quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Homem desarmado assalta banco e foge a pé

Um homem desarmado invadiu as dependências do Unibanco e roubou um dos caixas e fugiu a pé. As pessoas que se encontravam no local ficaram surpresas com tamanha ousadia do assaltante, que não foi detido por nenhum dos seguranças do banco. O fato aconteceu ontem, por volta das 14 horas, na agência localizada na Rua Conselheiro Franco, no Centro de Feira de Santana.
A Polícia Militar chegou 15 minutos após o assalto. De acordo com o soldado Moraes, não houve registro de qualquer agressão contra funcionários ou clientes do banco. “O suspeito entrou no banco, deu um nome e pediu o cartão a uma funcionária que estava no caixa. Quando ela virou para procurar, o assaltante pegou uma quantidade, ainda não revelada, de dinheiro e saiu correndo em direção a porta giratória de vidro. Ela deu um sinal ao segurança, e a porta foi travada, mas a força que o assaltante usou para abrir acabou quebrando a porta e o mesmo fugiu”, conta o soldado, baseado nas informações cedidas pelos funcionários do banco.
“Sem ninguém esperar, um homem, aparentando ter 40 anos, entrou na agência desarmado. Impressionante foi a coragem dele em entrar e roubar. Mas, pior que isso foi a falta de atitude dos seguranças, que não fizeram nada para deter o bandido”, conta uma das testemunhas que não quis ser identificada.
Segundo outra testemunha, que presenciou a hora em que o bandido corria com o dinheiro nas mãos seguindo em direção a Avenida Getúlio Vargas, o bandido fugiu com bastante velocidade. “Ele (assaltante) passou com as mãos cheias de dinheiro. Espantoso é que não havia ninguém atrás dele”, conta outra testemunha.
O suspeito atuou de cara descoberta, o que facilita as investigações da polícia, já que toda a ação foi registrada pelo sistema de videovigilância da agência. “Já informamos o fato para a Central. Agora, a gerência do banco deve prestar queixa na delegacia e levar o vídeo gravado para a identificação do elemento”, conclui o soldado Moraes.
A equipe da FOLHA DO ESTADO procurou funcionários do Unibanco, mas ninguém quis ceder informação sobre o assalto.
Por: Williany Brito

(Matéria publicada no dia 26.02.2009 no Jornal Folha do Estado)

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

UNEF forma 5ª turma de Jornalismo e Publicidade e Propaganda

A Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF) realiza hoje (14) a solenidade de formatura da turma 2008.2 dos cursos de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Em ato programado para as 19 horas, 22 alunos colarão grau na casa de eventos Spazzio. A missa foi realizada ontem na igreja dos Capuchinhos.
Esta será a 5ª turma graduada dos dois cursos pela instituição. No convite, os novos profissionais de comunicação falam sobre a magia do domínio da informação nas mãos. “Influenciar opiniões, incentivar atitudes e algumas das magias da profissão do comunicador, “o saber” decodificar cada informação para que ela possa atingir em cheio e da maneira certa o público ao qual se destina é o nosso maior objetivo. Desejamos ser grandes mágicos nessa jornada, não no sentido de transformar notícias ou produtos de acordo com os nossos próprios desejos, mas de trazer graça e encantamento”, diz a turma no convite em forma de cartola.
A turma tem como paraninfo Antônio César Oliveira e como patrono Jonatas Emanuel Mota dos Santos. Serão homenageados também os professores Vladmir Dias Ramos, Antônio Carlos Bastos de Magalhães e Carlos Rangel Portugal Pereira.
Este é um momento muito especial para a UNEF, é sua 5ª turma que está entrando no mercado de trabalho, certos de que até aqui nossa missão quanto Instituição de Ensino foi cumprida com excelência.

