engenheira agrônoma e subgerente da Empresa Brasileira de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), em Feira de Santana, Juliana Firmino de Lima, existem vários grupos de agrotóxicos, e são divididos por faixa de toxidez. “Vai de acordo com seu grau de perigo. Quanto maior o grau de perigo, mais toxidade tem o produtos e mais cuidado o agriculto tem que ter na hora da sua aplicação”, explica a agrônoma, que afirma que todos os tipos de agrotóxicos são prejudiciais à saúde, só muda a escala de toxidez.
Em 2009, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento registrou 138 novas marcas de agrotóxicos, 75 delas genéricas. Com isso, o Sistema de Agrotóxicos Fitossanitários (Agrofit), mantém em seu cadastro 1.400 marcas comerciais, 650 disponíveis no mercado e as demais de uso exclusivo de indústrias.
Por Williany Brito
(Matéria publicada no Jornal Folha do Estado, no dia 10.01.2010)

0 comentários:

Postar um comentário