sexta-feira, 7 de agosto de 2009

DIAGNÓSTICO DA GRIPE A PODE DEMORAR SEMANAS

Para realizar o diagnóstico da gripe suína é necessário que seja coletada uma amostra respiratória nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, para ser examinada em laboratório.
De acordo com a coordenadora do Grupo Técnico de Vigilância da Gripe H1N1, da Secretaria de Saúde de Feira de Santana, a enfermeira Erenilde Marques, os técnicos fazem a coleta e pode demorar alguns dias para sair o resultado. “Enviamos os exames ao LACEN (Laboratório Central do Estado), em Salvador, só para depois ser enviado à Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), no Rio de janeiro. O resultados podem levar semanas para sair”, conta, enfatizando que durante esse período de análise o paciente fica sob observação médica tomando medicação adequada.
A coordenadora afirma que os exames são solicitados apenas quando a vítima está no grupo de risco: idosos (pessoas com mais de 60 anos); crianças (menores de dois anos); gestantes; diabéticos; doentes cardíacos; pulmonares ou renais crônicos; pessoas com deficiência imunológica (pacientes com câncer e em tratamento para AIDS); pessoas com obesidade mórbida, portadores de alterações da hemoglobina, como anemia falciforme.
Por Williany Brito
(Matéria publicada no Jornal Folha do Estado, no dia 02.08.2009)

0 comentários:

Postar um comentário