FORMANDOS

Formandos em Jornalismo
Cintya Guimarães Longuinhos
Cristiane Melo da Cruz Câmara
Daiane Almeida Ferreira
Eduardo José dos Santos
Enderson Araújo Pedreira
Florêncio Mattos Filho
Itamara Damasceno Santos Gonzaga
Lilia Márcia Q. de Cavalcanti Campos
Roberto Luis da Silva Tourinho
Roberto dos Santos Lima
Samara Sandes da Silva
Thiago Brito Menezes
Valma Silva Santos

Formandos em Publicidade e Propaganda
Breno Ribeiro de Souza
Denize Freitas Ribeiro
Gesner Leitão Neto
Juciene de Araújo Almeida
Juliana Nogueira Morais
Lusitânia de Araújo Santos Nascimento Lima
Manuella Ribeiro Araújo
Marcelo Santos Oliveira
Matheus Rangel Ribeiro
Michelle Barbosa da Silva
Patrícia de Carvalho Gomes
Paulo Eduardo Santos Santana
Paulo Roberto Pereira Santos
Roseane de Carvalho Munduruca Eloy
Valderlane de Oliveira Gama
Ygor de Oliveira Leão
Por: Williany Brito
(Matéria publicada no dia 14.02.2009 no Jornal Folha do Estado e no site http://www.unef.edu.br/exibenoticia.php?codnoticia=53.)

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Matéria publicada no site do Terra, no quadro "vc repórter"

Flagra de adultério vira festa na Bahia
Ao chegar em casa antes do horário previsto, o marido surpreende a mulher nos braços de outro na cama. Enfurecido com o flagra, ele corre pela rua atrás dela e do amante, que estão pelados. Como na Bahia tudo é motivo para festa, o episódio ocorrido há cerca de 30 anos também virou comemoração.
Em 8 de março, o caso será lembrado na 1ª Lavagem do Corre Nu, em Feira de Santana (BA). É uma referência à Rua José Pereira Mascarenhas, no bairro Santa Mônica, que ficou conhecida como Corre Nu após o flagra da traição.
Das 8h às 18h, a festa terá a presença de baianas, do samba de roda e das bandas Libu do Reggae e Xamegart, além de desfile de carroças enfeitadas. São esperadas entre 1,5 mil a 2 mil pessoas.
"Queremos resgatar o folclore da nossa terra", explica Edivaldo Alves do Nascimento, da comissão organizadora do evento, que tem apoio da prefeitura. A ideia dos organizadores é repetir a festividade todos os anos, sempre no segundo domingo de março, um período de poucas atrações no município.
Informações sobre a 1ª Lavagem do Corre Nu podem ser obtidas pelo telefone (75) 3625-9078, das 8 às 11 horas e das 15 às 18 horas, no horário local.
Por: Williany Brito

A internauta Williany Brito, de Feira de Santana (BA), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra.
CONFIRA NO:

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Faculdade investe em qualificação para o mercado de trabalho

A Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana - UNEF, oferece mais de 20 cursos de pós-graduação EAD (Educação a Distância) para toda a comunidade de Feira de Santana. Além dos estudantes do 7º e 8º semestre, alunos de qualquer instituição podem se inscrever em um dos cursos oferecidos pela unidade, que, em parceria com a Escola Superior Aberta Brasileira (Esab), também oferece cursos profissionalizantes.
A UNEF organizou seu projeto de pós-graduação com o objetivo de formar profissionais aptos a atuar no mercado de trabalho, para incrementar a produção de bens e serviços e contribuir na realização de projetos, aliado à missão institucional de promover o desenvolvimento do ser humano e do meio em que ele vive, por meio de uma relação recíproca com a sociedade.
Os cursos de pós-graduação da instituição deverão capacitar o aluno, dentro de uma visão sistêmica, estratégica e holística, a identificar a importância da vantagem competitiva do seu próprio empreendimento ou daquele em que é parceiro, dentro de sua área de conhecimento, no mercado de trabalho.
Confira alguns dos cursos oferecidos pela instituição: MBA Executivo Empresarial em Administração, Finanças e Negócios, MBA Executivo Empresarial em Gestão Administrativa e Marketing, MBA Profissional em Gestão de Recursos Humanos, MBA Profissional em Gestão e Finanças Corporativas, Lato Sensu em Administração e Marketing, Lato Sensu em Administração, Finanças Empresariais e Negócios, Lato Sensu em Comportamento Organizacional e Gestão de Pessoas, Lato Sensu em Educação Ambiental Urbana, Lato Sensu em Educação Infantil. Outras informações informações no site: http://www.unef.edu.br/.
Por: Williany Brito
(Matéria publicada no dia 11.02.2009 no Jornal Folha do Estado.)

