sexta-feira, 27 de março de 2009

Vereadores colocam em prática projetos

“O papel do vereador é fiscalizar e criar alguns projetos. Eu, por exemplo, tenho alguns projetos para colocar em prática. Cabe-lhe também a função de fiscalizar as contas do Poder Executivo municipal e do próprio Legislativo”. A definição é do presidente da Câmara Municipal de Conceição do Jacuípe (BA), João Pimentel Ribeiro Filho. Para ele, este perfil está sendo colocado em prática com êxito por seus pares.
Eleito por unanimidade logo no primeiro mandato, João Pimentel conta que o trabalho desenvolvido visa resgatar o nome do Legislativo perante a comunidade. “A Câmara passou por momentos difíceis, como, por exemplo, a falta de pagamento de funcionários e vereadores”, lembra, salientando que desde a sua posse houve muitas modificações. “Compra de equipamento, reforma no plenário, climatização da secretaria e, o principal, salário regular dos funcionários. É só o começo do nosso trabalho", conta.
Outra ação do trabalho que vem sendo desenvolvido é a reestruturação administrativa. De acordo com o presidente, o objetivo é melhorar o atendimento ao cidadão. “Quando você entra na política tem que gostar de gente, amar ao seu próximo, tem que estar à disposição do público para tentar resolver alguma coisa. É assim que nós estamos trabalhando”, afirma.
Para o vereador Raimundo Ribeiro, reeleito pela sétima vez consecutiva, o trabalho tem que ser realizado com muito respeito e desenvoltura. “Cabe ao vereador mostrar os problemas da comunidade e buscar providências junto aos órgãos competentes”, ensina.
Para Reinaldo da Boa Morte (conhecido por Nadinho), o vereador “deve propor e votar leis que atendam às necessidades da população. As funções principais são justamente legislar e fiscalizar a administração municipal”.

PROJETOS
No âmbito municipal, o vereador tem outra função importante, que é apresentar projetos de interesse geral. Entre alguns projetos que pretende apresentar ainda neste primeiro semestre, o presidente da Câmara relaciona a atualização da Lei Orgânica do município, Regimento Interno e a criação do código de ética.
O vereador João Pimentel adianta que vai apresentar um projeto visando a construção do centro de apoio às pessoas portadoras de câncer, contando com o apoio da Prefeitura e do Governo do Estado. “Todo apoio que estiver ao alcance será dado para que o projeto se torne realidade o mais rápido possível”, garante João Pimentel.
Mostrando habilidade política herdada de seu pai (João Pimentel, prefeito de Conceição do Jacuípe por duas vezes), o presidente da Câmara mantém bom relacionamento com o a atual administração. “Faço uma oposição responsável sem intrigas, visando o desenvolvimento do Município”, finaliza.

Por: Williany Brito

(Matéria publicada no dia 27.03.2009 no Jornal Folha do Estado)

0 comentários:

Postar um comentário