quarta-feira, 9 de setembro de 2009

CUCA É PALCO DO IX SEMINÁRIO REGIONAL AFRO-DESCENDENTE


Lurdes Santana: “É de extrema
importância discutir as diversas
questões sociais raciais, de todos
os ângulos”





Com objetivo de promover uma temática afro em todos os eixos: saúde, educação, meio ambiente, segurança pública, comunicação musicalidade, dentre outros pontos, acontece nos dias 10 e 11 deste mês o IX Seminário Regional Afro-Descendente. O Centro Universitário de Cultura e Arte – CUCA, foi o local escolhido para ser palco desse evento, tão estimado pela ONG Odungê (Núcleo, Cultural, Educacional e Social Quilombola de Feira de Santana).
“É de extrema importância discutir as diversas questões sociais raciais, de todos os ângulos, dentro do município. É esse o intuito do Seminário”, afirma Lurdes Santana, uma das diretoras da ONG Odungê e idealizadora do projeto. Ela salienta que durante o evento será feita avaliações das ações com recorte racial. “Depois da avaliação, será emitida uma carta as três esferas: municipal, estadual e federal”, conta a diretora.
Com objetivo de apoiar e valorizar todas as comunidades Quilombola do estado da Bahia, será lançado, ainda no evento, o Selo Quilombola. A novidade será apresenta por Ivonete Carvalho, diretora de programas da Subsecretaria de Políticas para Comunidades Tradicionais (SubCom) e Secretaria Especial de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) do Ministério de Igualdade Racial.
No Seminário, serão abordados diversos assuntos com recorte racial, como: o Estatuto da Igualdade Social; Direito Constitucional, com a advogada Liliane Miranda, da Defensoria Pública de Feira de Santana; Educação, com a professora Anaci Paim; Musicalidade, com o cantor Dionorina; Qualificação Social, com o Secretário de Desenvolvimento Social, Maurício Carvalho; Transplante de pessoas com anemia, com o cirurgião do Hospital das Clínicas, Gildázio Daltro, dentre outros temas.
As inscrições podem ser feitas, gratuitamente, na Casa dos Conselhos, na rua Domingos Barbosa de Araújo, número 160, no bairro Kalilândia. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (75) 3614-5843.

Por Williany Brito
(Matéria publicada no Jornal Folha do Estado, no dia 06.09.2009)

0 comentários:

Postar um comentário