Lenda dá origem a 1ª Lavagem do Corre Nu em Feira

Ao voltar inesperadamente para casa, aquele marido surpreendeu sua mulher na cama, nua, nos braços de um desconhecido. O homem traído correu atrás dela e do amante pela rua, os dois nus. É com base nessa lenda que acontece no dia 08 de março, das 08 às 18 horas, a 1ª Lavagem do Corre Nu.
A Rua José pereira Mascarenhas, localizada no bairro Santa Mônica, ficou conhecida, depois do acontecido, como Rua do Corre Nú. E agora, após cerca de 20 anos, está sendo organizada uma festa bastante irreverente aos olhos dos organizadores. Segundo eles, o bairro é carente de festejos e acreditam que a 1ª Lavagem do Corre Nu será de “extrema importância não só para os moradores do local, mas para toda a comunidade feirense, que poderão desfrutar dessa novidade”.
Além da presença de baianas, do samba de roda e das bandas Libu do Reggae e Xamegart, haverá um desfile de carroças (todas enfeitadas) na famosa rua, com direito a príncipe e rainha. Segundo Antônio Edson Santos Mascarenhas, um dos organizadores do evento, essa será a primeira de muitas festas do Corre Nu. “Todos os anos irá acontecer a Lavagem. Sempre nessa mesma época, no segundo domingo de março”, afirma Antônio, que salienta: “O motivo da data escolhida é a falta de eventos neste período.
Um dia no ano a rua será diferente, graças iniciativa promovida por Antônio Edson Santos Mascarenhas e Edvaldo Alves Nascimento, com apoio da Prefeitura Municipal de Feira de Santana.
Os interessados em adquirir a camisa do evento podem ir até a padaria João Paulo, enfrente ao Cortiço, na Santa Mônica. Na compra, automaticamente o folião ganha uma feijoada no dia da festa. Outras informações pelo telefone (75)3625-9078, das 08 às 11 horas e das 15 às 18 horas.
Por: Williany Brito

(Matéria publicada no dia 10.02.2009 no Jornal Folha do Estado.)

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Apesar de reclamar, pais cedem apelo dos filhos e compram mais

A correria da volta as aulas costuma tirar o sono dos pais. Além de gastarem um bom dinheiro com a lista de material escolar, eles têm que enfrentar lojas cheias e gastar sola de sapato para encontrar o melhor preço. Mas, apesar dos valores elevados, os pais ainda atendem às exigências dos filhos, que têm preferências por produtos com cores e detalhes diferentes e são comercializados a preços bem mais altos.
Mochila com rodinhas e suporte para MP4, fichários com estojo e adesivos dos mais variados personagens. Esses são alguns exemplos dos diversos artigos escolares que as lojas apostam para fisgar as crianças. De acordo com o vendedor Ramon Cerqueira, os pais costumam não se importar com o valor dos materiais e optam pelo mais diferente, fazendo a vontade das crianças. "As crianças preferem os objetos com mais detalhes, cores e que estejam estampados personagens, como o homem aranha, por exemplo", conta Ramon.
Para a pequena Karen Dória, o mundo de cadernos sofisticados e com capas de personagens de desenhos é um paraíso. "Gosto de materiais coloridos e com desenhos", afirma a garota que ainda estava em dúvida entre a mochila da Puca e Joile, ambas com preços elevados, comparados com os modelos tradicionais. "Gosto que elas (as filhas) me acompanhem para escolher. Não observo muito o preço, se elas gostam eu compro", conta a advogada Karina Dória, mãe de Karen.
"Ela sempre vai direto às personagens, principalmente a Barbie. Não compro tudo que ela pede, pois costumo ir de acordo com o orçamento, mas sem dispensar a qualidade", diz a dona de casa Lucineide Lopes Albino. Ela confessa que às vezes prevalece a vontade da filha. "Às vezes gosto de fazer as vontades dela, mas sem exagero", salienta.

A LISTA
Entre copos descartáveis e resmas de papel, Lucineide Lopes que tem uma filha pequena matriculado em uma escola particular, irá gastar muito só com as compras dos materiais exigidos pela escola. “Acho isso um absurdo, eles pedem de tudo. Não existe uma criança gastar 20 lápis e o mesmo tanto de borracha durante um ano, apenas. Mas a gente não pode fazer nada: tem que comprar”, reclama.
O Procon alerta os pais que é preciso denunciar os abusos cometidos pelas escolas.
Por: Williany Brito

(Matéria publicada no dia 07.02.2009 no Jornal Folha do Estado.)